Voltar Coleo Completa

QNEsc #10

QNEsc #10 - Novembro - 1999

qnesc-10.jpg

Femtoquímica: reações químicas em tempo real

Romeu C. Rocha-Filho

Atualidades em Química

femtoquímica, prêmio nobel, velocidade das reações químicas

O Prêmio Nobel de Química de 1999 foi outorgado ao químico egípcio-estadunidense Ahmed H. Zewail, por seus estudos de estados de transição de reações químicas por meio da espectroscopia em femtosegundos. Dessa maneira, a Academia Real Sueca de Ciências reconhece o investigador pioneiro de reações químicas na escala de tempo em que elas efetivamente ocorrem.

atual2.pdf atual2.pdf

Nomes recomendados para os elementos químicos

Aécio Pereira Chagas e Romeu C. Rocha-Filho

Atualidades em Química

elementos químicos, massas atômicas relativas, nomenclatura

Este artigo relata os nomes recentemente recomendados, em português do Brasil, para os elementos químicos, bem como os valores mais atuais aprovados pela IUPAC para as massas atômicas relativas.

atual1.pdf atual1.pdf

Mudança nas cores dos extratos de flores e do repolho roxo

João Augusto de M. Gouveia-Matos

Conceitos científicos em destaque

absorção, composto orgânico, cor, indicador, luz

Neste artigo, o autor introduz a análise dos princípios teóricos associados às mudanças de cores dos extratos de flores e do repolho roxo, visando fundamentar experimentos de indicadores ácido-base muito comuns no ensino de química.

conceito.pdf conceito.pdf

Hipermídia no ensino de modelos atômicos

Alessandra Meleiro e Marcelo Giordan

Educação em Química e Multimídia

arte e ciência, hipermídia, modelos científicos, modelos men

Este artigo discute as imagens científicas veiculadas pela mídia, tanto no que diz respeito aos meios empregados para realizá-las como no que se refere ao pensamento científico, aproximando o professor dessas discussões por meio de um aplicativo hipermídia.

eqm.pdf eqm.pdf

Sódio

Eduardo Motta Alves Peixoto

Elemento Químico

elemento.pdf elemento.pdf

O ENEM no contexto das políticas para o ensino médio

Creso Franco e Alícia Bonamino

Espaço aberto

avaliação, currículo, ensino médio, exame nacional

Neste artigo, os autores analisam o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e sua inserção no contexto maior das atuais políticas para o ensino médio. Embora argumentem que o tema ainda exige muitos estudos sistemáticos, os autores procuram identificar certas tendências e explorar possíveis implicações dessa iniciativa para a educação brasileira.

espaco.pdf espaco.pdf

Soprando na água de cal

José Lúcio da Silva e Nelson Ramos Stradiotto

Experimentação no Ensino de Química

água de cal, gás carbônico, equilíbrio químico

Este experimento constitui-se em demonstrações simples de equilíbrio heterogêneo, através da reação de dióxido de carbono com a água de cal.

exper2.pdf exper2.pdf

A química da produção de bebidas alcoólicas

Edilene Cristina Ferreira e Ronaldo Montes

Experimentação no Ensino de Química

açúcares, álcool, fermentação alcoólica, levedura, produção

Este experimento constitui-se em uma demonstração do processo de fermentação alcoólica comunente utilizado na fabricação de bebidas alcoólicas.

exper1.pdf exper1.pdf

Um experimento envolvendo esquiometria

Um experimento envolvendo estequiometria

Experimentação no Ensino de Química

estequiometria, ensino experimental de química

Este experimento bastante simples permite que se explore o assunto estequiometria mesmo não dispondo de uma balança de alta precisão.

exper3.pdf exper3.pdf

Aston e a descoberta dos isótopos

Alexandre Medeiros

História da Química

Aston, espectrógrafo de massa, isótopos

A descoberta dos isótopos foi decisiva na história da ciência, servindo para definir conceitos importantes para a química e para a física na primeira metade deste século. O trabalho de Aston foi dos mais significativos e é central na história da construção do conhecimento, por isso seu destaque nesta seção de Química Nova na Escola.

historia.pdf historia.pdf

Estratégias e táticas de resistência nos primeiros dias de aula de química

Flávia Maria Teixeira dos Santos e Eduardo F. Mortimer

O Aluno em foco

estratégias: estereótipos, táticas: resistência e rejeição

Este artigo discute episódios selecionados dos primeiros encontros entre uma professora de química e alunos da primeira série do ensino médio, tentando caracterizar como a estratégia da professora de se dirigir aos alunos, nos primeiros dias de aula do ano letivo, utilizando estereótipos, gera táticas de resistência que vão resultar na rejeição dos alunos à professora e, conseqüentemente, à química. Essa análise revela como esses primeiros encontros determinam de algum modo o curso das interações ao longo do ano letivo.

aluno.pdf aluno.pdf

O papel da experimentação no ensino de ciências

Marcelo Giordan

Pesquisa no Ensino de Química

conhecimento científico, ensino de ciências, experimentação,

Este artigo discute o papel da experimentação na construção do conhecimento científico e sua relevância no processo de ensino-aprendizagem, pautando-se em contribuições filosóficas, epistemológicas e psicológicas.

pesquisa.pdf pesquisa.pdf

Poluição vs. Tratamento de água: duas faces da mesma moeda

Eduardo Bessa Azevedo

Química e Sociedade

água, meio ambiente, poluição, tratamento de água

Este artigo discute de maneira geral a poluição do meio ambiente e, mais especificamente, a das águas. Apresenta as várias formas de poluição que afetam as nossas reservas d'água, exemplos de minimização de rejeitos e uma síntese das tecnologias disponíveis para o tratamento de efluentes.

quimsoc.pdf quimsoc.pdf

Tirando as argilas do anonimato

Rúbia Lúcia Pereira, Deborah Andrade Munhoz, Adalberto Pinheiro Pestana, Luciana Augusta Vieira e Andréa Horta Machado

Relatos de sala de aula

argilas, educação ambiental, livros paradidáticos

O presente artigo considera a importância das argilas em nosso ambiente e, em especial, na constituição das cidades. Socializa atividades desenvolvidas com os alunos a partir da análise de um livro paradidático.

relatos.pdf relatos.pdf

Editorial QNEsc #10

Corpo Editorial

Editorial

editor.pdf editor.pdf

Pequena História da Química

Attico Chassot - UNISINOS

Resenha

Pequena História da Química De Jurgen Heinrich Maar (Florianópolis: Papa-livro, 1999, 848 p. ISBN 85-7291049-2).

resenha2.pdf resenha2.pdf

Conhecimento Escolar: Ciência e Cotidiano

Marcelo Giordan - FE-USP

Resenha

Conhecimento Escolar: Ciência e Cotidiano, De Alice C. Lopes. Rio de Janeiro: Editora da UERJ, 1999. 236 p. - ISBN 85-85881-71-2 ).

resenha1.pdf resenha1.pdf


Voltar Coleo Completa
 
on-line ISSN 2175-2699
impreso ISSN 0104-8899
Apoio a Projetos
CNPq
Desenvolvido por EKMF.