Voltar à Coleção Completa
QNEsc #26
QNEsc # 26 - Novembro - 2007
Editorial
Marcelo Giordan, Otavio Aloisio Maldaner, Wildson Luiz Pereira dos Santos Editorial
v26a01.pdf
Educação em Ciências, Letramento e Cidadania
Helder de Figueiredo e Paula e Maria Emília Caixeta de Castro Lima
Química e Sociedade
educação em Ciência, letramento científico, cidadania
Este artigo discute diversos sentidos atribuídos ao conceito de letramento na realidade educacional brasileira
e no campo da Educação em Ciências. A reflexão acerca da (im)pertinência do termo letramento emerge de um
paralelo esboçado entre o avanço das últimas décadas nas pesquisas e práticas de letramento na área das
linguagens, códigos e suas tecnologias e o que ocorreu no campo da educação em ciências no mesmo período.
Essa discussão permite resgatar pontos de vista e abordagens da educação em ciências comprometidas com
a formação de sujeitos aptos a reivindicar e a exercer a cidadania.
v26a02.pdf
Opressores-Oprimidos: Um diálogo para Além da Igualdade Étnica
Wilmo E. Francisco Jr.
Paulo Freire, discriminação, Ensino de Química
ESPAÇO ABERTO
Este trabalho é um breve ensaio que busca contribuir para a abertura/expansão de um diálogo entre os
educadores químicos brasileiros e a temática étnica. Discute-se a idéia de opressores e oprimidos apresentada
por Paulo Freire e a necessidade de superação da situação opressora a partir da práxis. Em seguida, apresenta-
se a disseminação de informações a respeito do envolvimento de povos africanos e seus descendentes na
construção da história brasileira e de conhecimentos científicos como o primeiro passo no rompimento da
situação de opressão.
v26a03.pdf
Formação Inicial em Serviço de Professores de Química da Bahia: História de Uma Vida
Alcione Torres Ribeiro, Nelson R. Ribas Bejarano e Elizeu Clementino de Souza
PESQUISA NO ENSINO DE QUÍMICA
professor, história de vida, experiências formadoras
Apresentamos resultados parciais de uma pesquisa de mestrado desenvolvida com alunos do Programa
de Licenciatura Especial da UFBA, os quais são professores do Ensino Médio do interior da Bahia. A pesquisa
visa reconstituir a vida pessoal e profissional de três alunos desse programa, investigando o processo de
formação e desenvolvimento profissional destes por meio do método da história de vida na coleta e análise dos
dados. Apresentamos aqui parte da história de um dos professores pesquisados.
v26a04.pdf
A Maresia no Ensino de Química
Edson J. Wartha, Márcio de Souza Reis, Marcelo Pimentel da Silveira, Neurivaldo José Guzzi Filho e Raildo Mota de Jesus
RELATOS DE SALA DE AULA
maresia, eletroquímica, Ensino de Química
Neste trabalho, apresentamos algumas idéias e sugestões de abordagem do tema eletroquímica, mais
especificadamente da corrosão de metais em regiões litorâneas afetadas pela maresia, que podem ser
abordadas no Ensino de Química tanto para o Ensino Médio como no Ensino Superior. Procuramos, nessa
abordagem, meios que nos permitam superar a dicotomia teoria-prática tão freqüente nas aulas de Química.
v26a05.pdf
Ácidos Carboxílicos e Sobrevivência: Uma Experiência de Sala de Aula
Hebe R. C. Peixoto e Andréia Regina de Oliveira
RELATOS DE SALA DE AULA
ácidos graxos, gorduras, saúde
Entendemos que a escola deve preparar os indivíduos para viver e atuar consciente e eticamente em
sociedade. Para tanto, o ensino de química precisa fornecer ferramentas para que os alunos possam entender
o sistema produtivo e o meio ambiente em que vivem, além de possibilitar a reflexão sobre os custos e
benefícios envolvidos no desenvolvimento social. Neste relato, é apresentada uma proposta de ensino baseada
no tema "óleos, gorduras e saúde", que buscou envolver afetivamente os alunos por meio de um corpo de
conhecimentos formalmente organizados, potencialmente significativos e desencadeados a partir das idéias
que os alunos trouxeram para a sala de aula.
v26a06.pdf
O Congresso de Karlsruhe e a Busca de COnsenso sobre a Realidade Atômica no Século XIX
Maria da Conceição Marinho Oki
HISTÓRIA DA QUÍMICA
História da Química, atomismo, Congresso de Karlsruhe
No século XIX, a comunidade dos químicos enfrentou muitas divergências no campo teórico a respeito de
questões fundamentais para o avanço da Química como debates sobre o atomismo. Na busca de consenso
sobre tais questões, bem como de regras para o seu adequado funcionamento, os cientistas reuniram-se em
muitos congressos científicos, sendo o mais importante deles o Congresso de Karlsruhe; o primeiro Congresso
Internacional que aconteceu em 1860, discutindo definições de átomos, moléculas e equivalentes e buscando
trazer coerência para as disputas nesse campo.
v26a07.pdf
O Lavoisier que Não Está Presente nos Livros Didáticos
Paulo Henrique Oliveira Vidal, Flavia Oliveira Cheloni e Paulo Alves Porto
HISTÓRIA DA QUÍMICA
Lavoisier, livros didáticos, conservação da massa
O artigo apresenta algumas contribuições de Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794) para a construção da Química
Moderna que podem ser utilizadas didaticamente. As informações encontradas em uma fonte primária (Tratado
Elementar de Química, de Lavoisier) são confrontadas com os relatos encontrados em livros didáticos de Química e
algumas discrepâncias são apontadas. Observa-se que alguns conceitos desenvolvidos por Lavoisier são relevantes
para o Ensino de Química atual, e sua discussão pode despertar reflexões úteis para os discentes e docentes do
Ensino Médio.
v26a08.pdf
Protótipo de Reator Anaeróbico: Tratamento de Esgoto Doméstico nas Escolas
Márcia M. Kondo e Vinícius A. M. Rosa
EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA
tratamento de efluente, reator anaeróbio, materiais recicláveis
Este trabalho visa à construção de um protótipo de uma estação de tratamento de esgoto (ETE), a partir de
materiais recicláveis, que possa ser confeccionada por alunos do Ensino Fundamental e Médio. Esse modelo
consiste em um reator anaeróbio de fluxo ascendente. A eficiência do tratamento pode ser observada pela
melhora na aparência do efluente.
v26a09.pdf
Experimentos para a Identificação de Íons Ferro em Medicamentos Comerciais
Izabel Cristina Eleotério, Keila Bossolani Kiill, Jeosadaque José de Sene, Luiz Henrique Ferreira e Dácio Rodney Hartwig
EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA
Ensino de Química, experimentação, ferro
A deficiência de íons ferro no organismo dá origem a um estado de anemia. Assim, a indicação dos
especialistas na área é a administração, por via oral, de sal de sulfato ferroso (FeSO4). 4Neste artigo, apresenta-
se uma proposta de atividade para identificar os íons ferro constituintes da substância presente em maior
concentração nos medicamentos Sulferrol©, Perfer© e Vitafer©. Com tal proposta, pretende-se incentivar estudos
sobre reações químicas, processos de separação de mistura e identificação de um elemento químico.
v26a10.pdf
Um Experimento Simples e de Baixo Custo para COmpreender a Osmose
Heberth Juliano Vieira, Luiz Carlos Soares de Figueiredo-Filho e Orlando Fatibello-Filho
EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA
osmose, membranas semipermeáveis, sacarose
Neste artigo, propõe-se a realização de um procedimento experimental para trabalhar o conceito de
osmose bem como demonstrar suas aplicações. O procedimento experimental proposto é desenvolvido
empregando-se material de fácil aquisição e seu resultado pode ser obtido em um tempo relativamente
curto. O experimento pode ser realizado com turmas de diferentes níveis de ensino que buscam compreender
situações reais, envolvendo o conceito de osmose.
v26a11.pdf
Corrosão de Metais por Produtos de Limpeza
Elizabeth Teixeira de Souza, Cristiane Aragão de Souza, Fernando Benedicto Mainier, Pedro Ivo Canesso Guimarães e Fábio Merçon
EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA
corrosão, metais, produtos de limpeza
A corrosão é um fenômeno químico comumente presente em nosso cotidiano e que possibilita a abordagem
de vários conceitos químicos, bem como sua correlação com aspectos tecnológicos, sociais e ambientais. A
partir de materiais caseiros e de baixo custo, desenvolveu-se um experimento simples para avaliar a corrosão
de metais por produtos de limpeza.
v26a12.pdf
Voltar à Coleção Completa
| |