Normas de Submisso


Preparao dos manuscritos

Os trabalhos deverão ser digitados em página A4, espaço duplo, tipo Times Roman, margens 2,5, devendo ter no máximo o número de páginas especificado para a seção da revista à qual são submetidos. Na primeira página deverá conter o título do trabalho e um resumo do artigo com, no máximo, 1000 caracteres (espaços inclusos) e a indicação de três palavras-chave, seguidos de suas traduções para a linha inglesa, incluindo o título.

Não deve haver indicação dos autores no documento com o manuscrito, as informações dos autores devem estar descritas na carta de apresentação aos editores, e esta deverá conter o título do trabalho, o(s) nome(s) do(s) autor(es), sua(s) formação(ções) acadêmica(s), a instituição em que trabalha(m) e o endereço completo, incluindo o eletrônico. Verifique as propriedades do documento para retirar quaisquer informações.

As referncias citadas devem ser relacionadas ao final do texto, segundo exemplos abaixo:

Para livros

(referncia completa - citao no texto entre parnteses):

AMBROGI, A.; LISBÔA, J.C. e VERSOLATO, E.F. Unidades modulares de Química. So Paulo: Gráfica Editora Hamburg, 1987. - (Ambrogi et al., 1987).

KOTZ, J.C. e TREICHEL Jr., P. Química e reações químicas. Trad. J.R.P. Bonapace. 4 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2002. v. 1. - (Kotz e Treichel Jr., 2002).

Para peridicos

(referncia completa - citao no texto entre parnteses):

TOMA, H.E. A nanotecnologia das molculas. Qumica Nova na Escola, n. 21, p. 3-9, 2005. - (Toma, 2005).

ROSINI, F.; NASCENTES, C.C. E NBREGA, J.A. Experimentos didticos envolvendo radiao microondas. Qumica Nova, v. 26, p. 1012-1015, 2004. - (Rosini et al., 2004).

Para pginas internet

(referncia completa - citao no texto entre parnteses):

http://qnesc.sbq.org.br, acessada em Maro 2008. - (Revista Qumica Nova na Escola, 2008).

Para outros exemplos, consulte-se nmero recente da revista.

Os autores devem, sempre que possvel, sugerir outras leituras ou acessos a informaes e reflexes a respeito dos temas abordados no texto, para serem includos em "Para Saber Mais".

As legendas das figuras devem ser colocadas em pgina parte, ao final, separadas das figuras. A seguir devem ser colocadas as figuras, os grficos, as tabelas e os quadros. No texto, apenas deve ser indicado o ponto de insero de cada um(a).

Os autores devem procurar seguir, no possvel, as normas recomendadas pela IUPAC, inclusive o Sistema Internacional de Unidades.

Submisso dos Artigos

Qumica Nova na Escola oferece aos autores a submisso on line, que pode ser acessada por meio do registro de Login e Senha. possvel registrar-se em nossa pgina na internet (http://qnesc.sbq.org.br) usando a opo Novo Usurio. Usurios das plataformas do JBCS e QN j esto cadastrados na base, devendo utilizar o mesmo Login e Senha. Aps estar cadastrado no sistema, o autor pode facilmente seguir as instrues fornecidas na tela. Ser solicitada a a submisso de um nico arquivo do manuscrito completo, em formato PDF. Est disponvel uma ferramenta para gerar o arquivo .pdf, a partir de arquivo .doc ou .rtf, com envio automtico para o endereo eletrnico do autor. To logo seja completada a submisso, o sistema informar automaticamente, por correio eletrnico, o cdigo temporrio de referncia do manuscrito, at que este seja verificado pela editoria. Ento ser enviada mensagem com o nmero de referncia do trabalho.

Se a mensagem com cdigo temporrio de submisso no for recebida, por algum motivo, a submisso no foi completada e o autor ter prazo mximo de 5 (cinco) dias para complet-la. Depois desse prazo, o sistema no permite o envio, devendo ser feita nova submisso.

O autor poder acompanhar, diretamente pelo sistema, a situao de seu manuscrito.

Ao fazer a submisso, solicita-se uma carta de apresentao, indicando a seo na qual o artigo se enquadra, que dever ser digitada no local indicado, sendo obrigatria a apresentao dos endereos eletrnicos de todos os autores.

Manuscritos revisados

Manuscritos enviados aos autores para reviso devem retornar Editoria dentro do prazo de 60 dias ou sero considerados como retirados.

A editoria de Qumica Nova na Escola reserva-se o direito de efetuar, quando necessrio, pequenas alteraes nos manuscritos aceitos, de modo a adequ-los s normas da revista e da IUPAC, bem como tornar o estilo mais claro - respeitando, naturalmente, o contedo do trabalho. Sempre que possvel, provas so enviadas aos autores, antes da publicao final do artigo.

Todos os textos submetidos so avaliados no processo de duplo-cego por ao menos dois assessores. Os Editores se reservam o direito de julgar e decidir sobre argumentos divergentes durante o processo editorial.

Sees / Linha Editorial

Sero considerados, para publicao na revista Qumica Nova na Escola, artigos originais (em portugus) que focalizem a rea de ensino de Qumica nos nveis fundamental, mdio ou superior, bem como artigos de Histria da Qumica, de pesquisa em ensino e de atualizao cientfica que possam contribuir para o aprimoramento do trabalho docente na rea e para o aprofundamento das discusses da rea. Os artigos so aceitos para publicao nas seguintes sees:

QUMICA E SOCIEDADE

Responsvel: Roberto Ribeiro da Silva. Aspectos importantes da interface qumica/sociedade, procurando analisar as maneiras como o conhecimento qumico pode ser usado - bem como as limitaes de seu uso - na soluo de problemas sociais, visando a uma educao para a cidadania. Deve-se abordar os principais aspectos qumicos relacionados temtica e evidenciar as principais dificuldades e alternativas para o seu ensino. Limite de pginas: 20

EDUCAO EM QUMICA E MULTIMDIA

Responsvel: editoria. Visa a aproximar o leitor das aplicaes das tecnologias da informao e comunicao no contexto do ensino-aprendizado de Qumica, publicando resenhas de produtos e artigos/notas tericos e tcnicos. Deve-se explicitar contribuies para o processo de ensino-aprendizagem. Limite de pginas: 15

ESPAO ABERTO

Responsvel: editoria. Divulgao de temas que igualmente se situam dentro da rea de interesse dos educadores em Qumica, de forma a incorporar a diversidade temtica existente hoje na pesquisa e na prtica pedaggica da rea de ensino de Qumica, bem como desenvolver a interface com a pesquisa educacional mais geral. Deve-se explicitar contribuies para o processo de ensino-aprendizagem. Limite de pginas: 20

CONCEITOS CIENTFICOS EM DESTAQUE

Responsvel: Alice Ribeiro Casimiro Lopes. Discusso de conceitos bsicos da Qumica, procurando evidenciar sua relao com a estrutura conceitual da Cincia, seu desenvolvimento histrico e/ou as principais dificuldades e alternativas para o ensino. Limite de pginas: 20

HISTRIA DA QUMICA

Responsvel: Paulo Alves Porto. Esta seo contempla a Histria da Qumica como parte da Histria da Cincia, buscando ressaltar como o conhecimento cientfico construdo. Deve-se apresentar dados histricos, preferencialmente, de fontes primrias e explicitar o contexto sociocultural do processo de construo histrica. Limite de pginas: 15

ATUALIDADES EM QUMICA

Responsvel: Romeu C. Rocha-Filho. Procura apresentar assuntos que mostrem como a Qumica uma cincia viva, seja com relao a novas descobertas, seja no que diz respeito sempre necessria redefinio de conceitos. Deve-se explicitar contribuies para o ensino da Qumica. Limite de pginas: 15

RELATOS DE SALA DE AULA

Responsvel: Lenir Basso Zanon. Divulgao das experincias dos professores de Qumica, com o propsito de socializ-las junto comunidade que faz educao por meio da Qumica, bem como refletir sobre elas. Deve-se explicitar contribuies da experincia vivenciada e indicadores dos resultados obtidos. Limite de pginas: 20

PESQUISA EM ENSINO

Responsvel: Otvio Alosio Maldaner. Investigaes sobre problemas no ensino da Qumica, explicitando os fundamentos tericos, o problema, as questes ou hipteses de investigao e procedimentos metodolgicos adotados na pesquisa, bem como analisando criticamente seus resultados. Limite de pginas: 25

O ALUNO EM FOCO

Responsvel: Eduardo Fleury Mortimer. Divulgao dos resultados das pesquisas sobre concepes de alunos e alunas, sugerindo formas de lidar com elas no processo ensino-aprendizagem, explicitando os fundamentos tericos, o problema, as questes ou hipteses de investigao e procedimentos metodolgicos adotados na pesquisa, bem como analisando criticamente seus resultados. Limite de pginas: 25

EXPERIMENTAO NO ENSINO DE QUMICA

Responsvel: Luiz Henrique Ferreira. Divulgao de experimentos que contribuam para o tratamento de conceitos qumicos no Ensino Mdio e Fundamental e que utilizem materiais de fcil aquisio, permitindo sua realizao em qualquer das diversas condies das escolas brasileiras. Deve-se explicitar contribuies do experimento para a aprendizagem de conceitos qumicos e apresentar recomendaes de segurana e de reduo na produo de resduos, sempre que for recomendvel. Limite de pginas: 10

ELEMENTO QUMICO

Responsvel: Romeu C. Rocha-Filho. Divulgao de informaes cientficas e tecnolgicas sobre as diferentes formas sob as quais os elementos qumicos se manifestam na natureza e seu papel na histria da humanidade, comentando sua importncia no contexto de nosso pas. A SUBMISSO DESTA SEO EST ENCERRADA.

on-line ISSN 2175-2699
impreso ISSN 0104-8899
Apoio a Projetos
CNPq
Desenvolvido por EKMF.