Normas de Submissão

 Taxas de Publicação (TP) 

É exigido que os autores paguem uma taxa de publicação (TP) para ajudar a cobrir os custos de publicação dos seus artigos. A TP será aplicável somente após o aceite do manuscrito pelos Editores. Ressalte-se que a avaliação do manuscrito por Revisão por Pares ocorre normalmente.  

Valores das TPs 

Descontos são oferecidos a todos os autores correspondentes que são sócios efetivos ativos da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) por pelo menos 2 anos sucessivos. Descontos adicionais são oferecidos sempre que 2 ou 3 ou mais artigos dos autores correspondentes são aceitos para publicação em um dado ano em quaisquer das quatro revistas publicadas pela SBQ, em qualquer sequência (QNEsc, Journal of the Brazilian Chemical Society, Química Nova e Revista Virtual de Química). Os valores das TPs para todos os artigos aceitos estão indicados abaixo. Para mais detalhes sobre as ideias relacionadas a esses valores de TPs, vide este comunicado da SBQ.

 

Número de artigos aceitos em um dado ano*

TP para não sócios da SBQ, de instituições brasileiras (estrangeiras)

TP para sócios da SBQ por ≥2 anos, de instituições brasileiras (estrangeiras)

TP para sócios da SBQ por ≥5 anos, de instituições brasileiras (estrangeiras)

R$ / (US$)**

R$ / (US$)**

R$ / (US$)**

1

560,00 / (150.00)

448,00 / (120.00)

280,00 / (75.00)

2

504,00 / (135.00)

364,00 / (97.50)

196,00 / (52.50)

≥3

453,60 / (121.50)

280,00 / (75.00)

112,00 / (30.00)

 

* Aplicável às quatro revistas publicadas pela SBQ (vide acima), em qualquer sequência. Por exemplo, para sócios efetivos ativos da SBQ por ≥2 anos de instituições brasileiras, se três artigos seus são aceitos em um dado ano, o 1º deles pela QNEsc, o 2º deles pela Revista Virtual de Química e o 3º deles pela QNEsc, a TP para o 1º artigo é R$ 448,00, enquanto a TP para o 3º artigo é somente R$ 280,00.

** Pagamentos de autores de instituições estrangeiras são processados por PayPal.

 

 

Preparação dos Manuscritos

Os trabalhos deverão ser digitados em página A4, espaço duplo, tipo Times Roman 12, margens 2,5, devendo ter no máximo o número de páginas especificado para a seção da revista à qual são submetidos. Na primeira página deverá conter o título do trabalho e um resumo do artigo com, no máximo, 1000 caracteres (espaços inclusos) e a indicação de três palavras-chave, seguidos de suas traduções para a linha inglesa, incluindo o título.

 

Não deve haver indicação dos autores no documento com o manuscrito e nenhum dado ou marcas em qualquer parte do texto que conduzam à sua identificação, durante a avaliação como, por exemplo: nome e filiação institucional; nomes de projetos e coordenadores de projetos (quando não são indispensáveis); referências e citações (utilizar "Autor1, ano", "Autor2, ano"... para manter o anonimato); local, título ou local de defesa de mestrado ou doutorado; agradecimentos etc. Os autores devem eliminar auto-referências. As informações dos autores devem estar descritas na carta de apresentação aos editores, e esta deverá conter o título do trabalho, o(s) nome(s) do(s) autor(es), sua(s) formação(ções) acadêmica(s), a instituição em que trabalha(m) e o endereço completo, incluindo o eletrônico. Verifique as propriedades do documento para retirar quaisquer informações.

 

As referências citadas devem ser relacionadas ao final do texto, segundo exemplos abaixo:

 

- Para livros: referência completa (citação no texto entre parênteses):

 

AMBROGI, A.; LISBÔA, J. C. e VERSOLATO, E. F. Unidades modulares de química. São Paulo: Gráfica Editora Hamburg, 1987. - (Ambrogi et al., 1987).

 

KOTZ, J. C. e TREICHEL Jr., P. Química e reações químicas, vol. 1. Trad. J. R. P. Bonapace. 4ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2002. - (Kotz e Treichel Jr., 2002).

 

- Para periódicos: referência completa (citação no texto entre parênteses):

 

TOMA, H. E. A nanotecnologia das moléculas. Química Nova na Escola, n. 21, p. 3-9, 2005. - (Toma, 2005).

 

ROSINI, F.; NASCENTES, C. C. e NÓBREGA, J. A. Experimentos didáticos envolvendo radiação microondas. Química Nova, v. 26, p. 1012-1015, 2004. - (Rosini et al., 2004).

 

- Para páginas internet: referência completa (citação no texto entre parênteses):

 

http://qnesc.sbq.org.br, acessada em Março 2008. – (Revista Química Nova na Escola, 2008).

 

Para outros exemplos, consulte-se número recente da revista.

 

Os autores devem, sempre que possível, sugerir outras leituras ou acessos a informações e reflexões a respeito dos temas abordados no texto, para serem incluídos em "Para Saber Mais".

 

As legendas das figuras devem ser colocadas em página à parte, ao final, separadas das figuras. A seguir devem ser colocadas as figuras, os gráficos, as tabelas e os quadros. No texto, apenas deve ser indicado o ponto de inserção de cada um(a).

Os autores devem procurar seguir, no possível, as normas recomendadas pela IUPAC, inclusive o Sistema Internacional de Unidades.

 

Condições para Submissão dos Artigos

1)  Os manuscritos submetidos não devem estar sendo analisados por outros periódicos.

2)  Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e responsáveis sobre o conteúdo dos artigos.

3)  Os autores devem seguir as recomendações das Normas de Ética e Más Condutas constantes na página da revista http://qnesc.sbq.org.br/pagina.php?idPagina=17.

4)  Os autores declaram que no caso de resultados de pesquisas relacionadas a seres humanos eles possuem parecer de aprovação de um Comitê de Ética em pesquisa.

5)  No caso de envio de imagens, os autores devem enviar cópia do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado pelo(s) sujeito(s) (ou seus responsáveis), autorizando o uso da imagem.

6)  Os autores declaram a inexistência de conflito de interesses na submissão do manuscrito.

É responsabilidade dos autores garantirem que não haja elementos capazes de identificá-los em qualquer parte do texto.
 

Submissão dos Artigos

Química Nova na Escola oferece aos autores a submissão on line, que pode ser acessada por meio do registro de Login e Senha. É possível registrar-se em nossa página na internet (http://qnesc.sbq.org.br) usando a opção Novo Usuário. Usuários das plataformas do JBCS e QN já estão cadastrados na base, devendo utilizar o mesmo Login e Senha. Após estar cadastrado no sistema, o autor pode facilmente seguir as instruções fornecidas na tela. Será solicitada a submissão de um único arquivo do manuscrito completo, em formato PDF. Está disponível uma ferramenta para gerar o arquivo .pdf, a partir de arquivo .doc ou .rtf, com envio automático para o endereço eletrônico do autor. Tão logo seja completada a submissão, o sistema informará automaticamente, por correio eletrônico, o código temporário de referência do manuscrito, até que este seja verificado pela editoria. Então será enviada mensagem com o número de referência do trabalho.

Se a mensagem com código temporário de submissão não for recebida, por algum motivo, a submissão não foi completada e o autor terá prazo máximo de 5 (cinco) dias para completá-la. Depois desse prazo, o sistema não permite o envio, devendo ser feita nova submissão.

O autor poderá acompanhar, diretamente pelo sistema, a situação de seu manuscrito.

Ao fazer a submissão, solicita-se uma carta de apresentação, indicando a seção na qual o artigo se enquadra, que deverá ser digitada no local indicado, sendo obrigatória a apresentação dos endereços eletrônicos de todos os autores.

 

Manuscritos revisados

Manuscritos enviados aos autores para revisão devem retornar à Editoria dentro do prazo de 30 dias ou serão considerados como retirados.

A editoria de Química Nova na Escola reserva-se o direito de efetuar, quando necessário, pequenas alterações nos manuscritos aceitos, de modo a adequá-los às normas da revista e da IUPAC, bem como tornar o estilo mais claro - respeitando, naturalmente, o conteúdo do trabalho. Sempre que possível, provas são enviadas aos autores, antes da publicação final do artigo.

Todos os textos submetidos são avaliados no processo de duplo-cego por ao menos dois assessores. Os Editores se reservam o direito de julgar e decidir sobre argumentos divergentes durante o processo editorial.

 

Seções / Linha Editorial

Serão considerados, para publicação na revista Química Nova na Escola (impresso), artigos originais (em Português) que focalizem a área de ensino de Química nos níveis fundamental, médio ou superior, bem como artigos de História da Química, de pesquisa em ensino e de atualização científica que possam contribuir para o aprimoramento do trabalho docente e para o aprofundamento das discussões da área.

 

Química Nova na Escola (On-line)

 

Serão considerados, para publicação na revista Química Nova na Escola (on-line), além dos artigos com o perfil da revista impressa, artigos inéditos (empíricos, de revisão ou teóricos) em Português, Espanhol ou Inglês que apresentem profundidade teórico-metodológica, gerem conhecimentos novos para a área e contribuições para o avanço da pesquisa em Ensino de Química. Estes artigos deverão atender aos critérios da seção Cadernos de Pesquisa.

Os artigos são aceitos para publicação nas seguintes seções:

  

Ensino de Química para o Desenvolvimento Sustentável (edição especial)

Química Nova na Escola convida autores e autoras a submeter artigos referentes à temática Ensino de Química para o Desenvolvimento Sustentável.

2022 foi estabelecido pela UNESCO como o Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável – https://www.iybssd2022.org/en/home/. Considerando a importância da Química nesse contexto, a Sociedade Brasileira de Química e suas publicações pretendem contribuir para a discussão da temática.

QNEsc fará parte desse esforço, por meio da publicação de artigos relacionados ao tema Ensino de Química para o Desenvolvimento Sustentável. Convidamos a comunidade de pesquisadores e pesquisadoras em educação química a participar! 

Deve-se justificar o enquadramento do texto nessa convocação na Carta de Apresentação e selecionar no item Tipo do Manuscrito a opção Ensino de Química para o Desenvolvimento Sustentável

Abaixo, segue o calendário editorial dessa chamada:
16/07: Lançamento da chamada.
19/10: Prazo máximo para envio dos textos.
16/01: Prazo máximo para conclusão da primeira avaliação.
21/02: Prazo máximo para envio de correções.
Maio/2022: Publicação dos textos aceitos.

Responsável: Editoras convidadas: Vânia Gomes Zuin e Paula Homem de Mello.

Podem ser submetidos textos em função dessa convocação que se caracterizem como:
1) Investigações sobre o Ensino de Química para o Desenvolvimento Sustentável: explicitando os fundamentos teóricos, o problema, as questões ou hipóteses de investigação e procedimentos metodológicos adotados na pesquisa, bem como analisando criticamente seus resultados.


2) Relatos de Experiência sobre o Ensino de Química para o Desenvolvimento Sustentável: divulgando experiências dos professores de Química, com o propósito de socializá-las junto à comunidade de educadores químicos, bem como refletir sobre elas. Deve-se explicitar contribuições da experiência vivenciada e indicadores dos resultados obtidos.

Limite de páginas: 25

 

QUÍMICA E SOCIEDADE

Responsável: Roberto Ribeiro da Silva (UnB).

Aspectos importantes da interface química/sociedade, procurandoanalisar as maneiras como o conhecimento químico pode ser usado
- bem como as limitações de seu uso - na solução de problemas sociais, visando a uma educação para a cidadania. Deve-se abordar
os principais aspectos químicos relacionados à temática e evidenciar as principais dificuldades e alternativas para o seu ensino.

Limite de páginas: 20

  

EDUCAÇÃO EM QUÍMICA E MULTIMÍDIA

Responsável: Marcelo Giordan.

Visa a aproximar o leitor das aplicações das tecnologias da informação e comunicação no contexto do ensino-aprendizado de Química, publicando resenhas de produtos e artigos/notas teóricos e técnicos. Deve-se explicitar contribuições para o processo de ensino-aprendizagem.

Limite de páginas: 15

 

ESPAÇO ABERTO

 

Responsável: Luciana Massi.

Divulgação de temas que igualmente se situam dentro da área de interesse dos educadores em Química, de forma a incorporar a diversidade temática existente hoje na pesquisa e na prática pedagógica da área de ensino de Química, bem como desenvolver a interface com a pesquisa educacional mais geral. Deve-se explicitar contribuições para o processo de ensino-aprendizagem.

Limite de páginas: 20

 

CONCEITOS CIENTÍFICOS EM DESTAQUE

 

Responsável: José Luís de Paula Barros Silva.

Discussão de conceitos básicos da Química, procurando evidenciar sua relação com a estrutura conceitual da Ciência, seu desenvolvimento histórico e/ou as principais dificuldades e alternativas para o ensino.

Limite de páginas: 20

 

HISTÓRIA DA QUÍMICA

 

Responsável: Paulo Alves Porto.

Esta seção contempla a História da Química como parte da História da Ciência, buscando ressaltar como o conhecimento científico é construído. Deve-se apresentar dados históricos, preferencialmente, de fontes primárias e explicitar o contexto sociocultural do processo de construção histórica.

Limite de páginas: 15

 

ATUALIDADES EM QUÍMICA

 

Responsável: Edvaldo Sabadini.

Procura apresentar assuntos que mostrem como a Química é uma ciência viva, seja com relação a novas descobertas, seja no que diz respeito à sempre necessária redefinição de conceitos. Deve-se explicitar contribuições para o ensino da Química.

Limite de páginas: 15

 

RELATOS DE SALA DE AULA

 

Responsável: Nyuara Araújo da Silva Mesquita.

Divulgação das experiências dos professores de Química, com o propósito de socializá-las junto à comunidade que faz educação por meio da Química, bem como refletir sobre elas. Deve-se explicitar contribuições da experiência vivenciada e indicadores dos resultados obtidos.

Limite de páginas: 20

 

ENSINO DE QUÍMICA EM FOCO

(antiga Pesquisa em Ensino)

 

Responsável: Rafael Cava Mori.

Investigações sobre problemas no ensino da Química, explicitando os fundamentos teóricos, o problema, as questões ou hipóteses de investigação e procedimentos metodológicos adotados na pesquisa, bem como analisando criticamente seus resultados.

Limite de páginas: 25

 

O ALUNO EM FOCO

 

Responsável: Edênia Maria Ribeiro do Amaral.

Divulgação de resultados de pesquisas sobre o papel dos conhecimentos prévios e outras formas de conhecimento em processos e trajetórias de aprendizagem desenvolvidos pelos estudantes, sugerindo formas de lidar com esses conhecimentos no processo de ensino aprendizagem. No texto, devem ser explicitados um problema, questões ou hipóteses de investigação, fundamentos teóricos, procedimentos metodológicos adotados na pesquisa, bem como a análise crítica de resultados.

Limite de páginas: 25

 

EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA

 

Responsável: Mara Elisa Fortes Braibante.

Divulgação de experimentos que contribuam para o tratamento de conceitos químicos no Ensino Médio e Fundamental e que utilizem materiais de fácil aquisição, permitindo sua realização em qualquer das diversas condições das escolas brasileiras. Deve-se explicitar contribuições do experimento para a aprendizagem de conceitos químicos e apresentar recomendações de segurança e de redução na produção de resíduos, sempre que for recomendável.

Limite de páginas: 10

 

CADERNOS DE PESQUISA

 

Responsável: Ana Luiza de Quadros.

Esta seção é um espaço dedicado exclusivamente para artigos inéditos (empíricos, de revisão ou teóricos) que apresentem profundidade teórico-metodológica, gerem conhecimentos novos para a área e contribuições para o avanço da pesquisa em Ensino de Química. Os artigos empíricos deverão conter revisão consistente de literatura nacional e internacional, explicitação clara e contextualização das questões de pesquisa, detalhamento e discussão dos procedimentos metodológicos, apresentação de resultados e com conclusões que explicitem contribuições, implicações e limitações para área de pesquisa em Ensino de Química. Os artigos de revisão deverão introduzir novidades em um campo de conhecimento específico de pesquisa em Ensino de Química, em um período de tempo não inferior a dez anos, abrangendo os principais periódicos nacionais e internacionais e apresentando profundidade na análise crítica da literatura, bem como rigor acadêmico nas argumentações desenvolvidas. Os artigos teóricos deverão envolver referenciais ainda não amplamente difundidos na área e trazer conclusões e implicações para a pesquisa e a prática educativa no campo do Ensino de Química, apresentando profundidade teórica, bem como rigor acadêmico nas argumentações desenvolvidas. Para esta seção, o resumo do artigo deverá conter de 1000 a 2000 caracteres (espaços inclusos), explicitando com clareza o objetivo do trabalho e informações sobre os tópicos requeridos para o tipo de artigo. Poderão ser indicadas até seis palavras-chaves.

Limite de páginas: 30 a 40.

on-line ISSN 2175-2699
impreso ISSN 0104-8899
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