Com satisfação, colocamos à disposição dos leitores de Química Nova na Escola o n. 29, correspondendo ao terceiro número anual dentro da nova periodi- cidade da Revista. Manter o cronograma de circulação desta é um desafio para os editores e membros do conselho editorial e, também, para os assessores e autores. O novo sistema de submissão, avaliação e adaptação dos originais, totalmente online, permite que os prazos possam ser controlados e cumpridos. Nesse processo, está sendo decisiva a ação da secretária destinada a cuidar de todos os trâmites da Revista. Pendências do tempo do sistema anterior também puderam ser encaminhadas e estão sendo todas resolvidas. Esperamos que isso possa ser fator de estímulo para que mais autores submetam manuscritos para publicação na Química Nova na Escola. Gradativamente esperamos o aumento do número de submissões para que possamos manter a nova periodicidade da revista e garantir a publicação de diversidade de artigos na maioria das seções da Revista, o que não está acontecendo. Dos 46 manuscritos submetidos, até 31 de agosto deste ano de 2008, permanece a tendência de concentração de manuscritos nas seções: Expe- rimentação no Ensino de Química (8); Relatos de Sala de Aula (7); Química e Sociedade (6). Na seção Pesquisa em Ensino, também foram submetidos 8 originais, porém três deles foram encaminhados para outras seções por não atenderem às características da seção. Nenhum manuscrito foi apresentado na seção Aluno em Foco; apenas um em História da Química; dois na seção Atualidades em Química; e quatro e cinco nas demais. Como reflexo desse quadro de submissões, este número apresenta concen- tração maior na seção Experimentação no Ensino de Química com quatro artigos. Sabe-se que os artigos dessa seção são muito utilizados em aulas de Química do Ensino Médio e em Licenciaturas de Química por serem de aplicação direta como material de ensino. Isso é bom por um lado, mas não se pode esquecer que artigos de outras seções têm função formativa e de atualização de grande significado para os professores. Há maior número de autores que se sentem estimulados para apresentar originais com experimentos em Química. Isso pode significar, ainda, uma valorização maior da experimentação no ensino de Química em detrimento de outras necessidades formativas, como uso de tecnologias de informação, atualização em Química, história de Química, entre outras. A comu- nidade de educadores químicos, por meio da Divisão do Ensino da Sociedade Brasileira de Química, deve sensibilizar-se e mobilizar-se para achar o ponto de equilíbrio para atender a todas as necessidades formativas dos professores. A realização do XIV Encontro Nacional de Ensino de Química – ENEQ –, em Curitiba (PR), no mês de julho passado, mostrou que há grande crescimento quantitativo e qualitativo de nossa área de pesquisa. Na forma de pôsteres, apresentações orais, mesas-redondas, minicursos, materiais didáticos e pales- tras, houve intensa e variada programação que contemplou todas as seções da Revista. Visando compartilhar com o público leitor da Química Nova na Escola a riqueza do evento e valorizar o esforço da comunidade que tem desenvolvido pesquisas no ensino de Química, os editores da QNEsc decidiram publicar, no próximo número da revista, artigos que tiveram uma versão original apresentada nesse evento. Para isso, foi desencadeado um processo indutivo de seleção de trabalhos apresentados nas sessões coordenadas, contando com a colaboração de diversos assessores que fizeram indicações, para os quais somos gratos pela contribuição com o trabalho anônimo para a comunidade. Autores desses trabalhos selecionados estão sendo convidados a submeter uma nova versão revisada do texto, de acordo com normas da revista, para serem avaliados por assessores quanto à sua adequação para publicação. Esperamos conseguir desenvolver todo o processo normal de avaliação para que, no próximo número, tenhamos uma maior concentração desses artigos do ENEQ. Dada a elevada qualidade da maioria dos trabalhos apresentados no evento, convidamos os demais autores de trabalhos do ENEQ que não receberam convite direto dos editores que preparem seus trabalhos dentro das normas da Revista e os sub- metam à avaliação para os próximos números. Reiteramos o convite, já feito no editorial anterior, para que sejam apresen- tados manuscritos dentro do tema da RASBQ, conforme anúncio publicado na página 37. A partir do entendimento produzido entre os associados e a diretoria da SBQ, o segundo número anual da Revista deverá circular por ocasião da re- alização da RA, privilegiando artigos que têm relação com o tema da reunião.
Os Editores e Editor Associado