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QNEsc #25

QNEsc # 25 - Maio - 2007

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Editorial

Marcelo Giordan, Otavio Aloisio Maldaner, Wildson Luiz Pereira dos Santos

Editorial

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Embalagem Cartonada Longa Vida: Lixo ou Luxo?

Renata Mara de Moura Nascimento, Marina Miranda Marques Viana, Glaura Goulart Silva e Lilian Borges Brasileiro

Química e Sociedade

ensino contextualizado, resíduos sólidos, embalagem cartonada longa vida

As embalagens cartonadas longa vida, presentes nas prateleiras de todos os supermercados, apresentam vasta utilização e consumo. Sua principal vantagem é evitar o contato dos alimentos com microorganismos, oxigênio e luz, favorecendo a sua preservação por períodos prolongados sem a necessidade de refrigeração. Vários produtos são comercializados hoje com a utilização dessas embalagens. Entretanto, o seu descarte pode gerar impacto ambiental, em função da difícil degradação de seus constituintes e da grande quantidade gerada - em 2004, foram consumidas, no Brasil, cerca de 160 mil toneladas (CEMPRE, 2006a). Neste artigo, são discutidos a constituição das embalagens cartonadas e o seu reaproveitamento com vistas a um ciclo de vida com menor impacto no ambiente.

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O Uso da Terminologia NORMAL e PADRÃO

Leandro Maranghetti Lourenço e Paulo Marcelo Pontes

CONCEITOS CIENTÍFICOS EM DESTAQUE

STP, CNTP, normal, IUPAC

A sigla CNTP (Condições Normais de Temperatura e Pressão) referiu-se por muitos anos às mesmas grandezas da STP (Standard Temperature and Pressure). Em 1990, a IUPAC atualizou as STP, alterando o valor da pressão padrão. Após essa data, alguns autores de livros didáticos e redatores de exames de vestibulares de Química do Brasil começaram a utilizar as atuais STP, porém, fazendo uso da mesma sigla CNTP, esquecendo- se do correto significado do termo normal.

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Ensino do Conceito de Equilíbrio Químico: Uma Breve Reflexão

Edvaldo Sabadini e José Carlos de Azambuja Bianchi

CONCEITOS CIENTÍFICOS EM DESTAQUE

equilíbrio químico, abordagens cinética e termodinâmica

A maioria quase absoluta dos livros didáticos de Química direcionados para o Ensino Médio recorre à igualdade das velocidades das reações direta e inversa para justificar o estado de equilíbrio das reações. Mesmo alguns livros destinados aos cursos de Química Geral em nível superior fundamentam o estado de equilíbrio nos princípios da Cinética Química e não nos da Termodinâmica. Pretende-se neste artigo fazer uma breve reflexão sobre o ensino desse importante conceito do ponto de vista termodinâmico.

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A Chuva Ácida da Perspectiva de Tema Social: Um Estudo com Professores de Química

Juliana Cardoso Coelho e Carlos Alberto Marques

PESQUISA NO ENSINO DE QUÍMICA

Ensino de Química, contextualização, chuva ácida

São apresentados os resultados de uma pesquisa que investigou a compreensão que um grupo de professores possuía acerca do contexto onde atuavam, marcado pela poluição derivada da mineração do carvão, e a utilização deste no Ensino de Química. Problematizam-se as dificuldades e as possibilidades de abordagens vinculadas à realidade local, com o propósito de sugerir sua incorporação como tema social na perspectiva da educação transformadora e dos princípios da Química Verde.

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Da Mineralogia à Química: Uma Proposta Curricular para o Primeiro Ano do Ensino Médio

Vander Edier Ebling Samrsla, Juliano de Oliveira Guterres, Marcelo Leandro Eichler e José Claudio Del Pino

RELATOS DE SALA DE AULA

Ensino de Química, Mineralogia, currículo

A utilização de assuntos ou de temas do cotidiano como elemento organizador ou gerador das atividades de ensino e aprendizagem de Química tem sido enfatizada em diversos artigos publicados nesta seção desta revista. Esses assuntos podem ser usados tanto para conduzir algumas aulas como para a proposição da totalidade do currículo de uma disciplina. Esse é o caso que apresentamos neste artigo, no qual mostramos a utilização da mineralogia como um assunto articulador de uma proposta curricular para o Ensino de Química no primeiro ano do Ensino Médio.

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Química Por Meio de Teatro

Nidia Franca Roque

RELATOS DE SALA DE AULA

teatro, Ensino de Química, História da Química

Este artigo relata uma experiência de ensino que visa utilizar o teatro como ferramenta para o Ensino de Química. Por meio de improvisações teatrais, exercitam-se a criatividade, as expressões oral e corporal dos estudantes e a compreensão de temas químicos. As atividades realizadas buscam desenvolver a interação entre os participantes e a articulação de idéias que serão expostas durante as improvisações. Durante as aulas, espera-se que o estudante, mediante o desempenho teatral, perceba o seu nível de compreensão sobre os temas químicos abordados e faça uma reflexão sobre estes. No caso narrado, o tema escolhido foi a História da Química no Século XVIII.

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Uma Festa no Céu - Peça em Um Ato Focalizando o Desenvolvimento da Química a Partir do Século XVIII

Nidia Franca Roque

RELATOS DE SALA DE AULA

Química do século XVIII, modelo atômico de Dalton, Boyle, Bohr

A peça "Uma Festa no Céu" é uma adaptação livre da história da química no século XVIII. Escrita ao final do curso "Química Através do Teatro" (Roque, 2007), ela aborda a química dos gases desenvolvida por Black, Scheele, Priestley, Cavendish e Lavoisier, além das idéias iniciais do átomo propostas por Dalton. Bohr aparece em cena como um organizador das idéias químicas e Boyle, como um dos precursores da Química Pneumática, tem também o seu espaço em cena. Trata- se de uma peça escrita por uma química, para ser representada para aqueles que tenham interesse por essa Ciência. Recomenda-se que, após a peça, haja uma discussão sobre a visão de Ciência existente no século XVIII.

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Alterações de Cor dos Vegetais por Cozimento: Experimento de Química Inorgânica Biológica

Michele F. de Oliveira e Elene C. Pereira-Maia

EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA

metalobiomoléculas, clorofila, feofitina

A clorofila, substância responsável pela cor verde das plantas, atua como um receptor de energia luminosa na síntese de carboidratos a partir de água e CO2 2 proveniente do ar, num processo denominado fotossíntese. Ela é uma metalobiomolécula, pois contém um íon Mg(II) em sua estrutura. Quando verduras e vegetais são preparados por meio do cozimento, mudanças químicas podem ocorrer na estrutura da clorofila. Propõe-se um experimento simples para verificar a mudança que ocorre na coloração de vegetais durante o processo de aquecimento e, dessa forma, demonstrar a formação da feofitina. Esse experimento ilustra a importância do íon Mg(II), dito inorgânico, na manutenção da vida.

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Padronização de Soluções Ácida e Básica Empregando Materiais do Cotidiano

Willian Toito Suarez, Luiz Henrique Ferreira e Orlando Fatibello-Filho

EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA

titulação ácido-base, padronização de soluções, materiais do cotidiano

Neste artigo, é relatado o emprego de ácido acetilsalicílico (AAS) e bicarbonato de sódio (NaHCO3) 3como padrões primários para a padronização de ácido muriático (HCl impuro) e soda cáustica (mistura de NaOH, Na2CO3 23e NaCl), empregando-se titulação ácido-base. Essas substâncias utilizadas são de baixo custo e de fácil aquisição e podem ser empregadas por alunos do Ensino Médio e Superior em substituição aos padrões primários normalmente utilizados em padronizações de soluções ácida ou básica em volumetria ácido-base.

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Investigando Componentes Presentes no Leite em uma Atividade Interativa

Kátia Zutin e Josely Kobal Oliveira (in memoriam)

EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA

leite, experimentação, conceitos químicos

Neste trabalho, apresentou-se uma proposta de aula prática, na qual o aluno, durante a investigação de alguns componentes presentes no leite, utilizou-se de conceitos químicos de substância e mistura de substâncias; técnicas de separação de misturas; substância ácida e indicador ácido/base; sal hidratado e anidro. A atividade foi executada com sucesso por alunos de 8a série do Ensino Fundamental como parte das aulas práticas de Química do 4o bimestre. A execução da atividade envolveu o planejamento e a elaboração, levantamento dos materiais, testes e finalmente a aplicação. Na realização da prática pelos alunos, atentou-se para o desempenho, o interesse e os comentários feitos por eles.

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Abordagem Química na Extração de DNA de Tomate

Renata de Lima e Leonardo Fernandes Fraceto

processos de extração, DNA, tomate

Neste artigo, é apresentado um experimento simples: a extração de DNA de tomates utilizando procedimentos laboratoriais de fácil execução e reagentes de baixo custo. Trata-se de um tema atual a partir do qual se pode trabalhar uma série de conceitos químicos e bioquímicos fundamentais.

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