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QNEsc #28

QNEsc # 28 - Maio - 2008

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Editorial

Editores e Editor Associado

Editorial

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Biodiesel: Possibilidades e Desafios

Flavia C. C. Oliveira, Paulo A. Z. Suarez e Wildson L. P. dos Santos

QUÍMICA E SOCIEDADE

biocombustíveis, biodiesel, recurso energético, poluição

O uso de combustíveis alternativos vem ganhando destaque, pois além do petróleo ser uma fonte esgotável de energia, emite grande quantidade de gases poluentes. Muitas propostas têm surgido para substituição dos combustíveis fósseis, destacando-se o álcool etílico hidratado combustível (AEHC) e os biocombustíveis derivados de óleos ou gorduras, que surgem como uma promessa para substituição do óleo diesel, com especial destaque para o biodiesel. Diante da relevância social dessa temática, no presente artigo, são apresentadas informações relacionadas ao processo tecnológico de sua produção e de aspectos sociais, econômicos e ambientais, bem como são feitas recomendações, ao final, sobre possibilidades da abordagem desse tema em sala de aula.

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Biocombustível, o Mito do Combustível Limpo

Arnaldo Alves Cardoso, Cristine de Mello Dias Machado e Elisabete Alves Pereira

QUÍMICA E SOCIEDADE

biocombustível, etanol, combustível limpo

Este artigo apresenta aspectos ambientais relevantes sobre a produção e o uso do biocombustível, princi- palmente o álcool, desmistificando a denominação de combustível limpo utilizada, em especial, pelos meios de comunicação, quando se refere a esse tipo de combustível. O artigo procura também mostrar o quanto é importante conhecer os princípios básicos de química, especialmente a química do nitrogênio, para compreender e discutir os destinos da economia do país.

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A Questão do Mercúrio em Lâmpadas Fluorescentes

Walter Alves Durão Júnior e Cláudia Carvalhinho Windmöller

QUÍMICA E SOCIEDADE

lâmpadas fluorescentes, contaminação por mercúrio, descontaminação

A iluminação artificial teve seu início ao longo do século XIX e foi sem dúvida um marco importante na vida do homem. Este artigo discute alguns aspectos da relação entre mercúrio, lâmpadas fluorescentes e métodos de descontaminação de seus resíduos. Lâmpada fluorescente é um tema ligado à importante preocupação ambiental devido ao seu alto teor de mercúrio, um metal reconhecidamente tóxico. Empresas maiores que as utilizam têm se adequado às legislações ambientais e as remetem, depois de usadas, a empresas habilitadas a realizar reciclagem. Já as de uso residencial são descartadas sem quaisquer cuidados ou são misturadas com os demais resíduos não inertes.

04-QS-4006.pdf 04-QS-4006.pdf

Fundamentos e Aplicação da Flotação como Técnica de Separação de Misturas

Luciana Massi, Sandro Rogério de Sousa, Cecília Laluce e Miguel Jafelicci Junior

CONCEITOS CIENTÍFICOS EM DESTAQUE

separação de misturas, flotação, aplicação da flotação

Flotação é uma técnica de separação que envolve conceitos de química de superfícies, mas que pode ser abordada de forma clara e simples por professores de Ensino Médio, fugindo das concepções errôneas sobre o processo presente na maioria dos materiais didáticos. Este artigo tem como objetivo servir de suporte aos professores interessados em ilustrar suas aulas de separações de misturas com uma técnica extremamente eficiente, que trabalha diversos conceitos de química e biologia, e tem ampla aplicação em processos industriais que permeiam o nosso cotidiano.

05-CCD-7106.pdf 05-CCD-7106.pdf

O Conceito de Hibridização

Joanna Maria Ramos, Antônio Orlando Izolani, Claudio Alberto Téllez e Maria Josefa Gomes dos Santos

CONCEITOS CIENTÍFICOS EM DESTAQUE

orbitais atômicos, hibridização, modelo conceitual

Discute-se no seguinte artigo as formas de apresentar o conceito de "hibridização" em diferentes textos de química geral de uso universitário. Conclui-se que nenhum dos exemplos é satisfatório, porquanto o enfoque é superficial e não explica as razões conceituais e experimentais que levaram à formulação de dito conceito. No artigo, apresentam-se os argumentos consistentes que conduzem à definição mais formal e completa do conceito de hibridização.

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A Música e o Ensino de Química

Marcelo Pimentel da Silveira e Neide Maria Michellan Kiouranis

RELATOS DE SALA DE AULA

música, ensino de Química, contextualização

A utilização da música no Ensino da Química pode ser uma importante alternativa para estreitar o diálogo entre saberes cotidianos e conhecimento científico, visto que pode trazer temáticas com grande potencial de problematização. Desenvolvemos um projeto que consiste na exploração desse recurso com professores e alunos, por meio de minicursos realizados em eventos de Química e Ensino de Química. Os resultados mostraram-se significativos, uma vez que os professores e alunos envolvidos no processo manifestaram interesse e, sobretudo, destacaram o poder de reflexão que o contexto da música pode oferecer no processo de interpretação da realidade química.

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Modelagem e o "Fazer Ciência"

Poliana Flávia Maia Ferreira e Rosária da Silva Justi

RELATOS DE SALA DE AULA

modelagem, produção do conhecimento, equilíbrio químico

Modelos são, ao mesmo tempo, ferramentas e produtos da ciência. O desenvolvimento do conhecimento sobre modelos implica no desenvolvimento do conhecimento sobre a própria ciência. Assim, o uso de es- tratégias de ensino que auxiliem o desenvolvimento do conhecimento sobre modelos ajuda a desenvolver o conhecimento tanto sobre determinado conteúdo, quanto sobre o processo de construção do conhecimento científico. Este trabalho apresenta o relato da aplicação de uma estratégia de ensino para equilíbrio químico (com uma descrição detalhada), baseada em atividades de modelagem, que objetivou o desenvolvimento do conhecimento dos alunos nessa perspectiva.

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Abordando Soluções em Sala de Aula - uma Experiência de Ensino a partir das Idéias dos Alunos

Miriam Possar do Carmo e Maria Eunice Ribeiro Marcondes

O ALUNO EM FOCO

solução, homogeneidade, situações problemáticas

Este artigo apresenta uma proposta de ensino para auxiliar os alunos de 2ª e 3ª séries do Ensino Médio no entendimento do conceito de solução, considerando a idéia da homogeneidade como uma característica importante na interface da passagem de um conjunto de conceitos a outros e na construção de noções mais complexas. As atividades foram desenvolvidas para motivar discussões e reflexões sobre o conceito, incentivando os alunos não somente a analisar sua visão em relação a outras perspectivas, como também reconsiderá-la.

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Catalisando a Hidrólise da Uréia em Urina

Vanessa Vivian de Almeida, Elton Guntendorfer Bonafé, Flávia Braidotti Stevanato, Nilson Evelázio de Souza, Jeane Eliete Laguila Visentainer, Makoto Matsushita e Jesuí Vergílio Visentainer

EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA

semente de melancia, urina, uréia

Neste artigo, é proposto um experimento simples realizado com material de fácil aquisição para ilustrar a hidrólise da uréia em urina catalisada pela urease extraída de sementes de melancia.

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Estudo da Atividade Proteolítica de Enzimas Presentes em Frutos

Silvio Luís Toledo de Lima, Marcelo Bispo de Jesus, Roberta Regina Ruela de Sousa, André Kimura Okamoto, Renata de Lima e Leonardo Fernandes Fraceto

EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA

frutos, gelatina, enzimas proteolíticas

Este trabalho apresenta um experimento simples que aborda conceitos fundamentais de química, biologia e bioquímica. Seu objetivo é identificar a presença de enzimas proteolíticas em diversos frutos, usando como substrato protéico a gelatina, cuja integridade pode ser facilmente monitorada por meio do processo de gelificação. A metodologia adotada privilegiou assim o uso de procedimentos laboratoriais de fácil execução e de reagentes de baixo custo.

11-EEQ-6906.pdf 11-EEQ-6906.pdf

Normas para Publicação

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on-line ISSN 2175-2699
impreso ISSN 0104-8899
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