Temos a convicção de que a educação é fundamental para formar cidadãos e cidadãs capazes de se posicionar e tomar decisões responsáveis diante dos problemas que o mundo moderno impõe à sociedade.
Constatamos que muitas pessoas, mesmo após freqüentar a escola média, não conseguem se posicionar sobre problemas que exijam algum conhecimento de química, concebendo essa ciência ou como responsável por poluição e catástrofes ou como solução para todos os problemas.
No VII Encontro Nacional de Ensino de Química, promovido em Belo Horizonte em julho de 1994 pela SBQ - Sociedade Brasileira de Química, foi proposta a criação de uma revista dirigida a professores de química. Este é o primeiro número de uma série que pretendemos longa.
Química Nova na Escola, com uma periodicidade semestral, integra-se à linha editorial da SBQ, que publica Química Nova (já no volume 18) e o Journal of the Brazilian Chemical Society (no volume 6), propondo-se subsidiar o trabalho, a formação e a atualização de professoras e professores.
Química Nova na Escola nasce como um espaço de educadores, suscitando debates e reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem de química. Assim, contribuirá para a tarefa fundamental de formar verdadeiros cidadãos e cidadãs.
Em cada número, a leitora e o leitor encontrarão as seções “Química e sociedade”, “Conceitos científicos em destaque”, “Atualidades em química”, “Relatos de sala de aula”, “Experimentação no ensino de química”, “O aluno em foco”, “Pesquisa no ensino da química”, “História da química” e “Elemento químico”, assim como resenhas de livros e divulgação de eventos de interesse para a área.
Esperamos que a adesão das professoras e dos professores de química a esta proposta editorial se reflita no uso dos artigos que divulgaremos, no envio de seus relatos de pesquisa – nos quais a sala de aula é um laboratório privilegiado – e em pedidos de assinatura através do encarte que se encontra neste número.
Os Editores