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QNEsc Vol. 31 No 3
QNEsc - Vol. 31 No 3 - Agosto - 2009
Editorial
Editores e Editor Associado Editorial
01-editorial.pdf
Poliuretano: De Travesseiros a Preservativos, um Polímero Versátil
José Marcelo Cangemi, Antonia Marli dos Santos e Salvador Claro Neto
Química e Sociedade
poliuretano, polímero, biomaterial
Desde que Otto Bayer, em 1937, produziu industrialmente os primeiros polímeros a partir de reações com
ligações uretanas, a quantidade de materiais desenvolvidos com esse tipo de polimerização cresceu enormemente, a ponto de abranger diferentes segmentos de aplicação nos mais variados ramos da indústria, ocupando
atualmente a sexta posição entre os plásticos mais vendidos no mundo. A aplicação mais recente, que vem
sendo estudada por diversos pesquisadores, é a utilização do poliuretano como biomaterial. Utilizando-o como
tema, espera-se contribuir para a formação de alunos e professores não somente do ponto de vista de conceitos
químicos, mas também para a formação do cidadão, já que assuntos atuais como versatilidade do material,
toxicidade das matérias-primas, custo e problemas socioambientais serão abordados no trabalho.
02-QS-3608.pdf
Alfabetização Científica no Ensino de Química: Uma Análise dos Temas da Seção Química e Sociedade da Revista Química Nova na Escola
Tathiane Milaré, Graziela Piccoli Richetti e José de Pinho Alves Filho
Química e Sociedade
alfabetização científica, ensino de Química, temas sociais
A Alfabetização Científica é um processo que visa a uma formação científica básica a todos os cidadãos e
tem se tornado um slogan que abrange diversos significados e objetivos. Nesse contexto, apresentamos suas
principais finalidades encontradas na literatura a fim de tornar possível sua compreensão. Buscando viabilizar
o desenvolvimento da Alfabetização Científica no Ensino de Química, analisamos os temas sociais propostos
nos artigos da seção Química e Sociedade da revista Química Nova na Escola conforme categorias compatíveis
com as finalidades apresentadas. Os artigos analisados possuem potencialidades para o desenvolvimento dos
objetivos da Alfabetização Científica no Ensino de Química.
03-QS-0809.pdf
Afinal, o que é Nanociência e Nanotecnologia? Uma Abordagem para o Ensino Médio
Suzeley Leite Abreu Silva, Marcelo Machado Viana e Nelcy Della Santina Mohallem
Química e Sociedade
nanopartículas, nanociência e nanotecnologia
A partir da história de Rita, mostramos as dúvidas mais frequentes de alunos e discutimos alguns conceitos básicos sobre nanociência e nanotecnologia. Ela tem visto e ouvido muita informação sobre nanociência, nanotecnologia
e nanopartículas. Essas palavras estão sendo amplamente divulgadas e, estão se tornando mais frequentes no
seu dia a dia. Ela quer descobrir o significado e a origem desses termos, como a Ciência está tratando do mundo
nanométrico e se os nanomateriais são nocivos à saúde. Enfim, ela quer, diante de suas dúvidas, aprender sobre
esses conceitos e, assim, se posicionar de uma forma consciente sobre o tema.
04-QS-7808.pdf
Vamos Jogar uma SueQuímica?
Ana Paula Bernardo dos Santos e Ricardo Cunha Michel
Espaço Aberto
força de ácidos orgânicos e inorgânicos; constante de ionização; jogo didático
O uso de jogos didáticos no Ensino Médio pode ser uma ferramenta bastante valiosa para tornar aulas de
Ciências, como de Química, mais interessantes. O objetivo deste trabalho é unir as regras do tradicional jogo de
sueca aos conceitos de força ácida de substâncias orgânicas e inorgânicas. Trata-se de uma boa oportunidade
para abordar o assunto, introduzindo conceitos de constante de ionização com um pouco de diversão.
05-EA-0108.pdf
Representação de Temas Científicos em Pintura do Século XVIII: Um Estudo Interdisciplinar entre Química, História e Arte
Ana Paula Gorri e Ourides Santin Filho
História da Química
história da química; pinturas; química pneumática
Este artigo analisa o trabalho dos chamados químicos pneumaticistas a partir da pintura Um experimento
com um pássaro na bomba de ar, executada em 1768 por Joseph Wright of Derby. A obra mostra um grupo de
pessoas assistindo a demonstrações com uma bomba de vácuo. Um pássaro está confinado num globo de
vidro do qual o ar foi evacuado e parece estar resfolegando. Outros dispositivos experimentais são retratados
no quadro. A partir da cena retratada, são discutidos aspectos históricos, filosóficos e científicos da época, com
ênfase nos trabalhos de químicos do século XVIII na busca e caracterização de novos "ares". Sugerimos que o
texto seja utilizado como iniciador de um debate interdisciplinar envolvendo Química, História e Arte.
06-HQ-0808.pdf
Maresia: Uma Proposta para o Ensino de Eletroquímica
Maria Eugênia Cavalcante Sanjuan, Cláudia Viana dos Santos, Juliana de Oliveira Maia, Aparecida Fátima Andrade da Silva e Edson José Wartha
Relatos de Sala de Aula
maresia, eletroquímica, conhecimento químico
Este artigo busca discutir o processo de construção e implementação de uma unidade didática sobre ele
troquímica, usando, como tema central, o fenômeno da maresia. A unidade foi desenvolvida em duas escolas
de Ensino Médio onde verificamos que os resultados foram muito positivos tanto para os alunos como para
nós, professores.
07-RSA-2008.pdf
Experimentação no Ensino de Química: Caminhos e Descaminhos Rumo à Aprendizagem Significativa
Cleidson Carneiro Guimarães
Relatos de Sala de Aula
experimentação, ensino de química, problematização
Este artigo trata de uma experiência com alunos da 1ª série do Ensino Médio, utilizando o laboratório como
espaço de investigação. A abordagem envolveu os educandos na tentativa de identificar a composição de um
material a partir das propriedades. A metodologia permitiu perceber a interferência do ensino formal quando
se pretende mediar aprendizagens por descoberta e em que medida a experimentação pode tornar a apren-
dizagem significativa.
08-RSA-4107.pdf
Reações de Combustão e Impacto Ambiental por meio de Resolução de Problemas e Atividades Experimentais
Mara Elisângela Jappe Goi e Flávia Maria Teixeira dos Santos
Relatos de Sala de Aula
atividades experimentais, resolução de problemas, ensino e aprendizagem de química
O laboratório tem um papel central no ensino de química e as pesquisas têm revelado a sua importância no
engajamento do estudante no processo de investigação. Neste trabalho, apresentamos uma pesquisa qualitativa
de acompanhamento e análise de uma experiência de utilização de atividades experimentais em laboratório de
química a partir da metodologia da resolução de problemas. Esse estudo, desenvolvido na 2a série do Ensino
Médio, envolveu 37 alunos em uma escola de Porto Alegre (RS) e centrou-se no tema reações de combustão e
impacto ambiental. Os resultados indicam que a articulação do trabalho experimental à resolução de problemas
semiabertos pode ser muito eficaz para a aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes pelos estudantes.
09-RSA-5008.pdf
A Química do Refrigerante
Ana Carla da Silva Lima e Júlio Carlos Afonso
Pesquisa no ensino de química
refrigerante, gases, análise sensorial
Este trabalho aborda a produção de refrigerantes, descrevendo a função de cada um de seus componentes.
Sua fabricação exige um rigoroso controle a fim de assegurar a qualidade de um produto destinado ao consumo
humano. O refrigerante também se presta para diversas experiências em sala de aula, envolvendo a análise
sensorial, a solubilidade de gases em líquidos e as reações em meio ácido.
10-PEQ-0608.pdf
Uma Análise das Relações do Saber Profissional do Professor do Ensino Médio com a Atividade Experimental no Ensino de Química
Wanda Naves Cocco Salvadego e Carlos Eduardo Laburú
Pesquisa no ensino de química
ensino de química, experimento, relações
Admitindo ser as atividades experimentais em Química importantes para o ensino dessa disciplina do ponto
de vista dos autores pesquisados, professores entrevistados e pesquisadora, busca-se compreender, essen-
cialmente, as razões para o uso ou não de atividade experimental. Considerada importante, essa prática de
ensino é pouco usada, constatável pela ausência praticamente generalizada de atividades empíricas no ensino
de Química nos colégios. Propomo-nos a refletir acerca do discurso do professor de Química do Ensino Médio
com referência às atividades experimentais e com respeito ao uso ou não destas como mecanismo instrucional.
Para isso, tomamos como referencial a teoria da relação com o saber de Charlot, que nos permite desviar o
enfoque de uma leitura negativa da falta ou da carência para uma leitura positiva da relação do professor com
o seu saber profissional, ou seja, a relação com o Eu, com o Outro e com o Mundo.
11-PEQ-4108.pdf
Resenhas
Jogos para o Ensino de Química: teoria, métodos e aplicações
Professores de ciências - Um encontro de águas
Educació Química (EduQ): Uma nova revista no âmbito do ensino de química
12-resenhas.pdf
Normas para Publicação
14-Normas.pdf
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