Voltar à Coleção Completa de Cadernos Temáticos

Química Ambiental

Química Ambiental

1_Quimica_Ambiental_small.jpg

A evolução da atmosfera terrestre

Wilson F. Jardim

atmosfera, termodinâmica, fotossíntese, respiração

A evolução da atmosfera terrestre ao longo de 4,5 bilhões de anos nos revela transformações químicas drásticas. O aparecimento da vida no nosso planeta acarretou uma situação de constante desequilíbrio na nossa atmosfera, sendo que essa instabilidade tem se agravado nestas últimas décadas, fruto das atividades antrópicas. Os perigos associados à alteração da composição química da atmosfera também são discutidos.

evolucao.pdf evolucao.pdf

Lixo: desafios e compromissos

Pedro Sérgio Fadini e Almerinda Antonia Barbosa Fadini

lixo, sociedade, resíduos urbanos, tratamento de lixo, programa R3

Os resíduos gerados por aglomerações urbanas, processos produtivos e mesmo em estações de tratamento de esgoto são um grande problema, tanto pela quantidade quanto pela toxicidade de tais rejeitos. A solução para tal questão não depende apenas de atitudes governamentais ou decisões de empresas; deve ser fruto também do empenho de cada cidadão, que tem o poder de recusar produtos potencialmente impactantes, participar de organizações não-governamentais ou simplesmente segregar resíduos dentro de casa, facilitando assim processos de reciclagem. O conhecimento da questão do lixo é a única maneira de se iniciar um ciclo de decisões e atitudes que possam resultar em uma efetiva melhoria de nossa qualidade ambiental e de vida.

lixo.pdf lixo.pdf

Tratando nossos esgotos: processos que imitam a natureza

José Roberto Guimarães e Edson Aparecido Abdul Nour

esgoto, água residuária, processos físico-químicos, processos biológicos, parâmetros ambientais

Neste artigo é descrita a situação atual de tratamento de águas residuárias no Brasil, bem como os principais processos de tratamento. São discutidos os processos físico-químicos e biológicos, e apresentam-se as principais reações de transformação da matéria orgânica. Também são descritas as mais importantes variáveis de interesse sanitário e ambiental, bem como a legislação federal para classificação das águas.

esgotos.pdf esgotos.pdf

Introdução à Química Ambiental

Wilson F. Jardim

Introdução

introd.pdf introd.pdf

Lixo Municipal - Manual de Gerenciamento Integrado

Maria Luiza Otero D'Almeida e André Vilhena

Resenha

Lixo municipal – manual de gerenciamento integrado. Organizadores: Maria Luiza Otero D’Almeida e André Vilhena. Segunda edição, São Paulo: IPT/CEMPRE, 2000 (Publicação IPT 2622).

As Águas do Planeta Terra

Marco Tadeu Grassi

padrões de qualidade da água, potabilidade, poluição, tratamento da água

Um dos principais desafios mundiais na atualidade é o atendimento à demanda por água de boa qualidade. O crescimento populacional, a necessidade de produção de alimentos e o desenvolvimento industrial devem gerar sérios problemas no abastecimento de água nos próximos anos. Este texto trata da importância da água para a sobrevivência do homem e de toda a biota terrestre. Apresentam-se algumas das propriedades mais importantes da água e sua distribuição em nosso planeta. Descrevem-se as formas de uso deste recurso, assim como as principais fontes de poluição e finalmente discute-se a importância do tratamento da água na melhoria da qualidade de vida da população mundial.

aguas.pdf aguas.pdf

Química atmosférica: a química sobre nossas cabeças

Antonio A. Mozeto

efeito estufa, ozônio, reações atmosféricas, gases atmosféricos

O século XX foi marcado por grandes transformações da qualidade do ar não somente das grandes metrópoles e de regiões fortemente industrializadas mas também de áreas remotas devido por exemplo às queimadas de florestas naturais. Fenômenos globais (como o efeito estufa e o buraco na camada de ozônio) foram detectados e ganharam notoriedade. A ciência ambiental da atmosfera tem pela frente, neste novo século, o grande e complexo papel de contribuir para o aprimoramento de nosso entendimento sobre o que são e como se comportam a atmosfera e espécies tóxicas sobre os ecossistemas e sua biota.

atmosfera.pdf atmosfera.pdf

Editorial

Corpo Editorial

Editorial

editorial.pdf editorial.pdf


Voltar à Coleção Completa de Cadernos Temáticos
 
on-line ISSN 2175-2699
impreso ISSN 0104-8899
Apoio a Projetos
CNPq
Desenvolvido por EKMF.