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QNEsc Vol. 34 No 1

QNEsc - Vol. 34 No 1 - Fevereiro - 2012

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Editorial

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Os Editores


Nanotecnologia, um tema para o ensino médio utilizando a abordagem CTSA

Gabriel Antonio Fontes Rebello
Mécia de Matos Argyros
Wallace Leonardo Lopes Leite
Mayke Machado Santos
José Celestino Barros
Paula Macedo Lessa dos Santos
Joaquim Fernando Mendes da Silva

Química e Sociedade

O tema nanociência e nanotecnologia foi explorado utilizando-se a abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) em uma turma da 1ª série do ensino médio. Para a execução desse projeto, foi desenvolvido um experimento que envolveu a preparação de nanopartículas magnéticas a partir da reação entre íons Fe(II) e Fe(III) em meio básico, empregando-se como reagentes materiais de uso comercial, bem como a elaboração de um vídeo didático sobre o tema.

nanotecnologia, nanopartículas magnéticas, CTSA

02-QS-79-10.pdf PDF: Química e Sociedade


A Química dos Agrotóxicos

Mara Elisa Fortes Braibante
Janessa Aline Zappe

Química e Sociedade

Este trabalho descreve a história dos agrotóxicos e sua relação com os conteúdos de química, bem como as consequências de sua utilização no meio ambiente e para a saúde do trabalhador. Ao longo dos tempos, o homem sempre procurou maneiras de combater as pragas que afetam suas plantações, utilizando desde os rituais religiosos até o julgamento de pragas em tribunais eclesiásticos. Produtos químicos utilizados na agricultura para controlar pragas e doenças de plantas, os agrotóxicos são consequentemente os responsáveis pelo aumento da produção agrícola e pelo crescimento da população. Entretanto, podem causar doenças e intoxicações se forem utilizados sem os cuidados necessários, como os equipamentos de proteção individual. Por isso, a conscientização dos estudantes acerca das implicações da utilização dos agrotóxicos e sua relação com os conteúdos de química estudados no ensino médio tornam-se importantes para a formação de cidadãos conscientes e participantes na sociedade.

agrotóxicos, ensino de química, meio ambiente

03-QS-02-11.pdf PDF: Química e Sociedade


17 anos de Química Nova na Escola: Notas de Alguém que a Leu como Estudante no Ensino Médio e no Ensino Superior com Aspirações à Docência

Jésus Colen

Espaço Aberto

Dezessete anos de publicação contínua de Química Nova na Escola. Este texto registra uma pequena parte de uma leitura pessoal dessa revista, traçando alguns contornos de sua história.

Revista, Química Nova na Escola, História

04-EA-40-10.pdf PDF: Espaço Aberto


Uma Abordagem Diferenciada para o Ensino de Funções Orgânicas através da Temática Medicamentos

Maurícius S. Pazinato
Hugo T. S. Braibante
Mara E. F. Braibante
Marcele C. Trevisan
Giovanna S. Silva

Espaço Aberto

A escola deve preparar os cidadãos para atuar conscientemente na sociedade, para tanto, o ensino de química deve oferecer subsídios para que os alunos compreendam o mundo que os cerca. Com esse propósito, o presente artigo aborda a temática medicamentos na tentativa de contextualizar o ensino de funções orgânicas na disciplina de Química. A partir de uma entrevista realizada com professores das escolas de Santa Maria (RS) e da posterior análise dos livros didáticos de química mais utilizados por eles, é sugerida uma atividade experimental de identificação de grupos funcionais, tendo como amostras reais os medicamentos. Essa atividade foi desenvolvida com alunos da graduação do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria, com o intuito de fornecer aos futuros professores novas estratégias para a abordagem de funções orgânicas. A escolha do tema medicamentos proporciona a análise da estrutura química de princípios ativos, que são moléculas polifuncionais.

química orgânica, funções orgânicas, medicamentos

05-EA-43-11.pdf PDF: Espaço Aberto


Reflexões sobre Modelos e Representações na Formação de Professores com Foco na Compreensão Conceitual da Catálise Enzimática¹

Fábio André Sangiogo
Lenir Basso Zanon

Conceitos Científicos em Destaque

Este artigo analisa interações entre professores em formação inicial e continuada desenvolvidas em aulas de licenciatura dos cursos de Ciências Biológicas e Química, com atenção direcionada para limites e potencialidades do uso de modelos e representações no ensino do conteúdo enzimas e catálise enzimática. A análise das interações denota a importância de mobilizar saberes docentes que potencializam processos de ensino e aprendizagem de temas ou conteúdos que envolvem o uso de representações de partículas submicroscópicas. Alerta para a vigilância no sentido de se evitar incorrer em simplificações ou deturpações conceituais relacionadas à interpretação de modelos explicativos e suas representações, tais como os envolvidos na compreensão da atividade enzimática.

modelos e representações, enzimas e catálise enzimática, formação de professores

06-CCD-09-11.pdf PDF: Conceitos Científicos em Destaque


A Organização da Disciplina de Physica-Chimica na Escola Secundária no Brasil: O Caso do Colégio Culto à Ciência de Campinas

Reginaldo Alberto Meloni

História da Química

Este trabalho tem o objetivo de apontar os debates que foram travados sobre as concepções de ensino e as escolhas que foram realizadas para a organização das disciplinas de ciências, em especial da Physica- Chimica no nível secundário no Brasil, entre finais do século XIX e início do XX. Para isso, será analisado o caso do Colégio Culto à Ciência de Campinas (SP).

ensino, memória, química

07-HQ-52-11.pdf PDF: História da Química


ACTÍNIO

Júlio Carlos Afonso

Elemento Químico

08-EQ-54-10.pdf PDF: Elemento Químico


FRÂNCIO

Júlio Carlos Afonso

Elemento Químico

09-EQ-58-10.pdf PDF: Elemento Químico


OURO

Jéssica Sousa Santos Junqueira
Priscila Pereira Silva
Wendell Guerra

Elemento Químico

10-EQ-104-10.pdf PDF:Elemento Químico


Sociedade Brasileira de Química © 2012

on-line ISSN 2175-2699
impreso ISSN 0104-8899
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