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QNEsc Vol. 43 No2

Qumica Nova na Escola
Vol. 43 No2
Maio de 2021

Editorial

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Os Editores

 

Expediente/Sumário

20-Normas.pdf PDF: Expediente/Sumário

 

Aprendizagem Móvel no Ensino de Química: apontamentos sobre a Realidade Aumentada

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160236

John Wesley Grando
Maria das Graças Cleophas

Educação em Química e Multimídia

O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como auxiliares dos processos pedagógicos não é assunto recente na área do ensino. A discussão permeia, entre outros fatores, como trazer ao professor informações sobre o uso dessas tecnologias. Nesta pesquisa, buscou-se realizar um levantamento de aplicativos de Realidade Aumentada em smartphones, especificamente do sistema operacional Android, que poderiam ser utilizados para incrementar o processo de construção de conhecimento dentro da Química e sua posterior exposição à comunidade docente. Os aspectos de identificação, técnicos e de níveis de compreensão do conhecimento químico foram analisados. Sugestões e as principais funcionalidades foram apresentadas para que os professores conheçam melhor esse universo tecnológico de facilitadores na mediação do conhecimento.

ensino de química, aprendizagem móvel, realidade aumentada

02-EQM-29-12.pdf PDF: Educação em Química e Multimídia

 

Regras de Arredondamento: uma breve análise

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160238

Régis C. Leal
Matheus F. da Silva
José M. Moita Neto

Espaço Aberto

O uso da calculadora científica é rotineiro entre os estudantes de Graduação em Química de todo o Brasil. Em operações envolvendo cálculos químicos é conveniente arredondar números para uma quantidade adequada de algarismos significativos. O presente trabalho traz um panorama geral e faz uma breve análise sobre as regras de arredondamento comumente encontradas e disponíveis na literatura de nível superior. Este artigo servirá de base para alunos e professores que tenham interesse no esclarecimento do uso correto das regras de arredondamento.

arredondamento, estatística, ensino de química

02-EQM-29-12.pdf PDF: Espaço Aberto

 

Um panorama sobre veículos controladores da entrega de medicamentos no tratamento do câncer

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160237

Willian Demos
Anelise Maria Regiani
Ricardo Ferreira Affeldt

Atualidades em Química

O câncer é um conjunto de doenças com um aumento significativo do número de casos nos últimos anos. Milhões de pessoas ao longo do globo terrestre vivem com a doença ou já enfrentou/enfrentará o câncer em algum momento da vida de forma direta ou indireta. Atualmente o tratamento com efeitos mais significativos é a quimioterapia, porém, apresenta diversos efeitos colaterais ao indivíduo submetido à ela. Baseado nisso, diversos estudos são realizados para o desenvolvimento de técnicas que combatam o câncer de maneira eficaz, sem apresentar muitos efeitos colaterais ou até mesmo nenhum. O presente artigo busca apresentar um estudo realizado por pesquisadores da China para a aplicação de compostos do tipo macrociclos pilararenos em sistema de administração de fármacos no combate ao câncer, de forma que o conhecimento científico envolvido possa ser compreendido por docentes e estudantes de química em processos de ensino e aprendizagem em nível médio.

pilarareno, sistema de admistração de fármacos, câncer

02-EQM-29-12.pdf PDF: Atualidades em Química

 

Um jogo de tabuleiro envolvendo conceitos de mineralogia no Ensino de Química

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160242

Edemar Benedetti Filho
Alexandre D. M. Cavagis
Karen O. dos Santos
Luzia P. dos S. Benedetti

Relatos de Sala de Aula

Este trabalho descreve o desenvolvimento e aplicação do jogo de tabuleiro Minerais, visando ao ensino de conceitos de mineralogia no Ensino Médio. Uma vez concluída a concepção artística, a montagem das peças e tabuleiros, e a definição das regras, o jogo foi submetido a uma equipe de estudantes de licenciatura em Química, a fim de avaliar seu potencial pedagógico, bem como sua ludicidade, dinâmica e jogabilidade. Subsequentemente, o jogo foi apresentado a alunos de Ensino Médio de uma escola pública estadual para analisar sua aplicabilidade e efetividade no ensino de conceitos geralmente inexplorados nesse nível escolar. Os resultados mostraram uma excelente aceitação do jogo pelos alunos, bem como sua contribuição na aprendizagem de conceitos sobre um tema importante e muito pouco explorado na Educação Básica. Além disso, o trabalho envolveu estudantes de licenciatura em Química, que tiveram a oportunidade de vivenciar a elaboração e aplicação de uma ferramenta lúdica de ensino.

ensino de química, mineralogia, jogo de tabuleiro

02-EQM-29-12.pdf PDF: Relatos de Sala de Aula

 

Uma abordagem de ensino ativo em um experimento de eletrólise

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160244

Gabriel S. Arini
Isis V. S. Santos
Bayardo B. Torres

Relatos de Sala de Aula

A expansão exponencial do conhecimento e o dinamismo do mundo contemporâneo impõem alterações curriculares que privilegiem o desenvolvimento de competências e habilidades capazes conduzir o estudante ao autodidatismo. A estratégia de ensino ativo atende aos objetivos da mudança de foco da informação para a formação dos alunos. Abordagem dessa natureza foi adotada para ensinar conceitos de eletrólise a alunos do último ano de bacharelado em Química. A intervenção pedagógica consistiu exclusivamente em experimentação, guiada por um protocolo com instruções apenas procedimentais. A avaliação do aprendizado foi feita por questões dissertativas em testes pré e pós a atividade, com resultados estatisticamente superiores no teste pós. A receptividade dos estudantes foi avaliada por um questionário de dez itens com escala tipo Likert e revelou, em conjunto com os dados da observação participante, a adesão e o entusiasmo dos estudantes com a nova abordagem.

ensino de eletrólise, aprendizado ativo, experimentação em ensino

02-EQM-29-12.pdf PDF: Relatos de Sala de Aula

 

Método Algébrico para balanceamento de reações: Uma alternativa não explorada em livros didáticos de Química

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160248

Claudimar Junker Duarte

Ensino de Química em Foco

A tarefa de balancear reações químicas tem papel importante em disciplinas introdutórias de Química. Este artigo reporta o método algébrico para balanceamento de reações químicas. O procedimento para obter os coeficientes estequiométricos consiste em resolver um sistema homogêneo de equações lineares obtido a partir dos princípios de conservação da matéria e de carga e da quantidade de elétrons transferidos. A aplicação do método é apresentada com alguns exemplos. O método algébrico não é muito explorado em livros-texto de ensino de Química, o que é discutido neste trabalho.

método algébrico; reações químicas, balanceamento de reações químicas

02-EQM-29-12.pdf PDF: Ensino de Química em Foco

 

 

Ensino de Eletroquímica: avaliação da capacidade de escolha e do aprendizado obtido por alunos do 3º ano a partir de videoaulas no YouTube – estudo de caso no IFMG - Campus Ouro Preto

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160249

Zilma S. Ferraz Filha
Rogério de Oliveira
Venilson Luciano B. Fonseca

Ensino de Química em Foco

O acesso à rede mundial de computadores é uma realidade, bastando um dispositivo do tipo smartphone e uma conexão à rede. Dentre muitas possibilidades, há a plataforma YouTube, específica para multimídias audiovisuais; entretanto, não há um controle sobre o que é disponibilizado. O presente trabalho tem como objetivo avaliar as escolhas de alunos da terceira série do ensino médio, na busca por videoaulas sobre eletroquímica. Em termos da relação ensino e aprendizagem, foi observada a existência de materiais de excelente qualidade, assim como materiais sem qualidade alguma. Em vista dos resultados, concluímos que a capacidade dos alunos em escolher um determinado canal de YouTube, na maioria das vezes, estava atrelada àqueles de maior acesso e sem critério. Nestas aulas foram encontrados erros conceituais. Além disso, a capacidade de aprender com os professores virtuais, nesta pesquisa, é relativamente insuficiente.

aprendizado de química, videoaulas, eletroquímica

02-EQM-29-12.pdf PDF: Ensino de Química em Foco

 

Aplicação de princípios de Química Verde em experimentos didáticos: um reagente de baixo custo e ambientalmente seguro para detecção de íons ferro em água

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160253

Ana Lúcia de S. Ventapane
Paula M. L. dos Santos

Experimentação no Ensino de Química

A contaminação química e biológica das águas naturais e de uso humano é uma preocupação de toda a sociedade. A água pode promover a disseminação de inúmeras doenças e contaminantes incluindo os íons de ferro. Esses e outros problemas relativos à forma como o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade são tratados pelos diferentes setores da sociedade devem ser trazidos para a sala de aula. Com o objetivo de propor um experimento dentro de princípios da Química Verde (QV), de baixo custo e de fácil aquisição para detectar qualitativamente a presença de ferro em água, recorreu-se à reação de formação do complexo entre os íons Fe3+ e os íons salicilato. Os resultados mostram que é possível produzir o reagente complexante para determinar qualitativamente Fe3+ em água.

ensino de química, ambiente, experimentação

02-EQM-29-12.pdf PDF: Experimentação no Ensino de Química

 

Argumentação e outras práticas epistêmicas em uma sequência de ensino investigativa envolvendo Química Forense

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160257

Fernanda dos Santos
Adjane da C. T. e Silva

Cadernos de Pesquisa

O presente estudo teve por objetivo analisar o desenvolvimento de uma sequência de ensino investigativa (SEI), estruturada em torno de um tema da Química Forense, verificando o espaço gerado para argumentação e outras práticas epistêmicas, no contexto de formação inicial de professores. Os dados oriundos da aplicação da SEI foram obtidos por meio de questionários e gravações em vídeo. O tratamento dos dados envolveu as transcrições das informações obtidas por meio de vídeos, fragmentando-as em episódios de interação, com intenção de selecionarmos para análise aqueles que melhor expressassem os argumentos dos alunos, bem como as práticas epistêmicas instauradas. As estruturas dos argumentos orais e escritos foram analisadas à luz do Padrão de Argumento de Toulmin e, para análise das práticas epistêmicas, nos baseamos em categorias dispostas na literatura sobre o tema. Os resultados apontam para o potencial da SEI em promover práticas epistêmicas nas instâncias sociais de proposição e comunicação do conhecimento. 

sequência de ensino investigativa, práticas epistêmicas, Química Forense

02-EQM-29-12.pdf PDF: Cadernos de Pesquisa

 

Resenha: Enseñar química: de las sustancias a la reacción química

José Luis de Paula Barros Silva (UFBA)

 02-EQM-29-12.pdf PDF: Resenha

 

Revista Completa 43-2

20-Normas.pdf PDF: Revista Completa

 

Normas

20-Normas.pdf PDF: Normas para Submissão

Sociedade Brasileira de Qumica 2021

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on-line ISSN 2175-2699
impreso ISSN 0104-8899
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