Explorando a capacidade de adsorção de macroalgas marinhas: uma abordagem didática com Sargassum filipendula e Kappaphycus alvarezii
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160456
Isis Verona Nascimento da Silva Franzi
Kamila Lacerda da Silva
Anderson Gomes de Paula
Experimentação no Ensino de Química
Este artigo apresenta uma abordagem prática para o ensino de química ambiental no Ensino Médio, utilizando as algas Sargassum filipendula e Kappaphycus alvarezii. O estudo destaca a capacidade dessas algas de remover metais pesados de efluentes, abordando uma questão ambiental relevante. A metodologia propõe proporcionar aos alunos uma experiência prática acessível, utilizando materiais comuns para tornar o aprendizado mais envolvente e vinculado à sustentabilidade. O experimento tem o potencial de ampliar a compreensão dos estudantes sobre o impacto das atividades humanas no meio ambiente, estimulando a conscientização acerca de práticas sustentáveis. Além disso, a integração entre teoria e prática é enfatizada como estratégia para consolidar o conhecimento e desenvolver habilidades essenciais ao pensamento científico, alinhando-se aos objetivos de uma educação que prepara os alunos para os desafios ambientais e tecnológicos do futuro.
atividade experimental, macroalgas, adsorção
PDF: Experimentação no Ensino de Química
Estudo sobre os efeitos de uma política curricular oficial no discurso de professores(as) de química do estado de Minas Gerais: o caso dos Conteúdos Básicos Curriculares (CBC - Química)
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160455
Nayara Nogueira Soares Marra
Roberta Guimarães Corrêa
Cadernos de Pesquisa
A relação entre professores e políticas curriculares é uma problemática relevante dos estudos nacionais e internacionais sobre currículo e é, também, o tema do presente trabalho. Com objetivo de investigar os efeitos da diretriz curricular estadual brasileira “Conteúdos Básicos Curriculares” (CBC) nos discursos de professores(as) de química, cinco profissionais de diferentes regiões de Minas Gerais foram entrevistados, além de uma das elaboradoras do CBC. Como resultados, apresentamos inicialmente uma narração histórica do processo de elaboração do CBC e como ele envolveu a participação dos profissionais da rede de ensino do estado, por meio de documentos históricos e da entrevista com uma de suas elaboradoras. Em seguida, são apresentados os dados das entrevistas com professores de química que vivenciaram a vigência do CBC - Química nas escolas, ao longo de mais de uma década. Observamos duas tendências: impactos diretos e indiretos do CBC na fala dos docentes sobre o seu trabalho, além de aspectos internos e externos ao ambiente escolar que impactam a vivência da política curricular. Destacaram-se a complexidade de fatores que se relacionam e influenciam na elaboração e na materialização de um currículo oficial e a importância dos(as) docentes buscarem uma atuação profissional autoral.
política curricular, formação de professores, ensino de química, CBC, política educacional
PDF: Cadernos de Pesquisa
Química forense e a violência contra mulher: um estudo de caso com as futuras cientistas
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160457
Alessandra G. da Costa
Adriana M. das Neves
Daniele G. Müller
Jessica M. Mota
Juliane Natália L. da Silva
Vânia R. de Lima
Química e Sociedade
Este artigo descreve uma imersão científica de cinco alunas de ensino médio focada na aplicação da química forense associada à violência contra a mulher, viabilizada por um projeto aprovado pelos autores no Edital Futuras Cientistas (CETENE/CNPq). A metodologia de trabalho contou com palestras, aulas teóricas e experimentais para obtenção de noções jurídicas e de conhecimento sobre química forense, e posterior apresentação de um estudo de caso inédito, que descrevia um possível crime de feminicídio. A cena do crime e os suspeitos foram simulados em um laboratório. As estudantes analisaram por experimentação os vestígios do crime no local, encontrando o principal suspeito, e foram aptas a classificar o tipo de crime. A elucidação deste estudo de caso, estabeleceu as etapas da imersão para serem aplicadas total ou parcialmente em escolas de ensino médio como ferramenta para sensibilização e redução da violência contra a mulher.
violência, mulher, química, experimentação
PDF: Química e Sociedade
De vala a córrego: Transformando a percepção ambiental através da aprendizagem baseada em projeto no ensino de Química
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160453
Iago G. Costa
Maria C. S. Gomes
Gabriel J. Curti
Cristiane Pilissão
O Aluno em Foco
A poluição hídrica em rios urbanos é um problema significativo em muitas cidades brasileiras. Para enfrentar esse desafio, diversas iniciativas buscam reduzir o descarte inadequado de poluentes e minimizar as águas residuais, conforme preconizado pelo sexto Objetivo do Desenvolvimento Sustentável da ONU. No contexto escolar, a metodologia “Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP)” se destaca como uma abordagem eficaz, envolvendo os estudantes em projetos autênticos que promovem o desenvolvimento sustentável. Neste trabalho, a ABP foi aplicada no Programa de Residência Pedagógica (CAPES/MEC) com uma turma de 2º ano do ensino médio, abordando a problemática da poluição do Córrego Capão da Imbuia, adjacente à escola. Os estudantes foram divididos em grupos para criar iniciativas que reduzissem o descarte inadequado de plásticos no córrego. O projeto aumentou o engajamento dos estudantes nas aulas de Química e elevou a conscientização da comunidade escolar sobre a questão ambiental do córrego.
poluição hídrica, desenvolvimento sustentável, metodologia baseada em projetos
PDF: O Aluno em Foco
A informática no ensino de Química: desenvolvimento de um dispositivo virtual para o estudo de pilhas
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160454
Natanael de S. Sousa
Tayla T. B. Costa
Maria Célia P. Costa
Ensino de Química e Multimídia
A dificuldade no estudo da Química é um problema que persiste em nossas escolas por anos. Assim, este trabalho apresenta o desenvolvimento e aplicação do dispositivo virtual Flash Cell para o estudo de pilhas no Ensino Médio. O aplicativo foi criado em linguagem flash, sendo executável em qualquer computador com sistema Windows. O Flash Cell usa animações e interações computacionais para melhor ilustrar os conceitos de Pilhas, auxiliando os alunos na transição entre os três níveis do conhecimento químico: macroscópico (mostrando os fenômenos visíveis), simbólico (com as semirreações) e submicroscópico (com ilustração dos fenômenos moleculares). O Flash Cell foi aplicado em aulas de Química e a análise de aplicação deu-se por audição dos alunos e uso de questionário avaliativo, os quais sugeriram que o dispositivo contribuiu para a aprendizagem, promovendo melhor compreensão dos conceitos envolvidos e despertando o interesse dos alunos pelas tecnologias digitais e pela disciplina.
ensino de Química, pilhas, software
PDF: Ensino de Química e Multimídia
Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS): uma abordagem da temática de números quânticos utilizando ferramentas TICs e animações
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160452
Fabricio Rodrigues Pereira
Bruno Magela de Melo Siqueira
Wanderson Romão
Paulo Rogerio Garcez de Moura
Ensino de Química e Multimídia
Este estudo investigou a eficácia no ensino de números quânticos, inseridas na metodologia Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) utilizando animações. A mecânica quântica, com foco no nível eletrônico, foi abordada de maneira contextualizada no âmbito desta pesquisa. A abordagem foi baseada na produção, validação e aplicação de material de ensino utilizando ferramentas de tecnologia da informação e comunicação (TIC), associadas à teoria da aprendizagem significativa (TAS). O objetivo foi promover a aprendizagem significativa de conceitos específicos, na temática de números quânticos, levando em consideração seus conhecimentos prévios, denominados subsunçores. A pesquisa relacionou os conceitos de distribuição eletrônica e camadas eletrônicas com o número quântico principal, secundário (ou momento angular), magnético e o spin eletrônico. A análise dos resultados foi realizada sob uma abordagem mista, que evidenciou indícios de aprendizagem significativa nas etapas qualitativas a partir das relações estabelecidas pelos estudantes entre tema proposto e diversas situações reais do cotidiano, assim como os resultados de Ferreira et al. (2020), e na etapa quantitativa, 96% dos estudantes alcançaram resultados satisfatórios de aprendizagem nos questionários, assim como os resultados de Gomes e Souza (2023).
ensino de Química, aprendizagem significativa, tecnologia da informação e comunicação
PDF: Ensino de Química e Multimídia
As mulheres cientistas e a descoberta de elementos químicos
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160448
Juliana Magalhães Charamba de Souza
Lucas dos Santos Fernandes
História da Química
As narrativas históricas sobre a descoberta de elementos químicos (EQs) apresentam predominantemente personagens masculinos. Buscando dar visibilidade a personagens invisibilizados pela historiografia da ciência tradicional, este estudo investigou a participação de mulheres cientistas na descoberta de EQs. Para isso, foram consultadas fontes históricas primárias e secundárias. A análise dessas fontes revelou que quatorze mulheres cientistas participaram da descoberta de quatorze EQs: Po, Ra, Pa, Re, Fr, At, Db, Rf, Sg, Fl, Mc, Lv, Ts e Og. Além disso, algumas delas, como Marie Curie (1867-1934) e Lise Meitner (1878-1968), contribuíram para o desenvolvimento de teorias que levaram à descoberta de EQs radioativos e artificiais. Espera-se que o levantamento histórico realizado seja utilizado no ensino de Química tanto para discutir conceitos científicos quanto para debater questões de gênero na ciência.
mulheres cientistas, elementos químicos, História da Química
PDF: História da Química
Ciência em ação: estudantes investigam a degradação de sacolas e canudos por compostagem
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160450
Rayane V. V. de Oliveira
Eduarda B. S. de Melo
Sofia de F. R. de Oliveira
Manuela B. Dias
Juliana da S. Xavier
José Carlos C. da S. Pinto
Larissa L. de A. Carvalho
Natasha K. Sitton
Jéssica B. Alves
Verônica de S. Mussoi
Luciana da S. Dutra
Ariane J. Sousa-Batista
Espaço Aberto
O aumento do descarte incorreto dos plásticos no meio ambiente leva à busca por estratégias sustentáveis para a redução dessa poluição, como o uso de plásticos biodegradáveis e a conscientização da população. Abordamos a conscientização ambiental em uma escola de ensino médio através da realização de ensaios de degradação por compostagem de canudos e sacolas. Com isso, estimulamos estudantes a exercitarem o pensamento e o interesse científico, por meio de aprendizados de metodologia científica, da acessibilidade à infraestrutura de laboratórios de pesquisa conceituados, da promoção da educação ambiental e da demonstração prática da importância das ciências exatas e biológicas no contexto social e econômico em que estão inseridos.
poluição plástica, biodegradável, compostagem
PDF: Espaço Aberto
Experimentação acessível: a design science na prototipagem de tecnologia assistiva para alunos com deficiência visual
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160449
Claudio R. Machado Benite
Florisbelo Magalhães Rodovalho
Fernanda Araújo França
Anna M. Canavarro Benite
Relatos de Sala de Aula
Para que estudantes com deficiência visual (DV) aprendam, as informações precisam ser acessadas pelos demais sentidos que não a visão. Neste estudo, professores em formação refletem sobre a prática pedagógica no atendimento educacional especializado visando a busca de soluções para a inclusão de estudantes com DV em experimento de transferência de volume. Pautados na pesquisa participante, fundamentamo-nos na design science para projetar e fazer a prototipagem de um adaptador de pipetador que auxilie na autonomia dos estudantes com DV nesses experimentos, atuando como tecnologia assistiva. Nossos resultados demonstram que propostas de formação como esta podem auxiliar em atuações docentes mais equitativas, no ensino básico e superior, bem como repensar um perfil de formação que possibilite o atendimento a políticas públicas inclusivas.
educação especial/inclusiva, STEAM, adaptador de pipetador
PDF: Relatos de Sala de Aula
Jogando com fórmulas e reações: ludicidade no ensino de Química para explorar a representação molecular no balanceamento químico
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160451
Pedro Naum de Lima
Luciane Fernandes de Goes
Carmen Fernandez
Química e Sociedade
A Química possui uma linguagem própria que os alunos precisam aprender a interpretar. O uso de equações para representar reações químicas pode ser desafiador, pois muitos não veem a conexão com os fenômenos das transformações químicas, dificultando a compreensão da estequiometria. Para enfrentar esse desafio, foi realizada uma atividade lúdica no Programa de Residência Pedagógica. A partir das dificuldades observadas em exercícios de balanceamento, os residentes propuseram uma atividade didática que conectava o nível simbólico da Química ao nível submicroscópico. Com lousa, crachás e jogos teatrais, os alunos interpretaram átomos, formando compostos e resolvendo desafios de balanceamento. Durante a representação teatral, os alunos puderam perceber a complexidade do processo, o que os ajudou a compreender a importância da representação química e sua conexão com os fenômenos. Após a atividade, mostraram maior facilidade em resolver os exercícios, ressaltando o papel motivador e explicativo do jogo na educação científica.
jogos didáticos, ensino de Química, níveis de representação
Separação de pigmentos naturais por cromatografia em coluna utilizando materiais alternativos
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160446
Fabio Michel Carvalho Barbosa
Sabrina Barros Nabuco de Araujo
Denis Luís da Silva Dutra
Isabela Cristina Aguiar de Souza
Experimentação no Ensino de Química
A cromatografia é um método de análise muito utilizado em indústrias e laboratórios de pesquisa e engloba conceitos fundamentais da química, como interações intermoleculares, adsorção, dessorção, polaridade e solubilidade. No entanto, a instrumentação, solventes e adsorventes necessários dificultam a elaboração de aulas práticas baseadas em cromatografia em escolas do Ensino Médio. Por isso, a busca por materiais alternativos torna-se constante e necessária. Neste artigo é apresentado um experimento que envolve a separação de uma mistura de pigmentos naturais provenientes da couve e da beterraba por cromatografia líquida clássica, utilizando areia como fase estacionária, uma seringa de plástico como coluna e álcool comercial 92,8° INPM e vinagre de álcool como fases móveis. Além do material utilizado ser barato e facilmente encontrado, a separação dos pigmentos ocorre de forma eficiente e rápida, podendo ser realizada em duas aulas de 50 minutos.
cromatografia, pigmentos naturais, aulas práticas de Química
PDF: Experimentação no Ensino de Química
Óleo de coco para a pele e a dermatite atópica: tema interdisciplinar da área de ciências da natureza baseado na ansiedade escolar
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160445
Danielle Stwart Oliveira de Araujo
Maria Clara Pinto Cruz
O Aluno em Foco
Este artigo tem como objetivo desenvolver uma abordagem interdisciplinar para articular conhecimentos de cada componente curricular da área das ciências da natureza. Para o seu desenvolvimento, o tema óleo de coco para a pele e a dermatite atópica foi abordado em uma turma de 3º ano do Ensino Médio a fim de promover discussões no que se refere ao estresse e ansiedade. Dessa forma, visando a articulação dos conteúdos dos componentes curriculares na perspectiva interdisciplinar, construiu-se aprendizagem acerca dos lipídios – abordados na disciplina química, da epiderme – explanada no ensino de biologia – e da elasticidade – apresentada em aulas de física. A pesquisa foi caracterizada como qualitativa e bibliográfica, com processo de intervenção educacional interdisciplinar e abordagem de experimentação mediante vídeo, demonstrando a produção de cosmético à base de óleo de coco. A pesquisa foi realizada em três etapas: Investigativa, Formativa e Avaliativa. A análise dos dados, por meio de Análise Textual Discursiva (ATD), indicou que o ensino interdisciplinar promove construção do saber significativamente. Alunos informaram apresentar dermatite atópica e ansiedade, demonstrando identificação com a temática, além de manifestarem, nas produções textuais, os conhecimentos construídos. Conclui-se que a abordagem interdisciplinar favoreceu a associação de aspectos do cotidiano dos alunos aos objetos de conhecimento dos componentes curriculares desenvolvidos durante o projeto.
interdisciplinaridade, dermatite atópica, óleo de coco, epiderme, elasticidade, experimentação
PDF: O Aluno em Foco
A prática experimental e o ensino de Química no período de 1890 a 1901: retratos de uma construção histórica educacional no contexto maranhense
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160444
Talita Cristina Raiol Carvalho
Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques
História da Química
Este trabalho objetivou analisar a história da inserção da prática experimental no ensino de Química em duas instituições de ensino público maranhense: Escola Normal e Liceu Maranhense, na Primeira República 1890-1901. Adotando a perspectiva metodológica da pesquisa histórica, as fontes documentais utilizadas para construção das discussões foram Leis Estaduais, Programas de Ensino, Decretos e Regulamentos, presentes em meios digitais e físicos de órgãos públicos estaduais. Os dados revelam que os documentos educacionais do Maranhão orientavam a presença do ensino teórico/prático nas disciplinas científicas, dentre elas a Química. Identificou-se pelos documentos oficiais o direcionamento de verbas públicas com destinação à compra de aparelhagem laboratorial específica para aulas práticas e construção de laboratórios de Química, Física e História Natural, assim como constatou-se a presença de um profissional técnico com a função de manter e realizar as experiências em sala de aula. Portanto, compreendeu-se que as atividades experimentais estavam presentes nas aulas de Química do interstício indicado, no entanto, sem um maior incentivo a uma formação científica.
práticas de ensino de química, história do ensino de química, disciplina de química no Maranhão
PDF: História da Química
Propostas de metodologias ativas incentivadoras da argumentação científica para o ensino remoto de Química
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160442
Luiza Dourado Bastos de Oliveira
Leonardo Araujo Silva
Sheisi Fonseca Leite da Silva Rocha
Inês Rosane Welter Zwirtes de Oliveira
José Geraldo Rocha Junior
Cristina Maria Barra
Relatos de Sala de Aula
O distanciamento social devido à pandemia de COVID-19 exigiu medidas para mitigar o impacto na educação. A busca por metodologias virtuais de ensino baseadas na argumentação científica foi um grande desafio para os professores. Este trabalho apresenta duas metodologias para aplicação no ensino virtual de química no ensino médio, durante e após a pandemia de COVID-19, no âmbito de um projeto de extensão universitário: cruze-linha virtual e aprendizagem adaptativa interativa virtual. As atividades visaram estimular a argumentação científica entre os estudantes a partir de observações do cotidiano. Foram utilizados os aplicativos Polleverywhere e Mentimeter para a geração de gráficos e imagens em tempo real para estimular os debates. As atividades propostas permitiram abordar a química de forma estimulante em um ambiente de ensino remoto.
argumentação científica, ensino de química, ensino remoto
PDF: Relatos de Sala de Aula
Concepções de estudantes de graduação em Química sobre a ideia de fenômeno da ciência
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160440
Hemaise Antunes Modesto
Carlos Neco da Silva Júnior
O Aluno em Foco
O processo de ensino das ciências é organizado, em muitos casos, a partir de conceitos, como o de fenômeno, que apresenta significados diversos na filosofia. Nesse contexto, este artigo analisa concepções de um grupo de estudantes recém ingressados em cursos de graduação em química de uma universidade do nordeste brasileiro sobre fenômenos da ciência. Foi aplicado, presencialmente, um questionário aberto a cinquenta estudantes. Eles deveriam escrever suas ideias sobre esse conceito e citar exemplos. A maior parte das conceituações coletadas associam a palavra “fenômeno” à ideia de natureza oua um evento raro. O maior número de exemplos foi classificado como desastres ambientais ou eventos climáticos/astronômicos. Destaca-se a diversidade de ideias encontrada nas respostas, o que evidencia a importância de os educadores compreenderem a polissemia do termo e discuti-la em sala de aula, de modo a ser possível construir uma visão mais ampla e coletiva sobre fenômenos da ciência.
fenômenos, ciências da natureza, ideias dos estudantes
Aproveitamento da casca de café como fonte de energia: incentivando a consciência ambiental com o ensino de Química
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160435
Rafaela da Silva Resende
Raphael Henrique da Silva
Fábio Minoru Yamaji
Química e Sociedade
O estudo de alternativas para lidar com resíduos agrícolas descartados desempenha um papel fundamental na promoção de práticas de gestão mais sustentáveis. Este artigo teve como objetivo caracterizar a casca do café, verificando seu potencial como combustível sólido renovável. O estudo contribuirá na conscientização dos alunos para utilizarem subprodutos do café como fonte de conhecimento e inovação. A casca do café foi obtida numa fazenda de Minas Gerais. A caracterização do material foi por teor de umidade, poder calorífico e análise química imediata (teores de carbono, cinzas e voláteis). Os resultados mostraram que a casca do café tem alto poder calorífico (18.420 J/g), validando a escolha da biomassa para fins energéticos. A preparação do material e as análises para a caracterização do material promovem um enriquecimento do ensino de química com o tema, possibilitando uma visão holística da ciência e seu papel na construção de um futuro consciente e responsável.
O preparo do sope de massalas e as propostas de licenciandos para sua inserção no ensino de Química em Moçambique
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160436
Sérgio Francisco Tsembane
Paulo Cesar Pinheiro
Química e Sociedade
Os estudos sobre os saberes populares no Brasil e em etnoquímica em Moçambique são propostas semelhantes para a educação química que têm implicações para a política curricular moçambicana denominada “currículo local”. Nesse contexto, descrevemos os saberes relacionados ao preparo de uma bebida alcoólica envolvendo a fermentação dos frutos da massaleira (Strychnos spinosa Lam.) e sua destilação utilizando recursos locais, em que procuramos estabelecer relações com o conhecimento acadêmico por meio da etnomodelagem. A partir da interação com um vídeo do processo, um grupo de licenciandos propôs formas de inserção dos saberes em aulas de química, destacando-se a mediação por meios variados.
A peça “O guardião dos cristais”: aproximações entre teatro, divulgação científica e ensino de Química
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160437
Welington Francisco
Espaço Aberto
O teatro abrange a expressão de variadas artes, como a música, a arte visual (cenografia) e a literatura, o que amplifica as formas de linguagens. Tais expressões, ao serem combinadas com informações científicas, possibilitam a divulgação científica por causa da multimodalidade de linguagem. Diante disso, este artigo objetivou identificar elementos na construção e apresentação da peça teatral “O guardião dos cristais” que contribuem na divulgação científica do conceito de cristais e estabelecem aproximações com o espaço multidimensional do conhecimento químico. Os resultados da análise documental (ata da reunião, roteiro da peça e vídeo da gravação da peça) mostram que os principais elementos que contribuem para a divulgação científica sobre cristais com a peça são: (i) a abordagem contextual oriunda das experiências dos sujeitos para a criação da peça e importância dos elementos teatrais (enredo, personagens, cenários, iluminação, som etc.); (ii) características e encenação dos personagens, devido à proximidade com o público; (iii) conexão entre cenografia, principalmente as trocas de cenários e as estruturas metálicas que representavam os cristais, com as falas científicas dos personagens, que permitiram explorar os cristais em um constante vai e vem entre o nível das experiências e o nível dos modelos e representações, por meio de uma linguagem visual e comunicativa ao público.
tripleto químico, arte teatral, cristais
PDF: Espaço Aberto
Desenvolvimento e aplicação de nova proposta pedagógica que une conceitos lúdicos e neuróbicos para o ensino de Química
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160441
Sharise B. R. Berton
Bruno R. Machado
Jomar Berton Junior
Alessandro Francisco Martins
Milena do Prado Ferreira
Ensino de Química em Foco
A inovação dos conceitos de neuróbica com a ludicidade pode ser uma das formas de acelerar melhorias na educação. A pesquisa é importante porque trata da aplicação de conceitos lúdicos e neuróbicos que auxiliarão o processo de ensino-aprendizagem em diversos níveis. Neste trabalho, conciliamos os benefícios da neuróbica com a atividade lúdica, com o objetivo de relato de experiência, descrevendo e analisando uma atividade voltada ao Ensino de Química que contribuiu para o processo de aprendizagem por meio de estímulos cerebrais, destacando suas etapas e os resultados observados na sala de aula. O tema proposto foi “tabela periódica” através de exercícios neuróbicos. Os resultados foram analisados por meio de observação e aplicação de questionários. Os exercícios aplicados despertaram o interesse dos alunos e de acordo com os preceitos da neurociência, houve mais engajamento, o que resultou em sinais de aprendizagem, além de exercitar o cérebro. Assim, esta nova proposta pedagógica que une os conceitos neuróbico e lúdico pode ser uma nova ferramenta auxiliar do ensino.
satisfação dos alunos, neurociências, tabela periódica
PDF: Ensino de Química em Foco
Do ensino da eletroquímica à responsabilidade ambiental: descarte consciente de pilhas e baterias para um futuro sustentável
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160439
Wladianne Ferreira da Silva
José Antônio Salgado Garizado
Maria Cristina Scarpari
Adriane Liecheski
José Ricardo Cezar Salgado
Química e Sociedade
O presente estudo teve como objetivo mostrar a atuação da eletroquímica no cotidiano e analisar a ação de educação ambiental, focada no descarte adequado de pilhas e baterias, desenvolvida no âmbito de um projeto de extensão. Assim, este artigo visa avaliar os benefícios dessa ação para o meio ambiente, para os estudantes e professores das escolas públicas que participaram do projeto. A metodologia aplicada foi um estudo de caso, com abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados as entrevistas semiestruturadas com o coordenador do projeto, seus bolsistas e uma professora da escola participante, além de observação dos locais de implementação do projeto. Em relação à abordagem qualitativa, foram coletados e analisados dados de 2016, ano de implementação, até 2023. Como resultados, verificou-se que o projeto já incluiu nove escolas, impactou, em média, 1.000 estudantes diretamente, e indiretamente suas famílias, além da sociedade como um todo, bem como removeu 1.459 pilhas e 102 baterias do meio ambiente, além de influenciar na conscientização ambiental, freando os danos que o descarte incorreto desses materiais pode causar à saúde e ao meio ambiente. Disseminou também os pontos de coleta de pilhas e baterias disponíveis na cidade, formou parcerias com outras instituições públicas, informou sobre a legislação ambiental e o papel de cada um no processo de coleta, desde o fornecedor, até o consumidor e o Poder Público Municipal.
Colorfluorímetro: um instrumento didático acessível para análises colorimétricas e fluorimétricas
DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160443
Eduardo da Costa Ilha
Bruno Joukoski Jalowski
Marcel Piovezan
Experimentação no Ensino de Química
No ensino de química, os experimentos que envolvem instrumentos são frequentemente negligenciados devido ao alto custo e a complexa manutenção, privando alunos e professores da oportunidade de explorar as aplicações práticas e a contextualização de conceitos teóricos. Visando superar essa limitação, este estudo propõe a construção e aplicação de um instrumento único capaz de realizar análises colorimétricas e fluorimétricas. A montagem utiliza materiais de baixo custo e fácil acesso, como canos de PVC, LEDs e um smartphone. Quanto à aplicação foi possível determinar fotometricamente o coeficiente de absortividade molar do vermelho de fenol, e no modo de operação fluorimétrico foi quantificado o teor de quinino em água tônica comercial. Com um único instrumento o aluno tem contato prático com duas técnicas instrumentais, ao passo que o docente tem disponível mais uma ferramenta didática. Essas vantagens demonstram o potencial do colorfluorímetro, desde a sua construção, modos de operação e nas diversas possibilidades de aplicações em diferentes áreas da ciência.