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Artigos que aguardam publicação

 

As Muitas Interpretações da Entropia e a Criação de Um Material Didático Para o Ensino da Interpretação Probabilística da Entropia

Higo L. B. Cavalcanti
Edvan A. Ferreira
Paloma G. Abrantes
Gláucia N. Cavalcanti

Conceitos Científicos em Destaque

A entropia é um conceito de difícil compreensão e, a fim de auxiliar seu entendimento, existem diversas interpretações, sendo a tendência à desordem uma das mais famosas. Neste trabalho é discutida brevemente a origem do termo entropia, bem como diferentes maneiras de interpretá-la, com especial enfoque na interpretação probabilística da entropia. É descrita a construção de um material alternativo denominado Entropiômetro, que tem por finalidade auxiliar na compreensão da entropia em termos de probabilidade de estados, e também sua aplicação em sala de aula.

entropia, microestados, termodinâmica

02-EQM-29-12.pdf PDF: Conceitos Científicos em Destaque

 

Análise dos Artigos Sobre "Natureza da Ciência" Publicados na Seção História da Química da Revista QNEsc entre 1995-2016

Viviane Arrigo
Natany D. S. Assai
Álvaro Lorencini Jr.
Mariana A. B. S. de Andrade
Fabiele C. D. Broietti

História da Química

A incorporação de aspectos históricos e filosóficos no ensino tem sido conduzida no sentido de compreender a Natureza da Ciência. Nesse cenário, nosso objetivo consistiu em analisar artigos que enfatizam aspectos da construção do conhecimento científico para ensinar Química. Para isso, selecionamos 38 artigos da seção História da Química, da revista Química Nova na Escola, publicados entre 1995 e 2016. A análise textual aplicada ao corpus selecionado permitiu identificar que apenas 9 dos 38 artigos analisados enfatizam a construção do conhecimento científico por meio da História e da Filosofia da Ciência (HFC); os demais não discutem tais aspectos na abordagem priorizada nesta investigação, utilizando-a atrelada a outros objetivos como: a História da Ciência em livros didáticos de Química; feitos científicos com ênfase nos aspectos históricos, filosóficos e científicos de uma época, entre outros. Ressaltamos a importância em reconhecer o caráter didático da utilização da HFC para abordagem dos conteúdos a fim de possibilitar uma (re)significação dos conhecimentos químicos.

natureza da ciência, história da química, conhecimento científico

02-EQM-29-12.pdf PDF: História da Química

 

Corantes: Uma Abordagem com Enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) Usando Processos Oxidativos Avançados

Wendel M. Ferreira
Letícia B. da Rocha
Lenalda D. dos Santos
Bárbara L. S. R. Santos
Ângelo F. Pitanga

Relatos de Sala de Aula

Este artigo apresenta um relato de experiência da elaboração e aplicação de uma intervenção didática, fundamentada no enfoque CTS, usando corantes como temática. A abordagem de natureza predominantemente qualitativa, aliada à realização de experimentos de Processos Oxidativos Avançados, constituiu o aporte metodológico da pesquisa. Para a coleta dos dados, utilizou-se um questionário inicial e a produção de um texto dissertativo-argumentativo. Inicialmente, observou-se um baixo número de respostas (50 a 100% de abstenções), mesmo para questões que tratavam de conteúdos ligados aos currículos de séries já cursadas. Após a intervenção, percebeu-se uma apropriação de conceitos científicos concernentes aos aspectos investigados, tais como: ampliação da capacidade argumentativa e criticidade em relação ao uso dos corantes, o que favorece uma atuação cidadã. Por isso, acredita-se que a aproximação de temas sociais com atividades experimentais, num enfoque CTS, representa uma proposta promissora para melhoria das aulas de Química.

ciência, tecnologia e sociedade, experimentação, processos oxidativos avançados

02-EQM-29-12.pdf PDF: Relatos de Sala de Aula

 

O Uso de Mapas Conceituais no Ensino da Tabela Periódica: Um Relato de Experiência Vivenciado no PIBID

Neusa N. Fialho
Ricardo P. Vianna Filho
Magda R. Schmitt

Relatos de Sala de Aula

Os mapas conceituais podem auxiliar o ensino de Química de maneira significativa, estimulando os estudantes a lidar com as informações para transformá-las em conhecimento. O presente trabalho apresenta um relato de experiência sobre o uso de mapas conceituais no estudo da tabela periódica dos elementos. Trazemos também uma atividade alternativa a esta estratégia de ensino, mais especificamente um quebra-cabeça de mapas conceituais, o qual denominamos Jigsaw Puzzle Concept Map – JPCM. As atividades realizadas neste relato fizeram parte de um projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, envolveram uma turma do primeiro ano do Ensino Médio e tiveram a duração de um bimestre. Ao final das atividades foi aplicado um questionário, para avaliar a aprendizagem dos estudantes. Os resultados revelaram a relevância de utilizarmos os mapas conceituais em práticas docentes, com indicativos de avançarmos com essa estratégia de ensino, devido ao interesse dos estudantes na realização das atividades e, principalmente, as trocas de ideias entre eles sobre o tema abordado.

tabela periódica, mapas conceituais, JPCM

02-EQM-29-12.pdf PDF: Relatos de Sala de Aula

 

Uma Sequência Investigativa Relacionada à Discussão do Conceito de Ácido e Base

Cleuzane R. Souza
Fernando C. Silva

Ensino de Química em Foco

O ensino pautado na simples transmissão de informações, sem uma atenção para como essa informação vai ser significada pelo estudante, pode explicar a dificuldade na aprendizagem dos conceitos ácido e base. Muitas críticas têm sido feitas a essa forma de abordagem das definições de ácido e base nos livros didáticos. Assim, nosso objetivo foi compreender como os estudantes de duas turmas de Ensino Médio de uma escola pública lidam com os conceitos de ácido e base, após utilização de uma sequência didática com uma abordagem investigativa. Os instrumentos de produção de dados utilizados foram registros escritos dos estudantes, e a Análise Textual Discursiva foi empregada para compreensão desses registros. Embora os estudantes tenham apresentado muitas dificuldades para expor suas ideias, eles fornecerem soluções para o problema levantado e propuseram experimentos. Percebemos uma evolução das ideias relacionadas ao conceito de ácido e base ao longo da sequência didática. No que se refere aos conceitos discutidos, os estudantes reconheceram que a mudança de cor de um indicador está relacionada a sua forma no meio em questão, e que um ácido de Brønsted-Lowry doa o próton (H+) apenas se houver uma base para aceitá-lo. A abordagem investigativa propiciou aos estudantes aplicarem os conceitos ácido e base no contexto da organização de materiais, mas também nos sérios problemas ambientais ocasionados pelo descarte inadequado desses materiais.

educação em química, ensino de ciências por investigação, experimentação no ensino médio

02-EQM-29-12.pdf PDF: Ensino de Química em Foco

 

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Sociedade Brasileira de Química © 2018

on-line ISSN 2175-2699
impreso ISSN 0104-8899
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