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QNEsc Vol. 31 No 2

QNEsc - Vol. 31 No 2 - Maio - 2009

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Editorial

Editores e Editor Associado

Editorial

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O Tênis Nosso de Cada Dia

Alexandre Silvestre dos Santos e Glaura Goulart Silva

QUÍMICA E SOCIEDADE

polímeros, experimentação, valores de consumo

Neste trabalho, são apresentados alguns textos elaborados com o objetivo de discutir aspectos fundamentais sobre polímeros e sua relação com os materiais utilizados em um tênis. São apresentadas também atividades experimentais de manipulação e caracterização de solado de tênis. Esse contexto pode permitir uma discussão relevante de temas químicos que são parte dos conteúdos de Ensino Médio, tais como: nomenclatura de polímeros, interações intermoleculares, reações de polimerização e propriedades de materiais. Ao mesmo tempo, o caráter fortemente interdisciplinar e a possibilidade de uma análise crítica de valores de consumo da sociedade moderna igualmente justificam a abordagem do tema.

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Análise de Mensagens Enviadas para um Sistema de Tutoria em Química na Web

Miguel de Araújo Medeiros

EDUCAÇÃO EM QUÍMICA E MULTIMÍDIA

ensino a distância, tira-dúvidas, Web no ensino

Neste trabalho, avaliaram-se e analisaram-se 720 mensagens de dúvidas enviadas para um serviço de tutoria em química na Web. Observou-se que os estudantes de Ensino Médio são os principais autores das dúvidas (62%), e que essas mensagens estão diretamente relacionadas ao que é visto em sala de aula. Ao analisar as mensagens de dúvidas, podem-se classificá-las em cinco categorias: solicitação (36%), interrogação (33%), imediatismo (14%), contextualização (12%) e problematicidade (5%), percebendo que 80% dos usuários desejam respostas simples para os seus trabalhos escolares, não tendo afinidade ou interesse pelo diálogo com o orien- tador do serviço de tutoria. Essa observação mostrou que o possível diálogo entre estudantes e os orientadores do serviço é por meio do simples processo de transmissão e recepção do conteúdo.

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Um Modelo para o Estudo do Fenômeno de Deposição Metálica e Conceitos Afins

Wilmo E. Francisco Junior, Luiz Henrique Ferreira e Dácio Rodney Hartwig

ESPAÇO ABERTO

modelos, representação, deposição metálica

A explicação e a compreensão de uma gama de conceitos químicos passam por uma elaboração conceitual em nível microscópico, o que exige uma capacidade de formular imagens mentais. O uso de modelos físicos auxilia o desenvolvimento de tal habilidade mediante simulações ou representações, bem como pelo contato direto e a manipulação de algo concreto pelos estudantes durante a simulação. Nesse sentido, o presente tra- balho descreve um material simples elaborado para o estudo do fenômeno de deposição metálica e conceitos relacionados. Ademais, é apresentada uma sugestão de aplicação do modelo em sala de aula e a avaliação dessa atividade feita por estudantes que dela participaram.

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Palavras Cruzadas como Recurso Didático no Ensino de Teoria Atômica

Edemar Benedetti Filho, Antonio Rogério Fiorucci, Luzia Pires dos Santos Benedetti e Jéssica Alves Craveiro

RELATOS DE SALA DE AULA

atividades lúdicas, teoria atômica, jogos em química

Este artigo apresenta uma atividade lúdica desenvolvida em sala de aula e como atividade extraclasse, que consiste no uso de palavras cruzadas que permitem aos alunos revisarem e/ou exercitarem operacionalmente conceitos, definições e episódios históricos da teoria atômica. O uso das palavras cruzadas foi proposto como uma atividade em substituição à resolução de exercícios tradicionais de fixação. A proposta foi aplicada em turmas do Ensino Médio de uma escola pública de Dourados, região sul de Mato Grosso do Sul, e avaliada como satisfatória quanto aos aspectos de comportamento e de aprendizagem.

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Ações Interativo-Reflexivas na Formação Continuada de Professores: O Projeto Folhas

Belmayr Knopki Nery e Otavio Aloisio Maldaner

PESQUISA NO ENSINO DE QUÍMICA

projeto folhas, formação continuada, professores de química da educação básica

O trabalho investiga o Projeto Folhas como proposta potencial de formação continuada de professores dentro de um programa da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, que teve início em 2004 e está em execução. O texto decorre de uma investigação mais ampla sobre o Projeto, objeto de dissertação de mestrado da UNIJUÍ que o analisa como um projeto de formação continuada no campo curricular da Química. O Projeto consiste na participação dos professores na elaboração de textos de conteúdo pedagógico que, depois de produzidos, são validados entre pares. Focaliza, em especial, a atividade reflexiva dos professores envolvidos em processo interativo. Tais processos são vistos como constitutivos dos sujeitos em interação. Para isso, aponta situações em que os professores interagem e refletem quando da produção e validação de um Folhas. Argumenta no sentido de ser o processo Folhas autêntica ação de formação continuada de professores.

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Aspectos Epistêmicos das Estratégias Enunciativas em uma Sala de Aula de Química

Adjane da Costa Tourinho e Silva e Eduardo Fleury Mortimer

PESQUISA NO ENSINO DE QUÍMICA

estratégias enunciativas, movimentos epistêmicos, gênero de discurso, aulas de Química

Este trabalho apresenta uma análise do movimento epistêmico articulado por uma professora de Química em interação com os alunos, em uma sequência de 18 aulas da unidade temática Termoquímica. A análise considera como o conhecimento é configurado ao longo das interações até se constituir nos enunciados, com claros acabamentos temáticos, ao final de segmentos específicos do discurso da sala de aula - as sequências discursivas ou os episódios. O trabalho considera, ainda, como esse movimento pode favorecer o compartilhamento de significados pelos alunos. A análise foi desenvolvida considerando a dimensão epistêmica da ferramenta analítica proposta por Mortimer e cols. (2005a; 2005b), a qual se constitui de três conjuntos de categorias: níveis de referencialidade, modelagem e operações epistêmicas.

08-PEQ-6108.pdf 08-PEQ-6108.pdf

A Formação de Professores de Química no Estado de Rondônia: Necessidades e Apontamentos

Wilmo E. Francisco Junior, Wilson Sacchi Peternele e Miyuki Yamashita

PESQUISA NO ENSINO DE QUÍMICA

licenciatura em química, formação de professores, cursos de química rondonienses

O presente estudo faz uma análise da formação de professores de Química no estado de Rondônia, discutindo alguns dos problemas enfrentados tanto em âmbito local como nacional. As discussões tiveram por base a aná- lise da carência de professores no estado, das estruturas curriculares dos cursos, bem como de um questionário respondido por alunos da Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Os resultados mostram que todos os cursos apresentaram problemas e necessitam, portanto, de algumas medidas no sentido de adequar suas estruturas cur- riculares. Nesse sentido, algumas sugestões são vislumbradas para superar os problemas descritos.

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Relações entre Concepções Epistemológicas e Perfil Profissional Presentes em Projetos Pedagógicos de Cursos de Licenciatura em Química do Estado de Goiás

Nyuara Araújo da Silva Mesquita e Márlon Herbert Flora Barbosa Soares

PESQUISA NO ENSINO DE QUÍMICA

projeto pedagógico de curso, licenciatura em química, visão positivista

Os projetos pedagógicos de curso apresentam os direcionamentos epistemológicos e metodológicos para a construção da proposta pedagógica e curricular de um curso de graduação. Esta pesquisa foi realizada por meio da análise textual discursiva a partir de projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em química no estado de Goiás. Observamos que os documentos tentam adequar suas propostas às orientações legais, porém apresentam contradições em relação aos referenciais teóricos adotados. Um dos aspectos analisados considera características positivistas da ciência incorporadas de forma parcial aos textos dos documentos a partir da ênfase dada à experimentação como forma de confirmar as teorias ou como aspecto central no processo de formação docente. As atividades do futuro docente são associadas ao trabalho de laboratório, ao controle de qualidade e às indústrias em detrimento das atividades pedagógicas. Este artigo tem o objetivo de discutir as visões de ciência implícitas nos projetos pedagógicos das licenciaturas em química para contribuir com uma formação de educadores químicos que seja coerente com as necessidades formativas atuais.

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Grupos de Estudos entre Estudantes Ingressantes (Calouros) e Veteranos: Uma Perspectiva Alternativa de Estudo e Discussão na Universidade

Ramon Marcelino Ribeiro Júnior e Agustina Rosa Echeverría

PESQUISA NO ENSINO DE QUÍMICA

grupo de estudos; ensino superior; propostas alternativas de formação

Neste artigo, descreve-se e analisa-se uma experiência de Grupos de Estudos entre alunos ingressantes (calouros) e veteranos em espaços diferenciados do ambiente universitário. Trata-se de um projeto do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás (IQ-UFG), e os aspectos analisados nesta pesquisa são as avaliações que os alunos desses grupos fazem sobre sua participação no projeto e a importância dela para a formação inicial. Argumentamos em favor desse tipo de trabalho de formação a partir do que entendemos como função social da universidade e do exemplo do Processo de Bolonha, especificamente do caso português. O instrumento metodológico constituiu-se de entrevistas semiestruturadas registradas em áudio e vídeo. A análise mostra que os alunos avaliam os grupos de estudos de forma positiva. Podem-se verificar também limites e potencialidades dessa proposta alternativa de formação superior.

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Formação de Professores de Química na Universidade de Brasília: Construção de uma Proposta de Inovação Curricular

Joice de Aguiar Baptista, Roberto Ribeiro da Silva, Ricardo Gauche, Patrícia Fernandes Lootens Machado, Wildson Luiz Pereira dos Santos e Gerson de Souza Mól

PESQUISA NO ENSINO DE QUÍMICA

formação de professores; pesquisa em ensino de Química; licenciatura em Química

Este trabalho relata uma experiência curricular de Formação de Professores de Química iniciada na década de 1990 na Universidade de Brasília. Trata-se da descrição e análise da proposta, em constante construção, na perspectiva de se refletir sobre os limites e desafios das estratégias e dos processos de formação inicial e continuada de docentes de Química, inter-relacionando ensino, pesquisa e extensão.

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Medidor de Fluorescência Caseiro

Paulo Henrique dos Santos Sartori e Élgion Lúcio da Silva Loreto

EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA

fluorescência, fotossíntese, material de baixo custo

Propõe-se a construção de um sistema de medição de fluorescência de configuração simples que permite uma análise quantitativa do fenômeno. Tal instrumento simula, por exemplo, o funcionamento de fluorômetros e clorofilômetros usados em laboratórios didáticos e de pesquisa. A sua exploração didática viabiliza conexões entre diversos conceitos de química moderna por meio de uma abordagem interdisciplinar, envolvendo fotoquímica, níveis de energia, orbitais moleculares, interação entre radiação e moléculas orgânicas e biológicas, permitindo, por exemplo, uma melhor compreensão dos mecanismos fotoquímicos da fotossíntese.

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Resenha

Química Verde: fundamentos e aplicações

14-Resenha.pdf 14-Resenha.pdf

Normas para Publicação

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on-line ISSN 2175-2699
impreso ISSN 0104-8899
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