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QNEsc Vol. 32 No 2

QNEsc - Vol. 32 No 2 - Maio - 2010

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Editorial

Editores e Editor Associado

Editorial

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A Perícia Criminal e a Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências Naturais

Claudemir Rodrigues Dias Filho e Edilson Antedomenico

Química e Sociedade

perícia criminal, ciências naturais, interdisciplinaridade

Uma proposta para o ensino de ciências naturais por meio da perícia criminal, com a utilização de reportagens jornalísticas, filmes e seriados de TV, foi sugerida neste artigo, objetivando-se a interdisciplinaridade do ensino e a interação entre o conteúdo escolar e a vida discente. Para isso, foi abordado um teste presuntivo para a detecção de sangue (reagente de Kastle-Meyer), baseado na ideia de spot test criada por Fritz Feigl. Foram propostas também formas de abordagem para as disciplinas de Biologia e Física.

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Nanotecnologia: Desenvolvimento de Materiais Didáticos para uma Abordagem no Ensino Fundamental

Fábio Delgado Pereira, Káthia M. Honório e Miriam Sannomiya

Química e Sociedade

nanotecnologia, ensino de química, ensinos fundamental e médio

Este artigo relata uma extensa pesquisa em recursos on-line, abordando temas ligados à nanociência e nanotecnologia com objetivo de fornecer ferramentas educacionais para professores do ensino fundamental e médio, bem como contribuir para a compreensão de conceitos químicos relacionados a muitos fenômenos de nosso cotidiano. Além disso, algumas atividades educativas sobre nanotecnologia são propostas com o objetivo principal de contribuir para a melhoria da prática docente e motivar a educação científica como uma forma de construção do conhecimento e da cidadania.

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O que é uma Gordura Trans?

Fábio Merçon

Conceitos Científicos em Destaque

ácido graxo trans, gordura trans, isomeria cis-trans

Os principais componentes dos óleos e das gorduras são os triacilgliceróis, moléculas formadas a partir do glicerol e de ácidos graxos, que podem ser saturados ou insaturados. Apesar de termodinamicamente menos estáveis, os ácidos graxos cis ocorrem predominantemente na natureza, devido à estereoespecificidade das enzimas que atuam na biossíntese de lipídios. Durante o processo de hidrogenação parcial de óleos vegetais, ocorre a reação de isomerização com formação dos ácidos graxos trans (gordura trans). A ingestão excessiva de ácidos graxos trans acarreta malefícios à saúde, principalmente devido à alteração dos níveis de colesterol no organismo. Assim, não é recomendada a ingestão de alimentos contendo ácidos graxos trans. A abordagem desse tema em sala de aula possibilita a promoção de um ensino crítico, contextualizado e interdisciplinar.

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A História sob o Olhar da Química: As Especiarias e sua Importância na Alimentação Humana

Ronaldo da Silva Rodrigues e Roberto Ribeiro da Silva

História da Química

especiarias, historia da ciência, história da alimentação

A história das especiarias e sua relação com as grandes navegações é um assunto que desperta a curiosidade e o interesse de professores e estudantes. Este artigo aborda um pouco dessa história, adicionando um ingrediente que pode tornar sua leitura um pouco mais saborosa: a importância que as especiarias desempenharam na alimentação de nossos antepassados.

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Cana de Mel, Sabor de Fel – Capitania de Pernambuco: Uma Intervenção Pedagógica com Caráter Multi e Interdisciplinar

Ricardo Oliveira Silva

Relatos de Sala de Aula

estratégia de ensino, interdisciplinaridade, Ciência-Tecnologia-Sociedade

Desenvolvemos uma estratégia para estudar os conceitos de misturas e separação, utilizando um momento histórico importante para a economia e sociedade pernambucana: capitania de Pernambuco. Os alunos fermentaram e destilaram o caldo de cana para obter álcool e cachaça, analisaram as relações sociais e o papel da ciência nessas relações, construindo os conceitos desejados com as discussões em sala.

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Educação Ambiental em uma Abordagem Interdisciplinar e Contextualizada por meio das Disciplinas Química e Estudos Regionais

Emílio R. Rua e Paulo Sérgio Alves de Souza

Relatos de Sala de Aula

educação ambiental, contextualização, interdisciplinaridade

Apresentamos neste trabalho o relato de um projeto interdisciplinar que envolveu as disciplinas Química e Estudos Regionais do curso Técnico em Administração de Empresas. A Baía de Guanabara foi o pano de fundo para que os alunos, a partir da realidade de um ecossistema ambientalmente degradado, discutissem as causas e possíveis soluções de curto, médio e longo prazos para o equacionamento do problema. Essa abordagem permitiu, por meio do diálogo entre conceitos das duas disciplinas, a difusão da educação ambiental entre os alunos, bem como o desenvolvimento de uma sensibilidade socioambiental, indispensável a um futuro Técnico em Administração de Empresas.

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Ensino Experimental de Química: Uma Abordagem Investigativa Contextualizada

Luiz Henrique Ferreira, Dácio Rodney Hartwig e Ricardo Castro de Oliveira

Pesquisa no Ensino de Química

ensino, atividade experimental, abordagem investigativa

Neste trabalho, apresentamos resultados obtidos a partir de uma atividade experimental de Química desenvolvida por meio da abordagem investigativa. Os alunos receberam um texto envolvendo uma contextualização e um problema que somente poderia ser resolvido experimentalmente, na completa ausência de qualquer roteiro previamente fornecido. A resolução deveria ser desenvolvida por meio do conteúdo conceitual e procedimental correspondentes, que foram explicados e discutidos antes do experimento. Os alunos trabalharam em pequenos grupos que deveriam propor um procedimento experimental para resolver o problema. Ao término do experimento, redigiram individualmente um relatório com os seguintes itens: título, objetivo, material, procedimento experimental, resultados e discussão e conclusão.

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Princípio de Le Chatelier: O Que Tem Sido Apresentado em Livros Didáticos?

Renato Canzian e Flavio Antonio Maximiano

Pesquisa no Ensino de Química

equilíbrio químico, Princípio de Le Chatelier, livro didático

Neste trabalho, é apresentada uma análise sobre como os aspectos relacionados ao deslocamento de equilíbrios químicos são apresentados em livros didáticos do Ensino Médio do Brasil. Nesses casos, o Princípio de Le Chatelier apresenta um papel fundamental na predição qualitativa da evolução do sistema, e a análise de como esse princípio está formulado nos livros indicou que estes o apresentam com um caráter indutivo, vago, ambíguo, universal, sem fundamentação teórica e sem mostrar suas limitações, o que pode transmitir ao aluno a ideia de que se trata de um princípio infalível ou uma verdade absoluta.

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Narrativas Acerca da Prática de Ensino de Química: Um Diálogo na Formação Inicial de Professores

Fábio Peres Gonçalves e Carolina dos Santos Fernandes

Pesquisa no Ensino de Química

formação de professores de Química, Prática de Ensino, narrativas

Analisamos narrativas de licenciandos em Química sobre a componente curricular Prática de Ensino de Química. Defende-se a narrativa escrita como um processo dialógico e que favorece apreensão de conhecimentos dos professores em formação inicial. As narrativas foram submetidas aos procedimentos da análise textual discursiva e os resultados destacam que parte dos futuros docentes valoriza uma dicotomia entre teoria e prática e, em consequência, a prática em sala de aula como um desenvolvimento de técnicas de ensino descontextualizadas. Os licenciandos, ao mesmo tempo, entendem que a componente curricular é permeada por trabalhos de natureza coletiva. A sala de aula da escola foi reconhecida como um dos espaços explorados pela Prática de Ensino de Química, porém não mencionam outros possíveis espaços igualmente importantes para o exercício docente.

10-PE-2309.pdf 10-PE-2309.pdf

Platina

Priscila Pereira Silva e Wendell Guerra

Elemento Químico

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Resenhas

O ensino de química em ambientes virtuais

Crônicas acadêmicas

Novas tendências pedagógicas: proposta alternativa no ensino de ciências

II Simpósio de Pesquisa em Ensino e História de Ciências da Terra e IV Simpósio Nacional O Ensino de Geologia no Brasil

12-Resenha1.pdf 12-Resenha1.pdf

Resenha

Os laboratórios de química no ensino médio: um olhar na perspectiva dos estudos culturais das ciências

13-Resenha2.pdf 13-Resenha2.pdf

Normas para Publicação

14-Normas.pdf 14-Normas.pdf


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on-line ISSN 2175-2699
impreso ISSN 0104-8899
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