Você está recebendo, como encarte a este número de Química Nova na Escola (QNEsc), dois CD-Roms, um com a coleção dos vinte números publicados nos primeiros dez anos da revista e outro com os cinco primeiros Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola, sobre: Novos Materiais, Fármacos, Química Ambiental I e II e Estrutura Atômica. Ainda neste primeiro semestre você receberá mais uma edição dos Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola, dessa vez sobre o tema Química Inorgânica e Medicina. Esse material, distribuído gratuitamente aos assinantes de Química Nova na Escola, foi produzido como parte das ações previstas no projeto da Divisão de Ensino de Química, financiado pelo CNPq e pela Vitae, intitulado “Recursos de multimídia para o ensino de Química e Ciências: Ampliação e conso- lidação de um programa nacional de formação inicial e continuada de professores de educação básica”. Dando continuidade a essas ações, estão sendo produzidos vídeos a partir dos textos dos Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola. Você já recebeu os quatro primeiros programas, que tratavam dos seguintes temas: As águas do planeta Terra; A química da atmosfera; A química dos remédios, dos fármacos e dos medicamentos; Polímeros sintéticos. Agora estão sendo produzidos vídeos sobre os temas Nano- tecnologia, Visualização Molecular, Vidros e Camisinha. Muito prova- velmente vamos mudar o suporte de distribuição para esses vídeos, da tradicional fita de vídeo cassete para o suporte DVD, facilitando sua distribuição como encarte de QNEsc. A produção dos vídeos a partir dos Cadernos Temáticos tem por objetivo disponibilizar aos professores material de apoio para o trabalho com esses temas atuais junto a seus próprios alunos. Nos Cadernos Temáticos, os temas são tratados no nível do profes- sor, portanto os textos aí publicados não devem ser usados diretamente com os alunos. A idéia é o professor preparar a seqüência de aulas sobre, por exemplo, Vidros, a partir do texto sobre o tema disponível no Cadernos Temáticos sobre Novos Materiais, e utilizar o vídeo, e também os experimentos e os textos de Química Nova na Escola rela- cionados ao assunto, nas suas aulas. Com isso, estamos defendendo que os materiais didáticos não dispensam a reinterpretação do pro- fessor, seu trabalho autônomo de criação de suas aulas, considerando o universo cultural particular de seus alunos. Muito brevemente começaremos a disponibilizar no Portal do Professor de Química e nas páginas da Divisão de Ensino de Química da SBQ na Internet (www.sbq.org.br/ensino) algumas sugestões sobre como usar em conjunto os vídeos, textos e experimentos já publicados sobre deter- minado assunto. Aproveitamos para convidá-lo, mais uma vez, a visitar o Portal, onde encontrará uma série de recursos para ajudá-lo a preparar atividades diversificadas em sala de aula. Professor, os temas atuais são de grande interesse dos alunos. Use e abuse dos materiais Química Nova na Escola.
Editores e Conselho Editorial