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QNEsc Vol. 33 No 4

QNEsc - Vol. 33 No 4- Novembro - 2011

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Editorial

198-Editorial.pdf Editorial PDF  HTML

Os Editores


Metais Pesados no Ensino de Química

Verônica Ferreira Lima
Fábio Merçon

Conceitos Científicos em Destaque

A conceituação de metal pesado engloba aspectos ambientais e toxicológicos. Os metais pesados podem se tornar um tema para a contextualização do ensino de química, pois propiciam a correlação entre o conhecimento científico e suas implicações tecnológicas, sociais e ambientais. Apesar de sua importância, em um estudo realizado com 14 livros didáticos de Química para a educação básica publicados entre 1995 e 2007, apenas um fez uma abordagem contextualizada e indicou a importância da massa atômica e da toxicidade para sua identificação.

metal pesado, livro didático, química ambiental

199-CCD-7510.pdf PDF: Conceitos Científicos em Destaque


Nobel em Química 2011: Descoberta dos Quasicristais, uma Nova Classe de Sólidos

Ignez Caracelli

Atualidades em Química

O Prêmio Nobel de Química de 2011 foi outorgado ao descobridor dos quasicristais, o químico israelense Daniel Shechtman. Quasicristais são uma nova classe de sólidos, com características diferentes das conhecidas para cristais: têm ordem quase periódica, simetrias rotacionais proibidas para cristais e ocorrência de unidades de repetição em número finito. Este artigo relata, além de breve biografia do laureado, uma descrição das características estruturais dos quasicristais, sua ocorrência e aplicações.

Quasicristais, razão áurea, simetrias proibidas

206-AQ-8911.pdf PDF: Atualidades em Química


Pesos Atômicos Deixam de Ser Constantes: Dez Elementos Passam a Ter Intervalos de Pesos Atômicos

Aécio Pereira Chagas
Romeu C. Rocha-Filho

Atualidades em Química

Em 2011, a União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) aprovou novos valores de massas atômicas relativas (pesos atômicos) padrões para os elementos, conforme recomendado por sua Comissão sobre Pesos Atômicos e Abundâncias Isotópicas em 2009. A novidade é a introdução de um intervalo de pesos atômicos, em vez de um único valor, para dez elementos cujas composições isotópicas variam frequente e significativamente: H, Li, B, C, N, O, Si, S, Cl e Tl. De qualquer modo, para fins comerciais e didáticos, um valor único, denominado de convencional, é estabelecido para esses elementos. Além disso, também foi aprovado um novo valor para o peso atômico do germânio. Este artigo relata essas novidades e divulga os novos valores aprovados, bem como os valores adotados pela Sociedade Brasileira de Química na tabela periódica por ela publicada e distribuída.

Pesos atômicos padrões, intervalos de peso atômico, pesos atômicos convencionais, valores oficiais de pesos atômicos

211-AQ-9011.pdf PDF: Atualidades em Química


Uma proposta alternativa para o ensino de eletroquímica sobre a reatividade de metais

Vanessa Hafemann Fragal
Silvia Mara Maeda
Elisangela Pacheco da Palma
Maria Bernadete Pimenta Buzatto
Maria Aparecida Rodrigues
Expedito Leite Silva

Relatos de Sala de Aula

Este artigo apresenta os resultados do desenvolvimento de uma proposta alternativa para o ensino de eletroquímica, aplicada a alunos do ensino médio. Construída coletivamente no contexto de um grupo de estudos, essa proposta didática contempla a problematização e a experimentação investigativa, visando à construção e reconstrução de conhecimentos científicos relacionados ao tema. Dados, coletados por meio de filmagens, questionários e outros registros escritos durante a aplicação desse material por duas participantes do grupo a 67 alunos da 2ª série desse nível de ensino, foram avaliados pelo grupo. Os resultados encontrados, tanto no processo de elaboração da proposta como no seu desenvolvimento com os estudantes, foram bastante relevantes, uma vez que foi visível o crescimento dos diferentes atores envolvidos: professores, licenciandos e estudantes do ensino médio em termos de compreensão dos conceitos científicos abordados.

eletroquímica, cotidiano, aprendizagem significativa

216-RSA-8910.pdf PDF: Relatos de Sala de Aula


Práticas de Processamento de Alimentos: Alternativas para o Ensino de Química em Escola do Campo

Lucilene Dornelles Mello
Gládis Costallat

Relatos de Sala de Aula

Este artigo relata uma experiência vivenciada em uma escola de campo durante o desenvolvimento de uma proposta de ensino de química para uma turma de 3ª série do ensino médio da Escola Estadual Risoleta de Quadros, zona rural de Bagé (RS). O trabalho teve como enfoque a experimentação, baseada em técnicas de processamento de alimentos realizadas pelos próprios alunos, utilizando a cozinha da escola. Com isso, conseguiu-se abordar com facilidade conceitos como funções e propriedades de compostos orgânicos. A proposta de trabalho também enfocou aspecto interdisciplinar, e conceitos de outras disciplinas puderam ser trabalhados como temas de biologia e bioquímica. Mediante esse tipo de metodologia, foi possível estimular o aprendizado da química por meio da aproximação desses conteúdos com a vivência do aluno do campo.

ensino de química, educação do campo, escola do campo

223-RSA-3310.pdf PDF: Relatos de Sala de Aula


A Recursividade no Ensino de Química: Promoção de Aprendizagem e Desenvolvimento Cognitivo

Rafael Moreira Siqueira
Nilma Soares da Silva
Luiz Carlos Felizardo Júnior

Pesquisa em Ensino

O objetivo deste trabalho é avaliar a abordagem recursiva como ferramenta estruturadora de um currículo de química para o ensino médio. Foram realizadas observação e regência em uma turma de alunos de 3ª série do ensino médio em uma escola pública de Belo Horizonte, utilizando a abordagem recursiva para o tratamento dos conceitos de propriedades dos materiais no contexto das substâncias orgânicas. Verificou-se que a recursividade pode ser utilizada como um instrumento pedagógico efetivo no processo ensino-aprendizagem de novos conteúdos em química e em suas compreensões em níveis mais elaborados de complexidade. Algumas questões ainda persistem acerca do tema, que podem ser orientadoras de pesquisas para criação de maior quantidade de material referencial sobre o assunto.

recursividade, ensino de Química, aprendizagem

230-PE-8010.pdf PDF: Pesquisa em Ensino


Um Estudo sobre Avaliação de Desempenho de Vestibulandos no Aprendizado de Química Inorgânica para Definição de Critérios para uma Intervenção Cognitiva

Jacqueline Prates Rocha Lüdke
Everton Lüdke

Experimentação no Ensino de Química

Neste trabalho, investigamos efeitos de um processo cognitivo de ensino-aprendizado de uma amostra de 53 jovens adultos com idades na faixa de 17 a 19 anos, que concluíram o ensino médio dentro dos últimos dois anos e que prestaram concursos vestibulares em 2009 nas maiores universidades do Rio Grande do Sul. Os candidatos selecionados foram submetidos a uma série de minicursos com atividades teórico-experimentais para discussão do programa de química inorgânica do vestibular da Universidade Federal de Santa Maria. Uma análise foi feita a partir do desempenho individual em vários instrumentos segundo os eixos temáticos ACEAR. Os resultados obtidos indicam que diferenças de desempenho não podem ser atribuídas à formação individual em ensino médio, mas sim em habilidades individuais de percepção e competências de aplicações conceituais e extrapolativas entre os entrevistados. Nosso estudo enfatiza que somente características socioeconômicas obtidas pelo critério WHOQOL-bref não são suficientes para que os entrevistados atinjam resultados acadêmicos acima da média, justificando a necessidade de programas autoestruturados de intervenção em uma boa parte dos casos.

Estudo de química; desempenho de vestibulandos; intervenção; cognitiva

239-EEQ-8310.pdf PDF:Experimentação no Ensino de Química


Constante de Planck: Uma Nova Visão para o Ensino Médio

Silio Lima de Moura
Francisco Ivan da Silva
Francisco Carlos Marques da Silva
José Aroldo Viana dos Santos

Experimentação no Ensino de Química

A seção Experimentação no ensino de química descreve experimentos cuja implementação contribua para o aprimoramento e a interpretação de conceitos químicos no ensino médio e fundamental e que utilizem materiais de fácil aquisição, permitindo sua realização em qualquer das diversas condições das escolas brasileiras. Este artigo descreve um experimento simples para a determinação da constante de Planck em sala de aula.

constante de Planck, LED, ensino médio

Resenha

Ensino de Química em Foco - Por Profa. Rejane Maria Ghisolfi da Silva

246-EEQ-6011.pdf PDF:Experimentação no Ensino de Química


ASTATO

Júlio Carlos Afonso

Elemento Químico

252-EQ-5510.pdf PDF:Elemento Químico


Resenhas

Divulgação científica e práticas educativas - Por Prof. Paulo César Pinheiro
A inserção da dimensão ambiental na formação de professores de química - Por Prof.Otavio Aloisio Maldaner
Iniciação científica no ensino superior: fundamentos e contribuições - Por Prof. Antonio Aprigio Da Silva Curvelo

Resenhas

Resenhas.pdf PDF: Resenhas


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on-line ISSN 2175-2699
impreso ISSN 0104-8899
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