Voltar à Coleção Completa

QNEsc #21

qnesc21.jpg

De Olho nos Rótulos: Compreendendo a Unidade Caloria

Attico Chassot, Luciana Dornelles Venquiaruto e Rogério Marcos Dallago

Química e Sociedade

caloria, rótulos, alimentos industrializados

O texto busca facilitar a leitura e a compreensão de rótulos em relação à unidade caloria, instigando o consumidor a uma análise crítica do que é oferecido para o consumo. Assim, procura-se estudar e investigar a questão calórica dos alimentos, uma vez que os rótulos de inúmeros produtos alimentícios são confusos quanto à unidade caloria, apresentando, às vezes, dados contraditórios. Neste artigo, apresenta-se o que é caloria, incluindo considerações referentes a termos que, freqüentemente, são empregados erroneamente por grande parte da indústria alimentícia.

v21a02 v21a02.pdf

A Nanotecnologia das Moléculas

Henrique E. Toma

Atualidades em Química

Nanotecnologia, nanociências, Química Supramolecular

A tecnologia atual, que avança na escala nanométrica, está rompendo as barreiras do mundo clássico para ingressar no domínio quântico dos átomos e moléculas. Essa onda, que se anuncia como a maior revolução tecnológica de todos os tempos, poderá transcender a própria Química ao ir ao encontro dos sistemas organizados e nanomáquinas moleculares que sustentam a vida. Inspiradas nesses sistemas, novas estratégias em nanotecnologia já estão aflorando através da Química Supramolecular, permitindo vislumbrar uma enorme gama de aplicações, desde medicamentos e materiais inteligentes, até avançados dispositivos sensoriais, eletrônicos e de conversão de energia.

v21a01.pdf v21a01.pdf

Diet ou Light: Qual a Diferença?

Rejane Maria Ghisolfi da Silva e Sandra Terezinha de Farias Furtado

Química e Sociedade

diet, light, produtos alimentares

É notório o crescente consumo de produtos diet e light pelas pessoas de nossa sociedade. Tal consumo tem sido realizado, na maioria das vezes, sem observação e leitura dos rótulos dos produtos. Os rótulos das embalagens encerram informações relativas à composição química e aos aspectos nutricionais, bem como citam substâncias criadas e recriadas pelos homens que necessitam ser traduzidas, decodificadas para que os consumidores possam fazer uso desses alimentos de forma adequada.

v21a03.pdf v21a03.pdf

Uma Sugestão de Atividade Experimental: A Velha Vela em Questão

Maria do Carmo Galiazzi, Fábio Perez Gonçalves, Bianca H. Seyffert, Elisa Lotici Hennig e Juliana Carriconde Hernandes

Relatos de Sala de Aula

atividades experimentais, abordagem sociocultural, educar pela pesquisa, diálogo argumentativo

Neste artigo, propõe-se a realização de uma atividade experimental na perspectiva sociocultural, em que os experimentos são considerados ferramentas ou artefatos culturais para a apropriação do discurso químico pelos estudantes. A aula proposta é desenvolvida usando-se alguns artefatos culturais (o questionário, a tabela, os experimentos, o diálogo, a escrita, os textos teóricos) com o objetivo de problematizar os conhecimentos dos estudantes sobre o fenômeno da combustão.

v21a05.pdf v21a05.pdf

Júri Químico: Uma Atividade Lúdica para Discutir Conceitos Químicos

Alessandro silva de Oliveira e Márlon Herbert Flora Barbosa Soares

Relatos de Sala de Aula

atividades lúdicas, conceitos químicos, júri simulado, simulação

Este artigo apresenta uma atividade lúdica para ser desenvolvida em sala de aula e consiste na elaboração de um júri simulado. A sala é dividida em três grupos distintos. O primeiro grupo defende uma engarrafadora de água, o segundo grupo, uma fábrica de baterias e o terceiro se porta como júri. Os alunos personificam as funções de advogados de defesa e acusação e de testemunhas diversas. O professor personifica o juiz da atividade e decide quem, afinal, contaminou a cidade fictícia de Nucleópolis. O trabalho também discute a função do lúdico como ferramenta de desenvolvimento cognitivo.

v21a04.pdf v21a04.pdf

Uma Abordagem Alternativa para o Aprendizado dos Conceitos de Átomo, Molécula, Elemento Químico, Substância Simples e Substância Composta, nos Ensinos Fundamental e Médio

José Roberto Caetano da Rocha e Andrea Cavicchioli

Relatos de Sala de Aula

ensino de Química, procedimento pedagógico, motivação do aprendizado no Ensino Médio

Este trabalho apresenta uma alternativa de procedimento pedagógico para trabalhar os conceitos: átomo, molécula, elemento químico, substância simples e substância composta. Esse procedimento foi realizado para turmas da primeira série do Ensino Médio de uma escola pública paulistana. Também são comentados os resultados das avaliações realizadas para quantificar o grau de conhecimento que os alunos conseguiram reter após a utilização do referido procedimento pedagógico.

v21a06.pdf v21a06.pdf

Rotação de Luz Polarizada por Moléculas Quirais: Uma Abordagem Histórica com Proposta de Trabalho em Sala de Aula

Olga Bagatin, Fernanda Ibanez Simplício, Silvana Maria de Oliveira Santin e Ourides Santin Filho

História da Química

atividade óptica, luz polarizada, Louis Pasteur

A rotação da luz polarizada é uma propriedade física importante apresentada por moléculas quirais. Ela serve, por exemplo, para diferenciar pares de enantiômeros entre si, o que não é possível a partir de medidas clássicas de laboratório tais como ponto de fusão e ebulição, densidade, índice de refração, solubilidade e outros. Este artigo faz uma abordagem acerca do trabalho de Louis Pasteur sobre a rotação de luz polarizada por cristais e propõe um experimento simples que permite visualizar de modo qualitativo a rotação da luz polarizada por uma solução de substância quiral, comparando-se o resultado com aquele obtido em água e em solução de substância aquiral.

v21a07.pdf v21a07.pdf

Idéias Estruturadoras do Pensamento Químico: Uma Contribuição ao Debate

Maria Emília C. C. Lima e Luciana C. Barboza

Pesquisa no Ensino de Química

idéias estruturadoras, currículo, ensino de química

A necessidade de se definir algumas idéias estrturadoras de uma disciplina tem sido freqüentemente apresentada a nós formadores e plenamente justificada e compreendida. Mas o que se pretende com essas demandas? O que querem de nós formadores quando nos abordam sobre tais idéias e a partir de quais critérios podemos elegê-las? Supondo que saibamos apontar algumas delas, há ainda uma outra questão igualmente importante: como organizar essas idéias num currículo de Química? Essas são algumas questões discutidas neste artigo.

v21a08.pdf v21a08.pdf

Chuva Ácida: Um Experimento para Introduzir Conceitos de Equilíbrio Químico e Acidez no Ensino Médio

Daltamir J. Maia, Wilson A. Gazotti, Maria C. Canela e Aline E. Siqueira

Experimentação no Ensino de Química

equilíbrio químico, chuva ácida, experimento de baixo custo

O experimento apresentado neste artigo consiste na obtenção do equilíbrio 2 NO2 --> N2O4 e na reação de um dos gases com água para a produção de chuva ácida. Através desta aula prática simples o aluno pode aprender conceitos qualitativos sobre equilíbrio químico e sobre acidez e basicidade. O aluno pode conhecer também como se forma um dos componentes da chuva ácida e como ela atua na deterioração de monumentos de mármore.

v21a09.pdf v21a09.pdf

Fatores Ambientais que Afetam a Precipitação Úmida

Erika Pereira Felix e Arnaldo Alves Cardoso

Experimentação no Ensino de Química

chuva, núcleo de condensação, cloreto de amônio

A água tem um papel de extrema importância para a natureza, pois a existência de qualquer forma de vida está relacionada com este recurso fundamental. Grande quantidade de água circula entre a atmosfera e a crosta terrestre, sendo que sua forma mais estável é encontrada nos oceanos, lagos, rios e outros reservatórios. Parte dessa água, ao ser evaporada, alcança a atmosfera e é condensada para a formação das chuvas. A condensação do vapor acontece sobre partículas sólidas em suspensão no ar, pois as mesmas apresentam grande capacidade de aglutinar gotas d'água. O objetivo deste artigo é mostrar como as partículas podem ser geradas na atmosfera e o seu papel na formação da chuva. Mostraremos também a influência da temperatura, pressão e superfície de evaporação sobre a formação de chuvas.

v21a10.pdf v21a10.pdf

Editorial

Editores e Conselho Editorial

Editorial

v21a00.pdf v21a00.pdf

Escândio

Eduardo Motta Alves Peixoto

Elemento Químico

v21a11.pdf v21a11.pdf

A Atmosfera Terrestre

Maria Eunice R. Marcondes - IQ/USP

Resenha

A Atmosfera Terrestre. Mario Tolentino, Romeu C. Rocha-Filho e Roberto Ribeiro da Silva. São Paulo: Editora Moderna, 2004. 160 p. ISBN 85-16-04140-9.

v21-resenha.pdf v21-resenha.pdf


Voltar à Coleção Completa
 
on-line ISSN 2175-2699
impreso ISSN 0104-8899
Apoio a Projetos
CNPq
Desenvolvido por EKMF.