Voltar à Coleção Completa

QNEsc #17

qnesc-17.jpg

Corantes Naturais: extração e emprego como indicadores de pH

Marcelo Vizeu Dias, Pedro Ivo C. Guimarães e Fábio Merçon

Relatos de Sala de Aula

ensino de Química, extração por solventes, pigmentos naturais

A aprendizagem em torno do cotidiano, através de aulas experimentais com materiais de fácil obtenção e uso comum, demonstrou-se uma boa alternativa para estimular os alunos para o ensino de Química nos níveis médio e fundamental. Neste trabalho, desenvolveu-se um conjunto de experimentos baseados nas cores de substâncias presentes em alguns legumes e obtidas através da técnica de extração por solventes. Esta atividade foi aplicada em turma de 2a série do Ensino Médio e possibilitou a abordagem de conceitos químicos relacionados com a característica polar e apolar de substâncias, solubilidade, funções orgânicas, métodos de separação de misturas, equilíbrio ácido-base e indicadores de pH.

a07.pdf a07.pdf

Carga Nuclear Efetiva e suas conseqüência para a Compreensão da Estrutura Eletrônica dos Átomos

Hélio Anderson Duarte

Conceitos Científicos em Destaque

carga nuclear efetiva, fator de blindagem, estrutura eletrônica

Os conceitos de fator de blindagem e carga nuclear efetiva são geralmente evocados para explicar a estrutura eletrônica dos átomos e as propriedades periódicas em cursos introdutórios de Química nas universidades. As regras de Slater e, mais recentemente, a idéia de percentagem de blindagem, têm sido usadas de forma semi-quantitativa para estimar o fator de blindagem e relacioná-lo com as propriedades periódicas. Dados experimentais como sucessivos potenciais de ionização e os dados de espectroscopia fotoeletrônica de raios X (XPS) permitem avanços no entendimento do fator de blindagem. Neste artigo mostra-se que esses dados correlacionam-se muito bem com Z2, como previsto pelo modelo atômico de Bohr. No entanto, os dados demonstram que elétrons de camadas mais externas são capazes de blindarem os elétrons mais internos em relação ao núcleo, em desacordo com a segunda regra de Slater. Ressalta-se assim o caráter probabilístico da Química Quântica e a interpenetração das funções de onda. Usando-se o modelo de Bohr, é possível estimar a carga nuclear efetiva a partir de dados experimentais. As conseqüências de uma abordagem com ênfase no conceito de átomo e de sua estrutura eletrônica para a compreensão de novas técnicas e tecnologias são brevemente discutidas.

a06.pdf a06.pdf

Portal do Professor: Ensino de Química e Interatividade

Ronaldo Gonçalves Pires, Nuba Rodrigues Princigalli e Eduardo Fleury Mortimer

Educação em Química e Multimídia

interatividade, Internet, ensino de Química

Neste artigo descreve-se os recursos disponíveis no Portal do Professor da Divisão de Ensino de Química da Sociedade Brasileira de Química, que está disponível na internet desde janeiro de 2003, no endereço www.sbq.org.br/ensino. Nesse sítio o professor de Química do Ensino Fundamental e Médio encontrará uma série de recursos para suas aulas, como tabelas periódicas personalizadas, possibilidade de elaborar gráficos para diversas propriedades, questões de vestibulares das principais universidades brasileiras para montar suas provas e artigos de Química Nova na Escola. Neste artigo procura-se introduzir o Portal ao professor de Química, para que possa conhecê-lo e usá-lo.

a05.pdf a05.pdf

A Descoberta da Estrutura do DNA: de Mendel a Watson e Crick

Otavio Henrique Thiemann

História da Química

ácido desoxirribonucléico, DNA, dupla hélice, história da Ciência

O desenvolvimento da descoberta científica nem sempre é linear e ocorre de forma direta. Os acontecimentos que levaram à descoberta da estrutura tridimensional do DNA por James Watson e Francis Crick representa uma fascinante história da Ciência Moderna. Neste ano celebra-se o cinqüentenário dessa descoberta tão fundamental e de conseqüências tão abrangentes para a vida moderna e o desenvolvimento tecnológico em diversos campos da investigação atual. Este artigo é um breve relato ilustrativo de como se desenvolveu o conhecimento científico culminando nessa fundamental descoberta.

17-a04.pdf 17-a04.pdf

Agentes Desinfetantes Alternativos para o Tratamento de Água

Sérgio M. Sanches, Carlos Henrique Tomich de Paula da Silva e Eny Maria Vieira

Atualidades em Química

trihalometanos, desinfecção da água, agentes desinfetantes alternativos

A água destinada ao consumo humano deve preencher condições mínimas para que possa ser ingerida ou utilizada para fins higiênicos. No Brasil, a desinfecção da água para consumo é usualmente realizada com a adição de cloro, nas formas de gás cloro e hipoclorito de sódio. Estudos recentes demonstraram que a desinfecção da água com cloro pode trazer certos inconvenientes, como a formação de trihalometanos, que são substâncias cancerígenas. Neste artigo, discute-se o uso de agentes desinfetantes alternativos para tentar minimizar a formação de trihalometanos.

a03.pdf a03.pdf

Cloro

Eduardo Motta Alves Peixoto

Elemento Químico

a13.pdf a13.pdf

Potencial de Eletrodo: uma Medida Arbitrária e Relativa

José Carlos Marconato e Edério Dino Bidóia

Experimentação no Ensino de Química

potencial de eletrodo, potencial de equilíbrio, eletrodo de referência, ensino de Química alternativo

Neste experimento, utiliza-se um eletrodo de referência não convencional, de laranja para medir o potencial de alguns metais na solução de seus íons, enfatizando a natureza arbitrária relativa dos valores de potenciais de eletrodo listados na série das tensões eletroquímicas.

a12.pdf a12.pdf

Explorando a Química na Determinação do Teor de Álcool na Gasolina

Melissa Dazzani, Paulo R. M. Correia, Pedro V. Oliveira e Maria Eunice R. Marcondes

Experimentação no Ensino de Química

Ensino Médio, Química Analítica, gasolina

A identificação e a determinação do teor de álcool na gasolina foram utilizadas para explorar a Química Analítica durante o Ensino Médio. Propriedades físicas e conceitos químicos foram utilizados para que os alunos explicassem os fenômenos envolvidos, a partir da estrutura molecular. A determinação do teor de álcool foi realizada de duas maneiras diferentes: [1] verificando a variação de volume da fase aquosa e [2] comparando a densidade da fase aquosa com valores da literatura. A diferença entre os valores obtidos pelos dois métodos permitiu aos alunos verificarem que a imprecisão é inerente à atividade experimental.

a11.pdf a11.pdf

Os Noventa Anos de Les Atomes

Aécio Pereira Chagas

História da Química

Jean Perrin, Les Atomes, realidade molecular

Em 1913, foi lançado, em Paris, o livro Les Atomes, de Jean Perrin. Este livro é um marco na história das Ciências, pois reuniu evidências experimentais sobre a existência dos átomos e moléculas. Naquela época, muitos cientistas, principalmente físicos, não aceitavam a existência dessas partículas. Jean Perrin, um físico-químico francês, foi um importante pesquisador que contribuiu para obter essas provas da realidade molecular.

a09.pdf a09.pdf

Coleta seletiva e separação de plásticos

Luiz Claudio de Santa Maria, Marcia C. A. M. Leite, Mônica R. Marques Palermo de Aguiar, Rachel Ouvinha de Oliveira, Maria Elena Arcanjo e Elaine Luiz de Carvalho

Relatos de Sala de Aula

plásticos, técnicas de ensino, reciclagem

Um dos grandes desafios atuais é a disposição final do lixo urbano, no qual são encontrados diversos materiais plásticos presentes em nosso cotidiano e que, por sua natureza química, apresentam uma grande resistência à biodegradação. A reciclagem de plásticos descartados nos lixões é uma possível solução para minimizar este problema. O presente artigo trata de uma experiência didática desenvolvida junto a alunos de uma turma de 3ª série do Ensino Médio. O foco do artigo é a discussão sobre a utilização de experimento como elemento de estimulação em aulas expositivas de Química.

a08.pdf a08.pdf

Epistemologia e a Formação Docente em Química

Soraia Freaza Lôbo e Edilson Fortuna de Moradillo

Espaço Aberto

racionalidade técnica, epistemologia, formação docente

A racionalidade técnica, como modelo de formação docente, tem se mostrado ineficaz para lidar com os problemas complexos de sala de aula. Esse modelo propõe soluções técnicas desconectadas das questões mais fundamentais que, na verdade, orientam a resolução de problemas da prática. Essas questões correspondem às concepções ontológicas e epistemológicas que, apesar de darem significado à prática docente, têm sido pouco trabalhadas nos cursos de licenciatura. Este artigo visa contribuir para a reflexão sobre a formação docente, destacando a importância das questões epistemológicas para uma formação mais crítica e menos tecnicista.

a10.pdf a10.pdf

A Importância da Vitamina C - na Sociedade Através dos Tempos

Antônio Rogério Fiorucci, Márlon Herbert Flora Barbosa Soares e Éder Tadeu Gomes Cavalheiro

Química e Sociedade

Ácido ascórbico, vitamina C, escorbuto, cotidiano

Há 70 anos, foi realizada a síntese em laboratório de uma vitamina. Essa vitamina, o ácido ascórbico, teve uma importância indiscutível na sociedade antes e depois da elucidação de sua estrutura química e de sua preparação em laboratório. Este artigo apresenta aspectos científicos, históricos e cotidianos da vitamina C, procurando explorar os conceitos químicos e biológicos de uma forma contextualizada, de acordo com as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). As informações fornecidas têm o objetivo de ser subsídios para que o professor de Química proponha um projeto interdisciplinar rlacionado com vitamina C, juntamente com docentes de outras áreas.

a02.pdf a02.pdf

Editorial

Corpo Editorial

Editorial

a01.pdf a01.pdf


Voltar à Coleção Completa
 
on-line ISSN 2175-2699
impreso ISSN 0104-8899
Apoio a Projetos
CNPq
Desenvolvido por EKMF.