QNEsc #12 - Novembro - 2000
Nobel 2000 Polímeros Condutores: descoberta e aplicações
Romeu C. Rocha-Filho
Atualidades em Química
polímeros condutores, Prêmio Nobel
O Prêmio Nobel de Química de 2000 foi outogrado aos descobridores dos polímeros condutores. Este artigo relata breves biografias dos três ganhadores do Prêmio e algumas das aplicações dos polímeros condutores.
v12a03.pdf
Fotossíntese: um tema para o ensino de ciências?
Clarisse Sumi Kawasaki e Nelio Marco Vicenzo Bizzo
Conceitos científicos em destaque
fotossíntese, concepções dos estudantes, ensino de ciências
Que temas eleger para o ensino de ciências ? Esta tem sido um preocupação para o professor de ciências que, a despeito de sua formação inicial, precisa ensinar (e dominar), ao mesmo tempo, biologia, química e física. Propôe-se aqui um desafio para o professor de ciências, que ele eleja o tema da "fotossíntese" para o exercício do ensino. A fotossíntese, em conjunto com outros processos fisiológicos, cumpre uma importante função vital nos vegetais: a nutrição autotrófica. Esta requer o conhecimento integrado de diferentes áreas do conhecimento científico, como fisiologia, bioquímica, ecologia, além das áreas da física e química, dadas as diversas conversões de energia envolvidas nos processos respiratórios e fotossintéticos.
v12a06.pdf
Educação Aberta na Web - Serviços de Atendimento aos estudantes
Marcelo Giordan e Irene Cristina de Mello
Educação em Química e Multimídia
educação aberta, atendimento pela internet
Este artigo apresenta alguns serviços disponíveis na internet de atendimento a dúvidas de estudantes sobre química. Os serviços de atendimento são separados em três categorias e suas principais características são descritas.
v12a02.pdf
Magnésio
Eduardo Motta Alves Peixoto
Elemento Químico
v12a11.pdf
Avaliação: uma perspectiva emancipatória
Jussara Margareth de Paula Loch
Espaço aberto
avaliação emancipatória, avaliação, exclusão
Neste artigo apresenta-se uma proposta de avaliação em uma perpectiva emancipatória. Nos tempos em que vivemos, nos quais a avaliação vem assumindo uma perpectiva cada vez mais classificatória e hieraquizadora dos conhecimentos e das pessoas, é fundamental estarmos atentos para outras perpectivas de avaliação. Sem esquecer que precisamos reividicar, em cada uma das escola, condições de trabalho que garantam as possivilidades de realização de outras formas de avaliar, comprometidas com os processos de emancipação dos sujeitos sociais.
v12a07.pdf
Desfazendo o mito da combustão da vela para medir o teor de oxigênio do ar
Per Christian Braathen
Experimentação no Ensino de Química
ar, oxigênio, teor de oxigênio
Este artigo procura desfazer o entendimento bastante difundido entre professores de ciências e química de que o teor aproximado do oxigênio no ar pode ser satisfatoriamente determinado por meio da combustão de uma vela dentro de um cilindro invertido num recipiente com água. Em seguida, resgata, com importantes adaptações, um método fácil, rápido e econômico para essa determinação.
v12a10.pdf
Eletricidade e a Química
Maria da Conceição Marinho Oki
História da Química
energia, eletricidade, descoberta de novos elementos químico
Este artigo destaca a importância da energia elétrica no desenvolvimento das sociedades humanas e nas suas relações. De modo resumido, é apresentada a tragetória que levou à compreensão da eletricidade e à sua utilização na descoberta de novos elementos químicos, bem como a contribuição dos estudos do fenômeno elétrico para uma maior aproximação entre a química e a física.
v12a08.pdf
Pensando e Falando sobre fenômenos químicos
Andréa Horta Machado
O Aluno em foco
ensino-aprendizagem, elaboração conceitual, equações química
Este artigo discute algumas idéias importantes para a formação de um pensamento químico. Também aborda a relação entre as representações e o processo de significação dos fenômenos químicos no processo de elaboração conceitual.
v12a09.pdf
Contaminação por mercúrio e o caso da Amazônia
Jurandir Rodrigues de Souza e Antônio Carneiro Barbosa
Química e Sociedade
contaminação por mercúrio, ribeirinhos, Região Amazônica
Nos últimos anos a problemática da contaminação por mercúrio no Brasil, principalmente na Amazônia, tem sido bastante discutida. A partir do momento em que os dados reais sobre esta contaminação foram aparecendo como resultado de inúmeros projetos de pesquisadores nacionais e estrangeiros, algumas dúvidas foram sendo esclarecidas e novas informações foram colocadas na mesa de discussão. Dentro desta nova ótica alguns preconceitos foram quebrados, outros foram surgindo e propostas para a remediação da contaminação de mercúrio foram expotas. Este artigo apresenta uma breve exposição do problema do mercúrio no Brasil, com ênfase para a Amazônia, com o objetivo de enriquecer as discussões sobre a situação atual dessa contaminação, os seus riscos e as alternativas para o seu controle.
v12a01.pdf
Uma abordagem alternativa para o Ensino da função álcool
Juliana da Rocha Rodrigues, Mônica Regina Marques Palermo de Aguiar, Luíz Cláudio de Santa Maria e Zilma Almado Mendonça Santos
Relatos de sala de aula
ensino de química, química orgânica, álcool
Este artigo apresenta o relato de uma abordagem alternativa para despertar o interesse dos alunos do ensino médio pelo estudo da função Álcool. Esta experiência foi desenvolvida na terceira série do Ensino Médio, na qual a função álcool foi inserida em um contexto tradicional de ensino, porém adotando um abordagem alternativa. A metodologia utiliza a problemática social ocasionada pelo alcoolismo como um tema gerador de aprendizagem, explorando tópicos como produção do etanol pela via fermentativa, teor alcólico de bebidas e o problema de se dirigir alcoolizado. Motivados por este assunto, os alunos exercitaram idéias abrangentes sobre métodos de separação de líquido, forças intermoleculares, concentração de soluções e reação de oxidação.
v12a05.pdf
Sabões e detergentes como tema organizador de aprendizagens no ensino médio
Cláudio Nazari Verani, Débora Regina Gonçalves e Maria da Graça Nascimento
Relatos de sala de aula
sabões e detergentes, ensino médio, técnicas de ensino, quím
O presente artigo trata de uma experiência desenvolvida junto a extudantes da primeira série do ensino médio que se refere a uma abordagem de conteúdos de química articulados a vivências cotidianas dos alunos - no caso o tema social 'sabões e detergentes'.
v12a04.pdf
Editorial QNEsc #12
Corpo Editorial
Editorial
12-editorial.pdf
Alfabetização Científica: Questões e Desafios Para a Educação
Alice Casimiro Lopes - FE/UFRJ
Resenha
"Alfabetização Científica: Questões e Desafios Para a Educação", de Attico Chassot. Ijuí: Edituora Unijuí, 2000. 432p. ISBN 85-7429-145-5
v12a04.pdf
A Formação Inicial e Continuada de Professores de Química
Lenir Basso Zanon - Unijuí
Resenha
"A Formação Inicial e Continuada de Professores de Química", de Otávio Aloisio Maldaner. Ijuí: Editora Unijuí, 2000. 419 p. ISBN 85-7429-126-9
v12a03.pdf
Linguagem e Formação de Conceitos no Ensino de Ciências
Luiz Otávio Fagundes do Amaral DQ/UFMG
Resenha
"Linguagem e Formação de Conceitos no Ensino de Ciências", de Eduardo Fleury Mortimer. Belo Horionte: Editora UFMG, 2000. 383p. ISBN 85-7041-181-2 - http://www.editora.ufmg.br
v12a04.pdf