Voltar à Coleção Completa | Voltar ao QNEsc Vol. 37 No especial 1(exclusivamente on-line) | Ir ao Volume Anterior | Ir ao Próximo Volume

Química Nova na Escola
Vol. 37 No especial 1(exclusivamente on-line)
Julho de 2015

Editorial

O ENEQ e a pesquisa em ensino de química

 

Química Nova na Escola celebra, no mês de maio de 2015, seus 20 anos de ininterrupta publicação. Seu nascimento ocorreu durante o VII Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ), em Belo Horizonte (MG), na UFMG. Toda a trajetória da revista se consolidou sob o comando dos membros da Divisão de Ensino de Química da SBQ, que surgiu em 1988 durante o IV ENEQ, realizado na 11ª Reunião Anual da SBQ, ocorrida na USP. O I ENEQ ocorreu em 1982, durante a 5ª Reunião Anual da SBQ, na UNICAMP. Esse histórico demonstra o forte vínculo de QNEsc com os ENEQs.

Assim, é com prazer que celebramos os 20 anos de QNEsc publicando um número especial dedicado ao XVII ENEQ, realizado em Ouro Preto (MG). O evento ocorreu na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) entre os dias 19 e 22 de agosto de 2014, sob a coordenação do Departamento de Química, com o tema: A integração entre pesquisa e escola abrindo possibilidades para um ensino de química melhor. 

O ENEQ tem como objetivo central congregar professores, pesquisadores, estudantes e outras pessoas atuantes na educação básica e na educação superior e interessadas na área de ensino de química, incrementando e articulando contatos diversificados concernentes a produções científicas. Com isso, o ENEQ busca socializar, debater e refletir criticamente ideias e produções acadêmicas ligadas à área de ensino de química e intensificar a interlocução entre grupos de pesquisa em linhas temáticas dessa área do conhecimento. Dessa forma, o ENEQ vem fortalecendo a centralidade do professor como agente de transformação do ensino de química no sentido de aprimorar sua qualidade.

O XVII ENEQ contou com a inscrição de 1403 trabalhos, sendo 1069 aprovados para apresentação nas modalidades pôster, MOMADIQ, comunicação oral e simpósio temático. Durante o evento, foram realizadas 8 palestras, 8 temas de debate, 4 mesas-redondas e 18 minicursos. O evento contou com a participação de 1347 pessoas, tendo sido apresentados 1066 trabalhos. A Comissão Científica do ENEQ organizou o evento e selecionou trabalhos completos aprovados por dois avaliadores para serem apresentados em 12 sessões de
simpósios temáticos. Para a publicação do presente número especial, alguns trabalhos apresentados nos simpósios foram selecionados com a colaboração de assessores convidados pela QNEsc que participaram das sessões dos simpósios. Após essa primeira seleção, uma comissão de três avaliadores da QNEsc procedeu à leitura dos trabalhos indicados e selecionou alguns deles, cujos autores foram convidados a submeter artigos revisados e ampliados para este número especial. Todos os artigos foram encaminhados a assessores para avaliação, seguindo os trâmites habituais de QNEsc, e dez trabalhos tiveram o processo de revisão concluído em tempo de serem publicados no presente número. Os demais serão publicados oportunamente em números regulares de QNEsc.

O presente número especial apresenta dois fatos significativos para QNEsc. Pela primeira vez, estão sendo publicados cinco artigos na seção Cadernos de Pesquisa, que é dedicada exclusivamente a artigos inéditos empíricos, de revisão ou teóricos que apresentem profundidade acadêmica teórico-metodológica, gerem conhecimentos novos para a área e contribuições para o avanço da pesquisa em ensino de química. Essa nova seção vem ampliar o espaço de QNEsc para publicação de artigos de pesquisa produzidos no âmbito dos programas de pós-graduação que desenvolvem pesquisas em ensino de química.

O segundo fato relevante deste número especial é instaurar, no vigésimo aniversário da QNEsc, uma nova fase de publicações da revista, com ampliação do número de páginas e aumento de sua periodicidade, que passa a contar com a publicação de seis números anuais. Este ano, serão quatro números regulares impressos e dois números especiais exclusivamente na versão on-line. O segundo número especial de QNEsc será publicado em novembro com artigos convidados para celebrar os 20 anos da revista. Será aberto também espaço para quem desejar submeter artigo para esse número especial. Para isso, informe na carta de submissão que se destina ao número especial de 20 anos da QNEsc.

Esperamos, com as medidas adotadas na editoria, avançar com a revista com publicações de artigos da seção Cadernos de Pesquisa e ampliar a periodicidade. Para alcançar esses propósitos, devemos seguir a tendência internacional de publicação de revistas apenas na versão on-line.

Convidamos os leitores para desfrutar as contribuições de algumas pesquisas em ensino de química disseminadas no XVII ENEQ. O artigo da seção Relatos de Sala de Aula apresenta reflexões sobre a formação e a prática pedagógica do docente de química cego, representando uma importante temática presente em QNEsc destinada aos portadores de necessidades educacionais especiais. Dois artigos trazem contribuições significativas para uma área temática em crescimento na educação em ciências, que é a argumentação em questões/temas sociocientíficos. A temática filosofia e sociologia da ciência é abordada em dois artigos: um tratando da natureza da ciência e outro sobre cartuns de Sidney Harris. Dois outros artigos retomam pesquisas marcantes do ensino de ciências centradas em estudos sobre calor a respeito de concepções dos estudantes e de zona de perfil conceitual. Temos ainda a contribuição de um artigo que analisa o princípio da contextualização na organização curricular da educação básica. Finalmente, temos dois artigos sobre uma temática muito atual na pesquisa na área, que é a do estudo gestual em uma análise semiótica. Esse conjunto de artigos, portanto, versa sobre temáticas tradicionais e temáticas inovadoras, bem como temáticas específicas da prática de professores em sala de aula. Com esse caráter diversificado, QNEsc tem contribuído para o avanço da educação química em sala de aula de maneira sempre atual e inovadora.

 

Paulo Alves Porto
Salete Linhares Queiroz
Wildson Luiz Pereira dos Santos

Sociedade Brasileira de Química © 2024

Voltar à Coleção Completa | Voltar ao QNEsc Vol. 37 No especial 1(exclusivamente on-line) | Ir ao Volume Anterior | Ir ao Próximo Volume

on-line ISSN 2175-2699
impreso ISSN 0104-8899
Apoio a Projetos
CNPq
Desenvolvido por EKMF.