Voltar à Coleção Completa de Cadernos Temáticos

Novos Materiais

2_Novos_Materiais_small.jpg

Editorial

Corpo Editorial

Editorial

editorial.pdf editorial.pdf

Introdução à Química de Materiais

Marco-A de Paoli

Introdução

introd.pdf introd.pdf

Polímeros Sintéticos

Emerson Wan, Eduardo Galembeck e Fernando Galembeck

conectividade, cadeias lineares e redes, transição vítrea, polímeros, plásticos, borrachas

Os polímeros sintéticos são macromoléculas, produzidas pela junção de muitas moléculas pequenas semelhantes. Podem apresentar diferentes tipos de organização: em cadeias lineares ou ramificadas, e em redes. Cada modo de organização produz propriedades especiais, que permitem o uso dos polímeros em objetos de uso pessoal, embalagens, vestimentas, materiais elétricos e optoeletrônicos, casa e automóveis.

polimer.pdf polimer.pdf

Plásticos Inteligentes

Marco-A De Paoli

polímeros, dispositivos, plásticos

Neste artigo descreve-se esta classe de materiais mostrando a sua constituição química, dando algumas informações sobre a sua história e forma de obtenção. Descreve-se a razão pela qual eles são chamados de “inteligentes”. Discutem-se ainda as aplicações mais importantes para estes materiais, ou seja, a montagem dos chamados dispositivos eletrocrômicos, eletromecânicos e fotoeletroquímicos.

plastic.pdf plastic.pdf

Vidros

Oswaldo Luiz Alves, Iara de Fátima Gimenez e Italo Odone Mazali

evolução dos vidros, teoria da formação de vidros, aplicações de vidros, reciclagem de vidros

Neste trabalho buscou-se abordar os aspectos históricos do desenvolvimento dos vidros enquanto materiais presentes no cotidiano, nas artes e na tecnologia. Adicionalmente, procurou-se desmistificar a definição clássica de vidros, na direção de abranger todos os exemplos conhecidos. Na seqüência, examinou-se brevemente os aspectos teóricos da formação de vidros pelo método clássico de fusão/resfriamento. Finalmente, abordou-se a preparação de vidros, do ponto de vista prático, suas aplicações modernas e, merecendo grande destaque atual, a questão ligada à reciclagem.

vidros.pdf vidros.pdf

Peneiras Moleculares: Selecionando as Moléculas por seu Tamanho

Artur J. Santos Mascarenhas, Erica C. Oliveira e Heloise O. Pastore

zeólitos, aluminofosfatos, materiais mesoporosos

Peneiras moleculares são sólidos com porosidade definida e com capacidade de distinção de moléculas por suas dimensões e geometrias. Neste artigo, são discutidos a origem destes materiais na natureza e o desenvolvimento de peneiras moleculares em laboratório; suas propriedades e reatividade em função de sua composição química e de sua estrutura cristalina, bem como o desenvolvimento das peneiras moleculares mesoporosas. Diversos exemplos de aplicações usando zeólitos e peneiras moleculares em geral são discutidos, a fim de ilustrar a importância e o potencial tecnológico destes materiais.

peneiras.pdf peneiras.pdf


Voltar à Coleção Completa de Cadernos Temáticos
 
on-line ISSN 2175-2699
impreso ISSN 0104-8899
Apoio a Projetos
CNPq
Desenvolvido por EKMF.