Voltar à Coleção Completa

QNEsc #23

QNEsc #23 - Maio - 2006

 

qnesc_23.jpg

Editorial

Corpo Editorial

Editorial

a01.pdf a01.pdf

Olimpíada Científica SBQ

1o Lugar: Aline dos Santos Almeida (estudante) e Mariza Christina de Morais Campos (professora) Escola de Educação Básica e Profissional - Fundação Bradesco, Marília - SP; 2o Lugar: Daiane Serrano Rotava (estudante) e Fabiana Casarin (professora) Colégio Marista São Francisco, Chapecó - SC; 3o Lugar: Mariana Rocha Malheiros (estudante) e Maria Helena Cavali da Costa Raitz (profa.) Colégio Estadual Ana Vanda Bassara de Ensino Fundamental, Médio e Profissional, Guarapuava - PR.

Olimpíada Científica SBQ

Biodiesel: O processo de preparação, importância econômica e ambiental

A Olimpíada SBQ – 2005 teve a participação de cerca de três mil estudantes de escolas de Ensino Médio, que foram representados por uma demanda qualificada final de 148 redações de todo o Brasil. O processo de avaliação final foi realizado na Secretaria da SBQ, no Instituto de Química da USP, em São Paulo – SP, no dia 10/11/2005, pela comissão da Olimpíada SBQ – 2005, constituída pelos seguintes professores/pesquisadores: Antonio S. Mangrich (UFPR) – coordenador da comissão; Arnaldo Alves Cardoso (Unesp); Celso Camilo Moro (UFRGS); Frederico Guare Cruz (UFBA); Gerson de Souza Mol (UnB); Hans Viertler (IQ-USP); Lenir Zanon (Unijuí); Mara Elisa F. Braibante (UFSM); Paulo H. G. Zarbin (UFPR); Roberto Ribeiro da Silva (UnB); Rosemar Antoniassi (Embrapa/RJ) e Solange Cadore (Unicamp).

As três redações classificadas são apresentadas a seguir. Além de diplomas, as alunas, suas professoras e escolas receberam um prêmio de R$ 2.500,00.

a02.pdf a02.pdf

Assessores QNEsc - 2005

Nota

a03.pdf a03.pdf

A Importância da Compostagem para a Educação Ambiental nas Escolas

Sérgio M. Sanches, Carlos Henrique Tomich de Paula da Silva, Izabel C.G. Vespa e Eny Maria Vieira

Relatos de Sala de Aula

compostagem, educação ambiental, interdisciplinaridade

No sentido de conscientizar os alunos e a comunidade da necessidade de preservação do meio ambiente, foi implantado o processo de compostagem para minimizar o lixo gerado no restaurante do Colégio Adventista de São José do Rio Preto. Neste projeto houve a participação dos alunos, professores e funcionários. O composto gerado foi caracterizado e utilizado como adubo no plantio de sementes e no jardim da escola. Durante o desenvolvimento do projeto foram trabalhados com os alunos conceitos de Matemática, Ciências, Biologia e Química. Os professores chegaram à conclusão de que é possível empregar a interdisciplinaridade para melhorar o aprendizado.

a03.pdf a03.pdf

Reações Envolvendo Íons em Solução Aquosa: Uma Abordagem Problematizadora para a Previsão e Equacionamento de Alguns Tipos de Reações Inorgânicas

Ana Luiza Petillo Nery, Rodrigo Marchiori Liegel e Carmen Fernandez

Relatos de Sala de Aula

dupla troca, transformações, reações inorgânicas

A maior parte dos livros didáticos classifica as reações inorgânicas de precipitação, neutralização e formação de produtos instáveis ou voláteis como “dupla troca”, deixando a falsa impressão de que qualquer mistura pode dar origem a uma reação química. Muitas vezes, o aluno acaba entendendo o fenômeno como o simples rearranjo de fórmulas, sem compreender o real significado do que ocorre. Neste artigo, descrevemos uma atividade para o desenvolvimento do tema “reações químicas em soluções aquosas” por meio da resolução de um desafio apresentado aos alunos.

a04.pdf a04.pdf

Polímeros e Interações Intermoleculares

Denise Curi

Relatos de Sala de Aula

interações intermoleculares, relação estrutura-propriedade, polímeros

O conceito de interações intermoleculares - interações de van der Waals, interação dipolo-dipolo, ligação de hidrogênio, interação molécula-íon - é um conceito importante pois grande parte das aplicações que fazemos de determinados materiais que utilizamos são derivadas dessas interações. O presente artigo mostra uma possibilidade de se trabalhar esses conceitos através de experimentos simples, empregando-se materiais poliméricos como papel, sacola plástica, gel para plantas e fraldas descartáveis.

a05.pdf a05.pdf

Como os Alunos Entendem Queima e Combustão: Contribuições a Partir das Representações Sociais

Marcolina Aparecida Eugênio da Silva e Luiz Roberto de Moraes Pitombo (in memoriam)

O Aluno em Foco

queima, combustão, representação social

Combustão é um dos conceitos mais trabalhados em ambiente escolar e muito associado ao termo queima, que é entendido igualmente por pessoas escolarizadas ou não. Acredita-se que os alunos chegam ao ambiente escolar com alguma idéia do que seja queima e, por isso, é importante conhecer suas idéias, opiniões e imagens estruturadas no saber prático. Este artigo revela o entendimento sobre queima/combustão de estudantes das séries finais dos ensinos Fundamental e Médio através de suas representações sociais.

a06.pdf a06.pdf

O Ludo Como um Jogo para Discutir Conceitos em Termoquímica

Márlon Herbert Flora Barbosa Soares e Éder Tadeu Gomes Cavalheiro

Espaço Aberto

jogo didático, Termoquímica, atividade lúdica

Este artigo apresenta um jogo didático para introduzir conceitos de Termoquímica. Utiliza-se um tabuleiro de um jogo conhecido como Ludo. O objetivo desta proposta é mostrar que a utilização de atividades lúdicas pode ser uma alternativa viável em sala de aula, auxiliando a aprendizagem no que se refere à manipulação efetiva do conceito, além da melhora significativa do aspecto disciplinar em sala de aula.

a07.pdf a07.pdf

Diagnóstico das Condições de Laboratórios, Execução de Atividades Práticas e Resíduos Químicos Produzidos nas Escolas de Ensino Médio de Londrina - PR

Sonia Maria Nobre Gimenez, Antonio Alberto da Silva Alfaya, Reni Ventura da Silva Alfaya, Maria Josefa Santos Yabe, Olívio Fernandes Galão, Eliana Aparecida Silicz Bueno, Matheus Paes Paschoalino, Carlos Eduardo de Almeida Pescada, Tatiana Hirossi e Priscila Bonfim

Pesquisa no Ensino de Química

Ensino Médio, resíduos, experimentos de Química

Através de visitas e questionários, professores do Departamento de Química da Universidade Estadual de Londrina procuraram fazer um diagnóstico dos resíduos laboratoriais gerados nas atividades experimentais de Química no Ensino Médio, em Londrina - PR. Foram obtidas também informações sobre: atividades realizadas, reagentes armazenados, condições de uso dos laboratórios, utilização de normas de segurança, condições de armazenagem e validade dos reagentes. Constatou-se que em algumas escolas não são ministradas aulas práticas e, nas que estas existem, o número é insuficiente. Observou-se a presença de um passivo ambiental em muitas escolas, relativo à quantidade de reagentes armazenados já impróprios para uso. Houve destaque para as seguintes necessidades: implantação de atividades experimentais rotineiras concomitantes ao conteúdo abordado em sala de aula, ampliação da carga horária da disciplina de Química e o retorno do técnico laboratorista às escolas.

a08.pdf a08.pdf

Errata


Errata

Errata

Recebemos carta do leitor Wilmo E. Francisco Jr., autor de artigo neste número da revista (vide p. 49), sobre um erro no artigo “Diet ou light: Qual a diferença?”, de Rejane Maria G. da Silva e Sandra Terezinha de F. Furtado, publicado em QNEsc n. 21, p. 14-16, 2005.

Experimentos com Alumínio

Thiago Santangelo Costa, Danielle Lanchares Ornelas, Pedro Ivo Canesso Guimarães e Fábio Merçon

Experimentação no Ensino de Química

alumínio, aulas experimentais, cinética química

Por ser leve e muito resistente, o alumínio se mostra um metal ideal para uma série de aplicações, dentre as quais se pode citar peças automotivas, revestimentos, embalagens e artefatos de cozinha. Diante da ampla disponibilidade desse metal em nosso dia-a-dia, foi elaborada uma atividade experimental sobre cinética química a partir do estudo dos fatores que afetam a velocidade da reação de oxidação do alumínio em meio ácido, utilizando materiais simples e de baixo custo.

a09.pdf a09.pdf

Preparo e Emprego do Reagente de Benedict na Análise de Açúcares: Uma Proposta para o Ensino de Química Orgânica

Rachel Ouvinha de Oliveira, Luiz Claudio de Santa Maria, Fábio Merçon e Mônica R. Marques Palermo de Aguiar

Experimentação no Ensino de Química

açúcares, reagente de Benedict, oxi-redução

Propõe-se um experimento simples que proporciona uma abordagem contextualizada e multidisciplinar para o estudo de açúcares no Ensino Médio. O experimento se baseia no preparo e uso do reagente de Benedict na pesquisa da presença de açúcares redutores em alimentos. Este experimento foi aplicado em aulas de Química com alunos do Ensino Médio e proporcionou a discussão de diferentes tópicos do programa de Química.

a10.pdf a10.pdf

Combustão, Chamas e Testes de Chama para Cátions: Proposta de Experimento

Augusto César Gracetto, Noboru Hioka e Ourides Santin Filho

Experimentação no Ensino de Química

combustão, estrutura de chamas, testes de chama para cátions

As chamas são classificadas em chamas de difusão e de pré-mistura. Nas primeiras, a mistura combustível/oxigênio é feita na própria chama, por difusão dos gases, enquanto que na segunda ocorre a mistura dos dois gases antes da zona de combustão. As duas chamas apresentam diferenças de temperatura, cor e estabilidade. Neste artigo mostra-se como se obter chamas dos dois tipos e como avaliar qualitativamente os produtos obtidos, em função da relação combustível/ oxigênio na chama. Além disso, apresenta-se uma proposta simples para se obter chamas de duração prolongada, de execução fácil e barata, muito úteis para se realizar testes de chamas em cátions.

a11.pdf a11.pdf

XIII ENEQ - Encontro Nacional de Ensino de Química


Evento


Educação em Química no Brasil - 25 anos de ENEQ. 24 a 27 de julho de 2006. UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - Campinas/SP

Um Experimento Simples Envolvendo Óxido-Redução e Diferença de Pressão com Materiais do Dia-a-Dia

Wilmo Ernesto Francisco Junior e Roberto Seiji Dochi

Experimentação no Ensino de Química

reações de óxido-redução, diferença de pressão, dia-a-dia

As reações de óxido-redução representam um conjunto de fenômenos comumente observados no dia-a-dia, o que possibilita uma abordagem contextualizada na qual os conceitos físico-químicos envolvidos podem ser discutidos conjuntamente às suas implicações sociais. Com base nesse propósito, este artigo apresenta um experimento de óxido-redução simples, rápido e que pode ser realizado com materiais de fácil obtenção, discutindo algumas atividades que podem ser desenvolvidas com os alunos.

a12.pdf a12.pdf

Produtos Naturais no Ensino de Química: Experimentação para o Isolamento dos Pigmentos do Extrato de Páprica

Letícia B. da Silva, Irene M. Alles, Ademir F. Morel e Ionara Irion Dalcol

Experimentação no Ensino de Química

cromatografia, pigmentos naturais, experimentação no ensino de Química

Este artigo apresenta a separação por cromatografia em coluna dos pigmentos da páprica utilizando-se diferentes fases estacionárias. O desenvolvimento deste experimento no laboratório de Química é simples e envolve técnicas básicas e importantes conceitos de Química Qrgânica: estrutura química dos compostos orgânicos, princípios de solubilidade, polaridade, extração e reações orgânicas.

a09.pdf a13.pdf

Titânio

Eduardo Motta Alves Peixoto

Elemento Químico

a14.pdf a14.pdf


Voltar à Coleção Completa
 
on-line ISSN 2175-2699
impreso ISSN 0104-8899
Apoio a Projetos
CNPq
Desenvolvido por EKMF.