Voltar à Coleção Completa | Ir ao Volume Atual

Prelo

Artigos que aguardam publicação


A Filosofia na Formação de Professores de Química em Minas Gerais: O que se Mostra nos Componentes Curriculares de Licenciaturas em Química?

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160162

Robson S. de Sousa
Alexandre R. dos Santos
Maria do Carmo Galiazzi

Cadernos de Pesquisa

Neste artigo, apresentamos percepções e elaboramos compreensões acerca da formação filosófica de professores de Química. Fundamentamos nossa investigação em uma proposição de uma Filosofia da Educação em Ciências – que articula a Filosofia, a Filosofia da Educação e a Filosofia da Ciência como eixos formadores dos estudos neste campo. Identificamos componentes curriculares nesses eixos nos cursos de Licenciatura em Química das Universidades Federais do Estado de Minas Gerais. As ementas desses componentes curriculares foram analisadas com a pergunta fenomenológica de pesquisa : O que é isto que se mostra: a Filosofia na formação de professores de Química em Minas Gerais?. Dos 23 cursos de Licenciatura em Química encontrados, 10 deles possuem vínculo com a Filosofia no nome do componente curricular. Nestes cursos, foram identificados 13 componentes curriculares com este vínculo, majoritariamente atribuídos à Filosofia da Educação. Na análise realizada, emerge a ideia de uma formação filosófica de professores de Química vinculada a aspectos epistemológicos, metodológicos e curriculares do conhecimento científico.

Filosofia da Educação em Ciências. Educação Química. Formação de Professores. Filosofia da Educação. Filosofia da Ciência.

02-EQM-29-12.pdf PDF: Cadernos de Pesquisa

 

Voltar à Coleção Completa

Sociedade Brasileira de Química © 2018

on-line ISSN 2175-2699
impreso ISSN 0104-8899
Apoio a Projetos
CNPq
Desenvolvido por EKMF.