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QNEsc #7

QNEsc #7 - Maio - 1998

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Cromatografia: um breve ensaio

Ana Luiza G. Degani, Quezia B. Cass e Paulo C. Vieira

Atualidades em Química

cromatografia, sílica, fase móvel, fase estacionária

Este artigo apresenta os conceitos básicos da cromatografia. Os diferentes tipos de cromatografia são descritos e classificados considerando-se a forma física do sistema cromatográfico empregado, a fase móvel/estacionária utilizada ou o modo de separação. Especial ênfase é dada à cromatografia líquida clássica e de alta eficiência e à cromatografia gasosa de alta resolução.

atual.pdf atual.pdf

Estrutura molecular: o conceito fundamental da química

José Glauco Tostes

Conceitos científicos em destaque

estrutura molecular, mecânica quântica, interação molecular

Este artigo apresenta uma abordagem sobre um conceito central em nossas aulas de química: a estrutura molecular. São apresentados os limites da mecânica clássica para a interpretação do conceito de estrutura molecular, o desenvolvimento desse conceito pela mecânica quântica e as controvérsias quanto à utilização desse modelo de modo puramente quântico.

conceito.pdf conceito.pdf

Ferramentas de busca na web

Marcelo Giordan

Educação em Química e Multimídia

mecanismos de busca. Banco de dados, acesso à informação

Neste artigo, estaremos apresentando alguns sítios que oferecem serviços de busca de informações e discutindo a característica de banco de dados da Web.

eqm.pdf eqm.pdf

Oxigênio

Eduardo Motta Alves Peixoto

Elemento Químico

elemento.pdf elemento.pdf

O Ensino Médio em Questão

Alice Ribeiro Casimiro Lopes

Espaço aberto

ensino médio, currículo, disciplina

Este artigo tem por objetivo contribuir para a reflexão sobre as atuais políticas curriculares, em especial sobre a proposta de mudanças das políticas curriculares para o ensino médio. Isto é feito através da análise crítica do texto da proposta de resolução que estabelece a organização curricular e a base nacional comum do ensino médio, em fase de debates e, portanto, sujeita a modificações, no Conselho Nacional de Educação.

espaco.pdf espaco.pdf

Cromatografando com giz e espinafre: um experimento de fácil reprodução nas escolas de ensino médio

Alfredo Ricardo M. de Oliveira, Fábio Simonelli e Francisco de Assis Marques

Experimentação no Ensino de Química

cromatografia, extração, isolamento

Este artigo descreve um experimento simples envolvendo a extração de carotenos e clorofilas de espinafre e a separação desses constituintes através de técnicas cromatográficas utilizando giz.

exper2.pdf exper2.pdf

Investigando tintas de canetas utilizando cromatografia em papel

Julio Cezar foschini Lisbôa

Experimentação no Ensino de Química

cromatografia em papel, experimentação no ensino de química,

As tintas de canetas esferográficas de mesma cor mas de diferentes marcas diferem quanto a sua constituição? Em que diferem das hidrográficas? Este experimento propõe encontrar respostas a essas perguntas por meio da cromatografia em papel.

exper3.pdf exper3.pdf

Preparação de uma coluna cromatográfica de areia e mármore e seu uso na separação de pigmentos

Renata M. S. Cleghini e Luiz Henrique Ferreira (Grupo "Química Legal")

Experimentação no Ensino de Química

cromatografia, experimentação no ensino de química, separaçã

Este artigo descreve como preparar colunas cromatográficas a partir de areia (incluindo o pré-tratamento da areia) e como usá-las para separar os constituintes da tinta de canetas hidrográficas ou de misturas de corantes alimentícios (anilinas).

exper4.pdf exper4.pdf

Cromatografia em giz no ensino de química: didática e economia

Rosiléia Paloschi, Mára Zeni e Raúl Riveros

Experimentação no Ensino de Química

cromatografia de adsorção, giz, ensino de química

Este artigo relata uma sugestão para visualização, por alunos do ensino médio, de um método de separação de substânciias complexas por meio de uma demonstração simples e de fácil acesso. A fundamentação teórica envolvida também merece especial atenção.

exper1.pdf exper1.pdf

A afinidade entre as substâncias pode explicar as reações químicas?

Rosária da Silva Justi

História da Química

afinidade, afinidade seletiva, atração, reações químicas, va

Este artigo busca verificar como as concepções prévias hoje mostradas pelas alunas e pelos alunos a respeito de por que ocorrem reações químicas estão presentes na história do desenvolvimento de um importante conceito: a afinidade. Temos, numa história que começa há mais de 2500 anos A.P. (antes do tempo presente), informações para entender um pouco mais a ciência, e em particular a estrutura da matéria. Como as idéias acerca do conceito de afinidade nem sempre estiveram muito claras, sempre existiram muitas interrogações para os químicos, traduzidas em diferentes contextos. Charles Darwin, na Origem das espécies (edição de 1875, p. 63), em busca de metáforas usou a afinidade seletiva dos elementos químicos para explicar a seleção natural.

historia.pdf historia.pdf

Quanto mais quente melhor: calor e temperatura no ensino de termoquímica

Eduardo Fleury Mortimer e Luiz Otvio F. Amaral

O Aluno em foco

calor, temperatura, ensino de termoqumica, concepes alter

Este artigo discute as concepes dos estudantes sobre calor e temperatura, sugerindo quatro atividades para explicit-las e favorecer a construo dos conceitos cientficos correspondentes, que so bsicos para a aprendizagem de conceitos mais avanados de termoqumica.

aluno.pdf aluno.pdf

Amor ao primeiro odor: a comunicação química entre os insetos

J. Tércio B. Ferreira (in memorian) e Paulo H. G. Zarbin

Química e Sociedade

feromônios, comunicação química, insetos

Este artigo apresenta uma discussão sobre a utilização de feromônios como uma possibilidade alternativa e promissora de combate as pragas de plantas cultivadas. São também abordados alguns conceitos e técnicas básicas empregados neste processo.

quimsoc.pdf quimsoc.pdf

Os feromônios e o ensino de química

Ana Luiza de Quadros

Relatos de sala de aula

cotidiano e ensino de química, ensino-aprendizagem, feromôni

Este artigo apresenta uma abordagem do tema feromônios no ensino da química orgânica no nível médio, visando à valorização, por parte dos alunos, de relações entre substâncias químicas e contextos/problemas estudados.

relatos.pdf relatos.pdf

Editorial QNEsc #7

Corpo Editorial

Editorial

editor.pdf editor.pdf

Educação em Química: construir a cidadania.

Attico I Chassot

Resenha

Educação em Química: construir a cidadania. De Wildson Luiz Pereira Santos e Roseli Schnetzler (Ijuí: Unijuí, 1997. ISBN 8585866-81-0)

resenha1.pdf resenha1.pdf


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