Voltar à Coleção Completa
Ir ao Volume 2 ¦  Ir ao Volume 4

QNEsc No3

QNEsc No3 - Maio - 1996

qnesc-03.jpg

Sobre prováveis modelos de átomos

Attico Chassot

Pesquisa no Ensino de Química

ensino.pdfPDF: 01 Pesquisa no Ensino de Química

O átomo e a tecnologia

Mario Tolentino e Romeu C. Rocha-Filho

Química e Sociedade

Este artigo apresenta o ensino da estrutura do átomo como um rico manancial de fatos que resultaram em aplicações importantes ou explicaram fenômenos do dia-a-dia.

átomo, elétrons, estrutura atômica, tecnologia

quimsoc.pdfPDF: 02 Química e Sociedade

Criogenia e Condutividade

Geraldo A. Luzes Ferreira, Gerson de Souza Mól e Roberto Ribeiro da Silva

Atualidades em Química

Este artigo explica as relações entre a criogenia e a supercondutividade dos materiais.

criogenia, supercondutividade, materiais cerâmicos


atual.pdf PDF: 03 Atualidades em Química


Explorando a existência de cargas elétricas na matéria

Eva Teresinha de Oliveira Boff e Marli Dallagnol Frison

Relatos de sala de aula

O presente relato refere-se a uma experiência desenvolvida junto a uma escola do nível médio, com enfoque na introdução ao estudo da estrutura da matéria.

transformação química, estrutura da matéria, ensino-aprendiz

relatos.pdfPDF: 04 Relatos de Sala de Aula


O Significado das fórmulas químicas

Eduardo Fleury Mortimer

Conceitos científicos em destaque

Neste número vamos discutir o significado de se atribuir fórmulas às substâncias - tomando como exemplo a água -, procurando apontar as possibilidades e limites dos modelos de estrutura molecular.

fórmulas químicas, água, ligações químicas

conceito.pdfPDF: 05 Conceitos científicos em destaque


Como os estudantes concebem a formação de soluções

Agustina Rosa Echeverría

O Aluno em foco

Este artigo elege como tema as soluções, conceito potencialmente significativo para promover a sistematização de inúmeros outros conceitos químicos importantes, uma vez que sua própria conceituação pressupõe a compreensão de idéias relativas a mistura, substância, ligações químicas, modelo corpuscular da matéria e interação química, entre outros. Outros tópicos importantes como funções químicas, equilíbrio químico, tipos de reações químicas e eletroquímica são por sua vez relacionados com soluções, já que estas constituem o meio mais comum de ocorrência de transformações químicas.

solução, dissolução, relação empírico-teórico

aluno.pdfPDF: 06 Aluno em Foco


A Espectroscopia e a Química: da descoberta de novos elementos ao limiar da teoria quântica

Carlos A. L. Filgueiras

História da Química

Este artigo apresenta a história do desenvolvimento da espectroscopia e suas extraordinárias e imediatas conseqüências para a ciência, em particular para entendermos a estrutura da matéria. Os leitores vão deslocar-se para uma época - o final do século XIX, mais precisamente o ano de 1885 - quando inexistiam os conceitos de elétron, estrutura atômica, transição eletrônica. Vão conhecer também a importante contribuição de um professor do ensino médio.

Balmer, ciência no final do século XIX, descoberta de novos elementos químicos

historia.pdfPDF: 07 História da Química

O papel mediador do professor no processo de ensino-aprendizagem do conceito átomo

Lilavate Izapovitz Romanelli

Pesquisa no Ensino de Química

Este artigo relata uma investigação sobre o papel mediador do professor no processo de ensino-aprendizagem do conceito átomo.

átomo, conceito de modelo, mediação do professor

pesquisa.pdfPDF: 08 Pesquisa no Ensino de Química

Constante de Avogadro: É simples determiná-la em sala de aula

Gerson de Souza Mól, Geraldo A. Luzes Ferreira, Roberto Ribeiro da Silva e Hércules F. Laranja

Experimentação no Ensino de Química

Este artigo descreve um experimento simples para a determinação da constante de Avogadro em sala de aula.

constante de avogadro, mol, eletrólise

exper.pdfPDF: 09 Experimentação no Ensino de Química


Berílio

Eduardo Motta Alves Peixoto

Elemento Químico

elemento.pdfPDF: 10 Elemento Químico


Editorial QNEsc #3

Corpo Editorial

Editorial

editor.pdfPDF: Editorial


Voltar à Coleção Completa
 
on-line ISSN 2175-2699
impreso ISSN 0104-8899
Apoio a Projetos
CNPq
Desenvolvido por EKMF.