Voltar Coleo Completa | Voltar ao QNEsc Vol. 37 No especial 2(exclusivamente on-line) | Ir ao Volume Anterior | Ir ao Prximo Volume

Qumica Nova na Escola
Vol. 37 No especial 2(exclusivamente on-line)
Dezembro de 2015

Editorial

Celebração de 20 anos de Química Nova na Escola

 

Em maio de 2015, a revista Química Nova na Escola completou 20 anos. Para celebrar esta data, os editores organizaram o presente número, destacando as contribuições que a revista proporcionou durante toda a sua existência. Química Nova na Escola, criada durante o VII Encontro Nacional de Ensino de Química, realizado em Belo Horizonte, é fruto da comunidade de pesquisadores da Divisão de Ensino de Química – que foi responsável, durante seus 20 anos de existência, por todo o processo editorial.

Contribuíram com este número os coordenadores de seção que estiveram à frente do processo de estruturação da revista, nos seus anos iniciais, e colegas que nos ajudam a compreender o movimento de crescimento da comunidade de pesquisadores de ensino de química e sua contribuição na construção de novos paradigmas no processo pedagógico de sala de aula. Estão reunidos neste número artigos de todas as seções, oferecendo uma análise das publicações do segundo decênio de existência da revista e apontando direcionamentos para avanços de cada seção. 

O retrato delineado nesta edição mostra um empreendimento dinâmico, que acompanha a evolução da comunidade de educadores em química. QNEsc se propôs, desde seu início, a ser um instrumento presente nas salas de aula, oferecendo instrumentos didáticos, oportunidades de reflexão e permanente atualização para os professores de química. O transcorrer do tempo mostrou que QNEsc transcende esse papel de muitas formas, sem nunca deixar de cumprir sua missão em sala de aula. A revista tem sido um valioso instrumento para a formação inicial de professores, e para que licenciandos e seus formadores tenham oportunidade de compartilhar suas experiências com seus pares – como é demonstrado, por exemplo, nos diversos artigos com relatos e análises sobre ações oriundas do PIBID, publicados em um número dedicado a este tema em 2012 e em diversos outros números da revista. O crescimento do número de programas de pós-graduação em ensino de ciências fez de QNEsc um veículo importante para a disseminação do conhecimento gerado pelas pesquisas na área de ensino de química no âmbito desses programas. Em suma, QNEsc cresceu, amadureceu e ganhou em complexidade ao longo dos últimos vinte anos, paralelamente ao que também aconteceu com a comunidade de educadores em química nesse período.

O processo editorial da revista sofreu profundas mudanças ao longo dos últimos anos, dos quais se pode destacar: a implantação de sistema de editoração hoje vinculado ao PubliSBQ; o aumento do número de fascículos por ano; e a dinâmica de fluxo do processo de emissão de pareceres com maior atuação dos coordenadores de seção. Esta nova dinâmica tem permitido diminuir o tempo decorrido entre o recebimento inicial de um manuscrito e sua publicação – o que é benéfico para todos, mas somente é possível porque QNEsc conta com um corpo de assessores sérios, dedicados e conscientes da importância de produzirem pareceres críticos construtivos e bem fundamentados. A todos esses assessores, nunca é demais agradecer pela inestimável colaboração, sem a qual a revista não poderia alcançar a qualidade que todos almejamos. A análise desenvolvida nos diversos artigos deste número aponta, de muitas maneiras, caminhos para serem delineados na nova década que se inicia. Uma nova geração de pesquisadores tem sido formada e a ela compete o importante papel de dar continuidade à revista, buscando permanente melhoria de sua qualidade, abrangência temática e profundidade analítica e crítica.

A crise econômica que o país atravessa, porém, coloca em risco as conquistas alcançadas por QNEsc. A entrada de recursos que permitem à SBQ manter suas atividades – anuidades dos sócios, inscrições na Reunião Anual, financiamento às revistas pelas agências de fomento – tem diminuído de maneira substancial. Em função disso, são necessárias mudanças em todas as editorias da PubliSBQ. Acompanhando a tendência de outras revistas científicas, e alinhada às demais publicações da SBQ, Química Nova na Escola sairá apenas com a edição on-line, facultada a impressão de exemplares para os novos assinantes que desejarem pagar os custos reais de impressão. É preciso esclarecer que a venda de assinaturas de QNEsc é subsidiada pela SBQ: o preço cobrado dos filiados à Divisão de Ensino de Química correspondeu, em 2015, a apenas 20% dos custos da revista impressa. A SBQ não abre mão de um princípio: a gratuidade no acesso a suas revistas on-line. Assim sendo, outras formas de financiamento de suas publicações, ou de redução de seus custos, terão que ser buscadas neste momento de crise econômica.

Além dos artigos analíticos de cada seção, outros destacam pontos específicos. No artigo Química Nova na Escola – 20 anos: um patrimônio dos educadores químicos é traçado um histórico da revista e o papel dos educadores químicos na sua construção. Os dois artigos seguintes abordam contribuições da QNEsc no além-mar, em Portugal e na Espanha (Química Nova na Escola: um caso de sucesso e Química Nova na Escola: su impacto en España y su relación con las revistas españolas Alambique y Educació Química EduQ), demonstrando o amplo alcance da revista. No artigo Química Nova na Escola: contribuições para o desenvolvimento de atividades didáticas são apresentadas sugestões de como QNEsc pode ser utilizada em sala de aula. Todo esse conjunto de artigos demonstra a pujança de QNEsc e inspira a comunidade de educadores químicos a continuar levando em frente o patrimônio construído nos seus 20 anos, enfrentando com criatividade as dificuldades financeiras. Que sirvam de inspiração para todos os nossos leitores buscarem novas perspectivas em prol do aperfeiçoamento da educação química nas próximas décadas!

Boa celebração do aniversário de QNEsc!

 

Paulo Alves Porto
Salete Linhares Queiroz
Wildson Luiz Pereira dos Santos

Sociedade Brasileira de Qumica 2017

Voltar Coleo Completa | Voltar ao QNEsc Vol. 37 No especial 2(exclusivamente on-line) | Ir ao Volume Anterior | Ir ao Prximo Volume

on-line ISSN 2175-2699
impreso ISSN 0104-8899
Apoio a Projetos
CNPq
Desenvolvido por EKMF.