Voltar à Coleção Completa

QNEsc No8

QNEsc No8 - Novembro - 1998

qnesc-08.jpg

Prêmio Nobel de Química 1998: Walter Kohn e John A Pople

Luiz Carlos Gomide Freitas

Atualidades em Química

Prêmio Nobel, química quântica, métodos computacionais

Este artigo faz uma breve análise da evolução das técnicas que permitiram a aplicação dos conceitos da mecânica quântica na investigação de sistemas químicos. São discutidas as contribuições de John A. Pople e Walter Kohn, ressaltando-se o papel desempenhado por estes pesquisadores no desenvolvimento de metodologias que modificaram a natureza da pesquisa química neste final de século.

atual.pdfPDF: 01 Atualidades em Química


Correio e bate-papo: a oralidade e a escrita ontem e hoje

Marcelo Giordan

Educação em Química e Multimídia

comunicação, oralidade, escrita, redes de computadores

Neste artigo, apresenta-se uma reflexão sobre as modalidades comunicacionais orais e escritas em dois momentos da história, procurando-se discutir as diferenças e semelhanças entre elas.

eqm.pdf PDF: 02 Educação em Química e Multimídia


A química no efeito estufa

Mario Tolentino e Romeu C. Rocha-Filho

Química e Sociedade

efeito estufa, gases-estufa, aquecimento global

Este artigo fala das implicações do aumento do efeito estufa e explica as bases químicas para a ocorrência desse fenômeno.

quimsoc.pdfPDF: 03 Química e Sociedade


Materiais: foco dos estudos em química. O tema propriedades específicas dos materiais como um dos eixos estruturadores de um curso introdutório de química

Luiz Adolfo Kangussu Gomes

Relatos de sala de aula

programa de ensino de química, abordagem macroscópica de conteúdos, aprendizagem significativa de conceitos

Neste artigo, o relato de um professor de química do nível médio traz reflexões acerca de uma questão essencial: para que e por que é importante estudar e saber química? Ao abordar esta questão, o professor alerta para a necessidade de adequação do ensino de química à realidade da escola. Propõe estratégias de organização curricular que contemplam a priorização de conteúdos e temas, dando atenção a abordagens que promovam aprendizagens significativas em química.

relatos.pdf PDF: 04 Relatos de Sala de Aula


A Energia e a Química

Renato José de Oliveira e Joana Mara Santos

Conceitos científicos em destaque

energia química, calor, energia

Neste artigo, os autores têm por objetivo focalizar a utilização do conceito de energia na química, especialmente no que se refere aos processos de troca de calor. Assim, questionam como vem sendo utilizada a expressão 'energia química', o que contribui para analisarmos como, de forma geral, lidamos criticamente com as definições da ciência.

conceito.pdfPDF: 05 Conceitos científicos em destaque


Os temas transversais nos parâmetros curriculares nacionais

Elizabeth Fernandes de Macedo

Espaço aberto

temas transversais, disciplina escolar, parâmetros curricula

Neste artigo, a autora argumenta que a própria forma como foram estruturados os PCN contribui para a desarticulação do currículo, contrariando o próprio discurso de valorização dos temas transversais. No desenvolvimento de sua argumentação, a autora contribui para que possamos compreender melhor 'o que são' as disciplinas escolares, especialmente suas diferenças em relação às disciplinas científicas.

espaco.pdfPDF: 06 Espaço aberto


O alquimista Sendivogius e o salitre

Paulo Alves Porto

História da Química

alquimia, Michael Sendivogius, pedra filosofal, salitre

A tendência atual entre os historiadores da ciência é tentar compreender as idéias dos personagens do passado dentro do contexto em que foram elaboradas. A procura de 'homens adiante de seu tempo', que teriam vislumbrado conceitos só possíveis anos mais tarde, pode levar a interpretações distorcidas dos fatos históricos. Este artigo procura mostrar, por meio de um exemplo tomado à alquimia do século XVII, como a história da química já foi palco para esse tipo de interpretação equivocada.

historia.pdf PDF: PDF: 07 História da Química


Sobre a importância do conceito transformação química no processo de aquisição do conhecimento químico

Maria Inês de Freitas Petrucci S. Rosa e Roseli Pacheco Schnetzler

Pesquisa no Ensino de Química

transformação química, ensino de química, concepções alterna

Este artigo apresenta e discute as principais concepções de alunos do ensino médio sobre transformações químicas, obtidas a partir de uma extensa revisão bibliográfica de pesquisas sobre tal conceito fundamental.

pesquisa.pdfPDF: 08 Pesquisa no Ensino de Química


Pilhas modificadas empregadas no acendimento de lâmpadas

Noboru Hioka, Florângela Maionchi, Danil Agar Rocha Rubio, Patrícia Akemi Goto e Odair Pastor Ferreir

Experimentação no Ensino de Química

pilhas, corrente, voltagem, lâmpadas

Neste trabalho sugere-se a construção de duas pilhas eletroquímicas a partir de materiais de fácil acesso e que permitem acender lâmpadas de pequeno consumo por intervalo de tempo razoável. A primeira delas é uma adaptação da 'pilha de Daniell' e a segunda uma modificação da 'pilha seca' ou de 'empilhamento', que envolve o mesmo conjunto de reações da primeira.

exper1.pdfPDF: 09 Experimentação no Ensino de Química 1.pdf


Experiências sobre solos "Laboratório Aberto"

GEPEQ - IQ - USP

Experimentação no Ensino de Química

solos

Este artigo propõe experimentos simples para estudar a composição dos solos.

exper2.pdfPDF: 10 Experimentação no Ensino de Química 2


Flúor

Eduardo Motta Alves Peixoto

Elemento Químico

elemento.pdfPDF: Elemento Químico


Editorial QNEsc No8

Corpo Editorial

Editorial

editor.pdfPDF: Editorial


Voltar à Coleção Completa