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QNEsc #29

QNEsc # 29 - Agosto - 2008

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Editorial

Editores e Editor Associado

Editorial

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Questões Tecnológicas Permeando o Ensino de Química: O Caso dos Transgênicos

Jacqueline Aparecida Takahashi, Polyana Fabrícia Fernandes Martins e Ana Luiza de Quadros

QUÍMICA E SOCIEDADE

transgênicos, ensino de Química, interdisciplinaridade

Ressignificar conceitos, romper consensos, construir saberes são algumas das necessidades básicas para a formação de um indivíduo mais crítico e mais capacitado a participar e a envolver-se com seu mundo. A ciência e o conseqüente desenvolvimento tecnológico propiciaram o uso de organismos geneticamente modificados, entre eles, os transgênicos. Assim, convivemos com essa tecnologia e consumimos alimentos de origem transgênica. Objetivamos investigar como alunos e professores de Ensino Médio posicionam-se quanto ao uso dessa tecnologia e sugerimos o uso do tema "transgênico" como possibilidade de desenvolver o senso crítico

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Carboidratos: Estrutura, Propriedades e Funções

Wilmo E. Francisco Junior

Conceitos Científicos em Destaque

carboidratos, açúcares, experimentação

Os carboidratos constituem a mais abundante classe de biomoléculas presentes no planeta Terra, além de encerrarem uma gama de funções biológicas, sendo a principal fonte energética da maioria das células não fotossintéticas. Todavia, os carboidratos são pouco discutidos no Ensino Médio. Com o propósito de apresentar importantes informações acerca desses compostos, o presente artigo reporta as principais propriedades e funções dos carboidratos, bem como sugestões de atividades experimentais para o estudo de algumas de suas propriedades

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A Pedagogia de Projetos no Ensino de Química - O Caminho das Águas na Região Metropolitana do Recife: dos Mananciais ao Reaproveitamento dos Esgotos

Petronildo Bezerra da Silva, Vilma Sobral Bezerra, Ailton Grego e Lúcia Helena Aguiar de Souza

Relatos de Sala de Aula

conceitos químicos, projetos de ensino, aprendizagem

Este trabalho procurou utilizar a pedagogia de projetos para ensinar conceitos químicos a partir do tema "água". Por meio de atividades teóricas e práticas e visitas de campo, foi possível organizar melhor a aprendizagem dos alunos a partir das questões e discussões que foram surgindo com o desenvolvimento do projeto. Podemos dizer que, por meio dessa iniciativa, os alunos demonstraram um interesse maior pela Química e puderam construir relações conceituais mais efetivas.

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Uma Abordagem Problematizadora para o Ensino de Interações Intermoleculares e Conceitos Afins

Wilmo E. Francisco Júnior

Relatos de Sala de Aula

interações intermoleculares, experimentação, problematização

O presente artigo apresenta e discute uma abordagem calcada na problematização para o estudo das interações intermoleculares e alguns conceitos relacionados. A investigação foi dividida basicamente em quatro etapas: (i) Levantamento das idéias dos estudantes; (ii) problematização dessas idéias; (iii) apresentação e problematização de experimentos simples envolvendo interações intermoleculares; e (iv) avaliação. Os resultados mostraram uma importante evolução conceitual, além da possibilidade da experimentação em despertar a curiosidade epistemológica dos estudantes.

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Ensinar Ciências por Investigação: Um Desafio para os Formadores

Maria Emília C. C. Lima, Marciana A. David e Welington Ferreira de Magalhães

Relatos de Sala de Aula

ensino por investigação, formação de professores, calor

Neste trabalho, mostraremos que uma atitude investigativa, durante o processo de ensino por meio de experimentos, pode criar oportunidades para a aquisição de conhecimento de forma conceitualmente consistente. Dessa forma, a análise de resultados aparentemente errados constitui a força motora para novas investigações práticas e conceituais, criando um ciclo virtuoso de aprendizado. Desenvolveremos, também, os conceitos termodinâmicos de calor, transformações adiabáticas e diatérmicas assim como o de energia. Aplicamos esses conceitos na interpretação dos resultados de experimentos nos quais ocorrem variações temporárias de temperatura resultante de mudanças de estado, envolvendo a hidratação, dissolução e cristalização em água dos sais de acetato de sódio anidro e hidratado.

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O Conhecimento Químico e a Questão Ambiental na Formação Docente

Adriana Lopes Leal e Carlos Alberto Marques

Pesquisa no Ensino de Química

meio ambiente, formação de professores, química verde

Neste trabalho, são apresentados os resultados de uma análise documental realizada em cinco cursos de Licenciatura em Química da região sul do Brasil, identificando e analisando, nos respectivos currículos, o enfoque dado aos problemas ambientais. Com base na literatura, pudemos classificar as relações entre química e meio ambiente sob dois enfoques: a Química do Ambiente e a Química Verde, sendo que a análise foi feita tomando-se como parâmetro categorias construídas a partir dos princípios da Química Verde. Os programas analisados indicaram uma formação que desconsidera a problemática ambiental ou que, quando a considera, trabalha dentro de uma perspectiva restrita à Química do Ambiente.

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Análise de Pigmentos de Pimentões por Cromatografia em Papel

Núbia Moura Ribeiro e Carolina Rodeiro Nunes

Experimentação no Ensino de Química

cromatografia em papel, pimentão, carotenóides

Os carotenóides são pigmentos naturais que trazem benefícios para a saúde por sua atividade antioxidante e anticancerígena. A cromatografia em papel é utilizada neste trabalho para separar e identificar esses pigmentos em extratos de pimentões verdes, amarelos e vermelhos. São apresentadas também informações sobre carotenóides, destacando os encontrados nos pimentões.

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Resíduos e Rejeitos de Aulas Experimentais: O que Fazer?

Patrícia Fernandes Lootens Machado e Gerson de Souza Mól

Experimentação no Ensino de Química

minimização de resíduos, disposição de rejeito, educação ambiental

A geração de resíduos e rejeitos perigosos é um fato inerente à experimentação no ensino de Química. Portanto, faz-se necessário discutir com a comunidade escolar a relevância do gerenciamento de materiais residuais gerados em aulas experimentais de Química, apontando formas adequadas e seguras para o manuseio desse material. Essa discussão, que deve ser considerada uma obrigação do ponto de vista de preservação ambiental, é uma importante ação de educação, podendo ser abordada em qualquer área de ensino.

09-EEQ-4007.pdf 09-EEQ-4007.pdf

Entalpia de Decomposição do Peróxido de Hidrogênio: uma Experiência Simples de Calorimetria com Material de Baixo Custo e Fácil Aquisição

Per Christian Braathen, Alexandre Alves Lustosa, Alzira Clemente Fontes e Karlaine Guimarães Severino

Experimentação no Ensino de Química

termoquímica, calorimetria, peróxido de hidrogênio

Este artigo trata da construção de um calorímetro simples, usando invólucros de isopor para latas de bebidas e termômetros analógicos ou digitais, e a determinação experimental do calor de decomposição de peróxido de hidrogênio contido em água oxigenada comercial a 10 volumes, com excelentes resultados em comparação com os encontrados na literatura.

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Visualização Prática da Química Envolvida nas Cores e sua Relação com a Estrutura de Corantes

Fabio Machado da Silva, Ana Dionéia Wouters e Shirlei Beti de Aguiar Camillo

Experimentação no Ensino de Química

ensino de química, cores, estrutura de corantes

Este artigo apresenta uma metodologia simples de abordar a relação existente entre cores, espectro eletromagnético e estrutura química de corantes. Dois experimentos ilustram, respectivamente, a existência da relação entre cores complementares e a provável causa do processo de descoramento de tecidos por água sanitária, considerando as modificações estruturais que ocorrem no corante presente no tecido.

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Computadores e Linguagens nas aulas de CIÊNCIAS

Otavio Aloisio Maldaner

Resenha

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Normas para Publicação

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on-line ISSN 2175-2699
impreso ISSN 0104-8899
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