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QNEsc Vol. 34 No 3

QNEsc - Vol. 34 No 3 - Agosto - 20 12

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Editorial

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Os Editores


A Atividade de Penhor e a Química

Raquel Mari Morioka
Roberto Ribeiro da Silva

Química e Sociedade

O penhor é uma modalidade de empréstimo que existe há muitos séculos e, desde o seu surgimento, consiste em se aceitar bens em troca de dinheiro. Artigos como joias, moedas, relógios e peças decorativas confeccionadas com metais preciosos são penhorados não somente pelo seu valor econômico, mas também pelo seu valor artístico e histórico. O ouro, a prata e a platina são metais bastante utilizados na confecção de peças valiosas. Neste artigo, buscou-se descrever a história do dinheiro, do penhor e os materiais e os métodos utilizados na identificação de metais preciosos presentes em joias e objetos de valor.

joias, penhor, metais preciosos

02-QS-81-11.pdf PDF: Química e Sociedade


Penicilina: Efeito do Acaso e Momento Histórico no Desenvolvimento Científico

Carolina Maria Fioramonti Calixto
Éder Tadeu Gomes Cavalheiro

Química e Sociedade

O acaso e o momento histórico podem ser decisivos na descoberta e no desenvolvimento da ciência. Um exemplo relevante desse tipo de evento científico se refere à descoberta da penicilina, a qual aconteceu ao acaso e cuja necessidade de antibióticos durante a II Guerra Mundial levou governo e sociedade a se unirem para a produção em massa dessa substância.

penicilina, estrutura e função, antibióticos, Alexander Fleming

03-QS-92-11.pdf PDF: Química e Sociedade


Os Alótropos do Estanho: Ocorrências do Estanho α e as Novas Soldas sem Chumbo Usadas em Eletrônicos

Antonio Rogério Fiorucci
Edemar Benedetti Filho
Noé de Oliveira

Atualidades em Química

Neste artigo, é discutida uma característica da química do estanho pouco ou superficialmente abordada nos livros textos de química – a transição de fase da sua forma alotrópica α para β. São discutidas as propriedades dos alótropos α e β do estanho, fornecendo subsídios para que esse elemento possa ser mais um exemplo didático do fenômeno de alotropia nas aulas de química. Também é mostrada a correlação da ocorrência dessa transição alotrópica em algumas soldas de estanho sem chumbo recentemente introduzidas em produtos eletrônicos. Alguns avanços no desenvolvimento dessas novas ligas sem chumbo usadas como soldas na indústria de eletrônicos e os desafios para sua efetiva utilização são apontados.

estanho, alotropia, soldas sem chumbo

04-AQ-45-11.pdf PDF: Atualidades em Química


Aulas Coletivas na Escola Pública: Interação entre Universidade-Escola

Simone Cavalcante Silva
Daniela Gonçalves de Abreu

Relatos de Sala de Aula

Este artigo relata a experiência de uma aula coletiva planejada na disciplina Química para o Ensino Médio II com licenciandos em química. A seguir, a aula foi realizada numa escola pública de Ribeirão Preto com a participação dos alunos de ensino médio, seu professor de química, licenciandos em química e uma professora universitária.

aula coletiva, escola, professores de química

05-RSA-01-12.pdf PDF: Relatos de Sala de Aula


Proposta de Formação de Professores de Química por meio de uma Licenciatura Parcelada: Possibilidade de Melhoria da Prática Pedagógica versus Formação Aligeirada

Sara Almeida
Márlon H. F. B. Soares
Nyuara A. S. Mesquita

Pesquisa em Ensino

A presente pesquisa teve como objetivo discutir de que maneira a formação de professores de química em uma licenciatura parcelada, oferecida pela Universidade Estadual de Goiás, contribuiu para a melhoria da prática docente dos professores em serviço. A pesquisa se caracterizou como um estudo de caso e foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada com uma professora egressa dessa licenciatura, foco do estudo; a observação das aulas dessa docente; e análise documental do projeto pedagógico do curso. A partir da análise realizada, observou-se que a formação, em termos de conhecimento de conteúdo e pedagógico de conteúdo, foi inadequada, pois não possibilitou à professora a construção de um conhecimento químico que lhe permitisse o preparo de suas aulas de forma coerente. Dessa maneira, compreende-se que a licenciatura parcelada, no caso investigado, parece não ter cumprido o papel de formar o professor, mas apenas diplomá-lo para atender a uma orientação legal.

formação de professores de química, licenciatura parcelada

06-PE-72-11.pdf PDF: Pesquisa em Ensino


A Perspectiva de Futuro Profissional de Licenciados em Química e o Perfil de Egresso Desejado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – Paraná

Leila Inês Follmann Freire
Sheila Cristina Jacumasso
Sandro Xavier de Campos

Pesquisa em Ensino

Este trabalho tem como objetivo traçar as aproximações e os distanciamentos entre as perspectivas de futuro profissional dos recém-formados com o perfil de egresso que o curso de licenciatura em Química de uma universidade paranaense deseja formar. Participaram da pesquisa 25 recém-formados dos anos de 2008, 2009 e 2010, que responderam a três perguntas que foram analisadas buscando relações entre as perspectivas de futuro profissional e o perfil estabelecido pelo projeto pedagógico do curso. Das características do perfil de egresso desejadas pelo curso, que representam distanciamentos, tem-se língua estrangeira, investigação da área de ensino de química e da própria prática pedagógica, além do desenvolvimento da criticidade, enquanto que uma maior identificação com a docência e a busca pela pós-graduação se aproximam das perspectivas dos futuros professores de química.

currículo, futuro profissional, licenciatura, perfil do egresso

07-PE-101-11.pdf PDF: Pesquisa em Ensino


Uma Experiência Didática sobre Viscosidade e Densidade

Ednilson Luiz Silva Vaz
Heloisa Andréa Acciari
Alice Assis
Eduardo Norberto Codaro

Experimento no Ensino de Química

Neste trabalho, é proposta uma experiência didática com o objetivo de avaliar e diferenciar, de forma simples e clara, duas propriedades intrínsecas da matéria que formam parte do vocabulário cotidiano, a viscosidade e a densidade. Para tanto, foram escolhidos três líquidos de uso doméstico, a saber: solução de sacarose, detergente biodegradável e óleo vegetal de soja. A análise dos resultados coloca em evidência a falta de uma relação de proporcionalidade entre essas propriedades.

ensino de química, viscosidade, densidade

08-EEQ-111-10.pdf PDF: Experimento no Ensino de Química


Zinco

Miguel de Araújo Medeiros

Elemento Químico

09-EQ-18-11.pdf PDF: Elemento Químico


Cobre

Mônica Aparecida Rodrigues
Priscila Pereira Silva
Wendell Guerra

Elemento Químico

10-EQ-37-10.pdf PDF: Elemento Químico


Sociedade Brasileira de Qumica © 2012

on-line ISSN 2175-2699
impreso ISSN 0104-8899
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