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Artigos que aguardam fechamento de fascículo

 

 

Atividades experimentais problematizadas sobre redes metalorgânicas: introduzindo a Química Reticular no Ensino Médio

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160426

Caroline Batistin da Cruz Almeida
Paulo Rogério Garcez de Moura
Priscilla Paiva Luz

Relatos de Sala de Aula

As redes metalorgânicas (do inglês metal-organic frameworks - MOFs) são polímeros de coordenação altamente porosos estudados por uma área da Química chamada Química Reticular. Essa porosidade pode ser utilizada, dentre outras aplicações, na descontaminação da água por adsorção. Neste trabalho, apresentamos uma sequência didática elaborada com atividades experimentais problematizadas com o tema “MOFs para descontaminação de água”. Diversos princípios de Química fundamental foram abordados por meio de experimentos inéditos e técnicas de caracterização de sólidos foram realizadas, em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo. Além da aprendizagem em Química, destacamos o protagonismo dos estudantes na construção das aprendizagens e o aspecto sociocultural da abordagem, uma vez que a visita técnica à universidade promoveu a aproximação dos jovens ao ensino superior público, em especial, à pesquisa científica, tão distante da realidade do público pesquisado.

metal-organic frameworks, química reticular, atividades experimentais problematizadas

Flash cards da tabela periódica

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160399

Rodrigo Alves de Souza

Relatos de Sala de Aula

O trabalho trata de uma ferramenta pedagógica denominada flash card (FC), que concilia o analógico e o digital na sua concepção, unindo materiais acessíveis com pesquisas na internet. A ferramenta, planejada para favorecer múltiplas representações no campo semiótico, objetivou auxiliar na condução de uma sequência didática sobre tabela periódica, visando apoiar uma maior compreensão sobre as propriedades dos elementos químicos e suas relações. A sequência envolveu 101 estudantes do 1° ano do ensino médio de uma escola pública, que produziram os FC; junto a isso, ocorreram aulas expositivas, dialógicas e debates, utilizando os conhecimentos produzidos coletivamente. Com isto, a sequência possibilitou trabalhar muitos elementos (24-26 por turma, escolhidos pelos discentes), tendo-se um perfil específico para cada turma, gerando representações visuais que foram analisadas. Por fim, os FC possibilitaram um modo interessante para se aprender tabela periódica, segundo os estudantes.

flash card, tabela periódica, sequência didática

02-EQM-29-12.pdf PDF: Relatos de Sala de Aula

 

Computadores em educação química: um relato de 25 anos de prática com o desenvolvimento de jogos educacionais digitais

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160425 

Marcelo Leandro Eichler

Ensino de Química e Multimídea

Na virada do milênio se achava que os computadores poderiam mudar a educação ou, pelo menos, as práticas educativas. Nessa época, iniciei meus estudos na área de interface entre a informática educativa e o ensino de química. Neste artigo, reflito sobre minha trajetória de um quarto de século com a produção de jogos educacionais digitais. A lembrança dos estudos de pré-produção e dos desafios de produção dos recursos digitais, talvez, possam inspirar futuros trabalhos para outras tecnologias digitais, como os dispositivos móveis.

ensino de química, informática educativa, recursos digitais

02-EQM-29-12.pdf PDF: Ensino de Química e Multimídea

 

A Química das Abelhas: uma proposta para abordar tópicos da Química Orgânica

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160422

Maurício Rodrigues do Nascimento
Caroline Sabrina Batista Weber
Camila Ramos Ávila
Webyster Geremias
Mateus Aguiar Ferreira
Nathália Marcolin Simon

Relatos de Sala de Aula

O presente trabalho tem como objetivos apresentar a oficina temática A Química das Abelhas, e discutir as experiências vivenciadas na sua aplicação. As atividades ocorreram em três momentos pedagógicos: problematização da temática por meio de diálogo com a turma; organização expositiva dialogada do conhecimento com auxílio de materiais didáticos audiovisuais; e aplicação do conhecimento através da realização de experimentos em laboratório. As etapas desenvolvidas buscaram relacionar a natureza química da vida das abelhas à química orgânica abordada no ensino básico, com foco nos conteúdos funções orgânicas e carboidratos. Participaram da proposta estudantes do terceiro ano do ensino médio integrado ao profissionalizante de uma escola pública. A partir do envolvimento deles na oficina temática, observamos indícios da apropriação e do aprimoramento dos conhecimentos sobre aspectos químicos, biológicos e ambientais relacionados às abelhas e ao mel. A percepção dos alunos sobre a experiência vivenciada foi convergente com as observações dos professores pesquisadores. Os resultados são relevantes e podem estar associados a diversos fatores, entre eles a motivação intrínseca dos sujeitos para o aprendizado da química e do tema, bem como a proposta didática utilizada.

abelha, mel, oficina temática, ensino de química

02-EQM-29-12.pdf PDF: Relatos de Sala de Aula

 

Ferramenta digital para o ensino de Química: uma tabela periódica etnocientífica 

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160396

Miguel Angelo Adrian Ribeiro Gonçalves
Guilherme Frederico Marranghello
Elisabete de Avila da Silva

Química e Sociedade

O presente trabalho teve como objetivo desenvolver uma ferramenta digital, no formato de uma tabela periódica. Esta tabela foi originalmente desenhada para trabalhar conteúdos de química orgânica de forma contextualizada, não apenas com os saberes de povos tradicionais, mas com as diferentes formas com as quais estes povos são afetados pela mineração, extração ou resíduos químicos presentes em territórios indígenas. A ferramenta, desenvolvida no âmbito de um Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, utilizou ferramentas livres como Canva, Genially e Google Sites, sendo denominada de Tabela Periódica Etnocientífica.

etnoquímica, ferramenta digital, tabela periódica

02-EQM-29-12.pdf PDF: Química e Sociedade

 

Luz, cor e reação! A fotossíntese como base para discussão de conceitos químicos

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160424

Douglas Costa da Silva
Gabriel José Soares Coura

Experimentação no Ensino de Química

Utilizando os processos de fotossíntese e respiração celular como base, este artigo explora a utilização de um experimento interdisciplinar para abordar os conceitos químicos vinculados a esses fenômenos biológicos. O experimento é uma adaptação que utiliza materiais de baixo custo para evidenciar os processos biológicos e viabilizar com maior amplitude sua utilização. Ele permite a observação de fenômenos químicos como alterações no pH, formação de ácidos, classificação de compostos químicos, reações de oxirredução e absorção de gases, fornecendo uma gama extensa de conteúdos a serem trabalhados em quaisquer dos anos do Ensino Médio. Para além disso, há o destaque da possibilidade de adaptação do experimento para diferentes contextos educacionais, devido à grande quantidade de conteúdos vinculados, o que tende a promover uma abordagem colaborativa entre as disciplinas que compõem o currículo das Ciências da Natureza, permitindo assim a compreensão sobre fenômenos naturais de forma integrada.

experimentação, fotossíntese, interdisciplinaridade

02-EQM-29-12.pdf PDF: Experimentação no Ensino de Química

 

O modelo atômico de Thomson em livros de Química: desafios e perspectivas 

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160388

Lucas Menhô Dias
Valéria Pereira Soares
Evelyn Jeniffer de Lima Toledo

Conceitos Científicos em Destaque

A Química é uma ciência abstrata e o professor tem o papel de transpor seus modelos e teorias. Essa transposição pode ser feita usando diferentes recursos, dentre eles o livro didático. Reconhecendo a importância desse recurso e a dificuldade de apropriação dos modelos atômicos, nesta pesquisa foi investigada se a apresentação do modelo de Thomson nos livros de Química do PNLD 2018, Ciências da Natureza e suas tecnologias do PNLD 2021 e em livros utilizados no ensino superior é efetivamente coerente com o originalmente proposto pelo cientista. A pesquisa foi feita de forma qualitativa, utilizando como técnica a análise de conteúdo de Bardin. Como resultado, foram observadas incoerências entre o modelo proposto por Thomson e o apresentado nos livros. As principais incoerências são: massa do átomo, posição dos elétrons e uso de analogias. Espera-se, com esta pesquisa, contribuir para a disseminação do modelo conforme proposto pelo cientista.

transposição didática, analogias, elétrons

02-EQM-29-12.pdf PDF: Conceitos Científicos em Destaque

 

Investigação do percurso formativo de estudantes do curso técnico em Química integrado a partir dos estágios 

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160385

Camila Ottonelli Calgaro
Nei Jairo Fonseca dos Santos Junior

Ensino de Química em Foco

O desenvolvimento tecnológico e as modificações constantes no mundo do trabalho exigem cada vez mais que os profissionais da área de Química apresentem, além do conhecimento técnico, habilidades comportamentais como: autonomia; trabalho em grupo; proatividade e capacidade de aprendizado contínuo. Isso motivou o desenvolvimento deste estudo, que teve como objetivo investigar o percurso formativo dos estudantes do curso Técnico em Química de um Instituto Federal da região sul do Brasil por meio dos estágios. Por isso, foi efetuada uma análise dos espaços profissionais em que os estudantes têm realizado os estágios e a partir dessa análise foi elaborado um questionário com base no Projeto Pedagógico do Curso. Entre os anos de 2015 a 2019 percebeu-se que 40,6% dos estágios foram realizados no Instituto Federal analisado. Percebeu-se que os estudantes têm obtido uma formação qualificada na área de análises químicas e controle de qualidade e desenvolveram a habilidade de trabalho em grupo.

habilidades comportamentais, projeto pedagógico do curso, educação profissional

02-EQM-29-12.pdf PDF: Ensino de Química em Foco

 

O desenvolvimento profissional docente em Química no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160387

Carolina dos Santos Fernandes
Carlos Alberto Marques

Espaço Aberto

O trabalho tem como foco discutir a importância de políticas públicas de formação docente, em especial o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no desenvolvimento profissional docente, tomando como referência dois depoimentos de sujeitos que estiveram à frente do processo de gênese e desenvolvimento do PIBID. Ao lançarmos um olhar para o PIBID no atual contexto de implementação de novas políticas públicas, como a Reforma do Ensino Médio e a Base Nacional Comum da Formação de Professores/as, advoga-se para o fortalecimento do programa dadas as suas potencialidades distintivas à formação docente e sua contribuição para o fortalecimento de políticas públicas educacionais nacionais que problematizem à docência. O PIBID também tem repercutido positivamente na formação docente em Química e na ampliação de produções acadêmicas derivadas das experiências em parceria entre Universidade e Escola.

desenvolvimento profissional docente, PIBID, ensino de Química

02-EQM-29-12.pdf PDF: Espaço Aberto

  

Avaliação da metodologia Peer Instruction no aprendizado de termodinâmica na graduação em Química

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160380

Geraldo Novaes Tessaro
Antoni Guilherme Souza Silva
Roberto Pereira Santos
Denise Rocco de Sena

Ensino de Química em Foco

Estudantes frequentemente carregam interpretações equivocadas acerca de conceitos da termodinâmica. Em virtude disso, o presente trabalho propôs a aplicação da metodologia Peer Instruction durante um semestre na disciplina de Físico-química I. Esta metodologia ativa de ensino é caracterizada pelo estímulo da interação e da discussão entre os estudantes, promovendo uma maior participação nas aulas. Os resultados sugerem que os alunos tendem a aprimorar seus hábitos de estudo, o aprendizado sobre conceitos da termodinâmica, a interação entre si e a participação durante as aulas. Foi observada uma alteração no comportamento dos estudantes, que evoluíram de ouvintes passivos para agentes ativos de seus aprendizados, desenvolvendo mais autonomia em seus estudos, utilizando o conhecimento em maturação para discutir ideias com os colegas e aprender em um ambiente de socialização dos saberes. Conclui-se que a metodologia Peer Instruction é passível de aplicação e adaptação no ensino de Química.

peer instruction, termodinâmica, metodologias ativas

02-EQM-29-12.pdf PDF: Ensino de Química em Foco

 

A expansão industrial química europeia: os processos Leblanc e Solvay

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160378

Ivo Bernardi de Freitas 
Gildo Girotto Júnior

História da Química

A história da expansão industrial nos séculos XVIII e XIX na Europa envolveu a ascensão de processos químicos como o da produção artificial de soda. Acreditamos que a narrativa do episódio histórico apresentada neste artigo tem potencial interdisciplinar, já que, segundo nosso entendimento, ao ser narrado a partir de uma perspectiva historiográfica próxima das ideias dos science studies, dialoga com conhecimentos que podem ser explorados por várias disciplinas. Dessa forma, objetivamos apresentar uma narrativa construída a partir de fontes históricas secundárias, mas que exploram contextos sociais, políticos, econômicos e ambientais, bem como conhecimentos que ultrapassam as fronteiras disciplinares da Química. Esperamos que, com essa abordagem, possamos estimular reflexões sobre a interdisciplinaridade na escola, permitindo que professores incorporem tais reflexões em seus diferentes contextos. 

fabricação de soda na Europa, processos Leblanc e Solvay, interdisciplinaridade

 PDF: História da Química

 

A Etnoquímica na produção de cerâmica tradicional: interseções entre Saberes Ancestrais e a Química Moderna

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160375

Samuel Antonio Silva do Rosario

Cadernos de Pesquisa

A integração de conhecimentos tradicionais com conceitos científicos modernos tem se mostrado valiosa em diversos campos de estudo. Neste artigo, investigam-se as interseções entre os saberes ancestrais e a Química moderna dentro do contexto da produção cerâmica na Vila Cuera, localizada em Bragança, Pará, Brasil. O foco recai sobre como práticas tradicionais de seleção e manipulação da argila, enriquecidas pelo uso de aditivos naturais como o caraipé e o chamote, estão intrinsecamente ligadas a conceitos químicos, influenciando as propriedades físico-químicas e térmicas dos artefatos cerâmicos. Através de uma abordagem metodológica etnográfica, envolvendo observação participante, entrevistas semiestruturadas e análise fotográfica, o estudo destaca a Etnoquímica como um campo que une saberes tradicionais e ciência da Química. Os resultados demonstram que a aplicação de técnicas hereditárias na cerâmica da Vila Cuera não apenas reflete uma compreensão empírica das propriedades da argila, mas também ressoa com os princípios da Química moderna, afetando diretamente a plasticidade, resistência, porosidade e durabilidade dos produtos cerâmicos. Pretende- -se que este artigo evidencie a importância de integrar os saberes tradicionais ao ensino, aprendizagem e à prática da Química contemporânea, argumentando que tal integração oferece uma perspectiva educacional mais rica e inclusiva, essencial para o avanço da disciplina e para o desenvolvimento de profissionais de Química e educadores com uma compreensão abrangente e multicultural da ciência.

cerâmica tradicional, etnoquímica, química, educação em química, saberes tradicionais

02-EQM-29-12.pdf PDF: Cadernos de Pesquisa

 

Fotografia como eixo integrador de Arte, Química e Física: desenvolvimento e contribuições do projeto “Ciência da Fotografia” na construção do protagonismo e conhecimento científico em estudantes do ensino médio

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160376

Majorie Mara Malacarne
Barbara Queiroz Guimarães
Luma Barbosa Magnago
Itamar Ferreira da Costa

Relatos de Sala de Aula

Devido à importância da interdisciplinaridade, experimentação e protagonismo discente na melhoria do processo de aprendizagem, anualmente, é promovido um evento escolar no qual os alunos são protagonistas na elaboração dos trabalhos. O tema central de 2022 foi: Tecendo novas manhãs - A vida devia ser bem melhor e será! Diferentes componentes curriculares propuseram trabalhos relacionados à fotografia, dentre eles Arte, Química e Física com o trabalho “Ciência da Fotografia”. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados obtidos a partir deste projeto e discutir a sua contribuição na construção do conhecimento científico dos alunos. Nesta atividade, os estudantes construíram uma máquina fotográfica pinhole, fabricaram papel fotográfico e revelaram as fotos captadas, obtendo imagens nítidas e detalhadas. O engajamento dos alunos e suas percepções ao final do trabalho mostram a importância de estimular o protagonismo científico e instigar o docente a desenvolver metodologias diferenciadas de ensino.

fotografia, protagonismo, interdisciplinariedade

 PDF: Relatos de Sala de Aula

 

#Nanoteam: o ensino da nanociência por meio do método Jigsaw e da Atividade Experimental Problematizada (AEP) 

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160374

Carol de Souza Berger
Bruna Marine Damm
Paulo Rogerio Garcez de Moura
André Romero da Silva

Relatos de Sala de Aula

O presente artigo descreve um relato de prática voltada para o ensino de Química, com enfoque na nanociência/nanotecnologia por meio do projeto denominado #Nanoteam. Os participantes foram discentes da terceira série do Ensino Médio de uma escola particular de Linhares, ES. As atividades do projeto aconteceram de forma remota e foram desenvolvidas com base no método Jigsaw e na Atividade Experimental Problematizada (AEP). Os conteúdos de Química (interações intermoleculares) foram mobilizados com a temática referente à nanotecnologia por meio de pesquisas, discussões em grupos, palestra com um especialista da área, experimentação e apresentações de produtos confeccionados pelos alunos. O projeto possibilitou aos alunos a construção e a apropriação de conceitos nanotecnológicos fundamentais para promoção da criticidade científica. Além disso, houve a participação dos alunos de forma ativa e colaborativa durante o processo de ensino-aprendizagem.

nanotecnologia, interações intermoleculares, experimentação, Atividade Experimental Problematizada

 PDF: Relatos de Sala de Aula

 

Reflexões de práticas docentes no contexto do estágio supervisionado envolvendo ensino de funções orgânicas oxigenadas

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160373

Mara Célia Rodrigues da Costa
Márcia Tallia de Lima Santiago
Damião Sampaio de Sousa
Márcia Jean de Amorim Batista
Zilvanir Fernandes de Queiroz
Francisco Ranulfo Freitas Martins Júnior

Ensino de Química em Foco

O estágio supervisionado em cursos de Licenciatura pode ser uma etapa formativa para (re)pensar à docência na educação básica. Este artigo objetiva refletir sobre práticas docentes no estágio de regência realizado por três licenciandos em Química que ensinaram funções orgânicas oxigenadas para alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública cearense. Considerando o método reflexivo com uso de imagens, alinhou-se tal estágio com as três fases da ação do professor reflexivo (reflexão-na-ação, reflexão-sobre-a- -ação e reflexão sobre a reflexão-na-ação) para coleta e análise de dados em fotos, vídeos e diálogos sobre momentos de aulas práticas laboratoriais ministradas pelos três sujeitos da pesquisa. Os resultados reportam dois pontos de reflexão: 1) A planaridade de moléculas de funções orgânicas oxigenadas, observada por meio de modelagem molecular analógica e em perspectiva tridimensional, o que facilitou o aprendizado de conceitos químicos; 2) A proatividade e interação dos alunos na aula, sendo estimulada pela mediação do professor/estagiário, o que pode potencializar a prática docente futura deste sujeito.

formação inicial de professores, professor reflexivo, ensino de Química

 PDF: Ensino de Química em Foco

 

Uma revisão bibliográfica sobre a Divulgação Científica em eventos da área de Ensino de Química

DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160371

Bruna Gabriele Eichholz Vieira
Roger Bruno de Mendonça
Bruno dos Santos Pastoriza
Alessandro Cury Soares

Cadernos de Pesquisa

Assumindo a relevância e o crescimento de pesquisas no campo da Educação Química, emerge a necessidade de entender a DC como uma estratégia com grande potencial educativo para o Ensino de Química, a medida que permite a compreensão pública de conhecimentos científicos para a sociedade. Este trabalho tem como objetivo apresentar um mapeamento de trabalhos publicados e direcionados a discussões da DC em dois eventos reconhecidos pela comunidade da área do Ensino de Química, o Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) e o Encontro e Debates em Ensino de Química (EDEQ) de 2012 a 2023. Como metodologia de análise, foram utilizadas discussões pautadas na revisão da literatura, que envolveu a seleção dos trabalhos publicados nos anais desses eventos. Com base nas análises realizadas, foi possível traçar uma visão geral sobre como se constituem e como as práticas de DC são apropriadas por diferentes pesquisadores do campo do Ensino de Química. Diante disso, a pesquisa apresenta a evolução temporal das publicações nos dois eventos, o percentual das temáticas abordadas, as metodologias de pesquisa, os referenciais teóricos e os principais pesquisadores no campo da DC.

Divulgação da ciência, revisão da literatura, ENEQ, EDEQ

 PDF: Cadernos de Pesquisa

 

 

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Sociedade Brasileira de Química © 2020

on-line ISSN 2175-2699
impreso ISSN 0104-8899
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