Conforme anunciado no no27 da Revista, a meta estabelecida de mudarmos a periodicidade para quatro números anuais da Química Nova na Escola desafiou- nos a lançarmos o segundo número do ano ainda no mês de maio, coincidindo com a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Para os próximos anos, o segundo número de cada ano deverá ser temático, com artigos preferenciais em torno do tema da RA da SBQ. Com isso, estendemos o desafio aos candidatos a autores de originais, tão logo seja anunciado o tema da RA de 2009, para que submetam suas propostas de artigos, dentro de uma das seções da Revista, com antecedência suficiente para que possam percorrer os trâmites normais de avaliação até sua aceitação. Outra possibilidade poderia ser uma coletânea de artigos que abordassem o tema da RA sob diversos enfoques, sem a preocupação com as seções usuais da Revista, mais de acordo com o formato dos Cadernos Temáticos. De qualquer forma, neste ano de 2008, deve ser considerado como o da transição à nova fase da Revista. Assim, contabilizamos, dentro da nova periodicidade, mais um Caderno Temático de QNEsc, já em elaboração com um tema sobre nanociência. Ainda não se tomou decisão sobre novos números dentro da série Cadernos Temáticos, sendo essa uma questão aberta para discussão na Divisão de Ensino, junto com a Diretoria da SBQ. O novo sistema de submissão e avaliação online já se encontra totalmente implantado desde março, o que permite agilizar o processo, dar mais segurança a todos os envolvidos e elevar a qualidade dos controles no cumprimento dos prazos e das adaptações dos originais em relação às recomendações dos as- sessores. Gostaríamos de esclarecer, também, que houve um período, entre outubro de 2007 e fevereiro de 2008, em que muitos processos de avaliação ficaram praticamente parados. Isso aconteceu devido à fase de transição do sistema de avaliação anterior para o atual, atrasando alguns processos pela própria demora na implementação do novo sistema e também na familiarização deste. Neste momento, já se conhece a nova rotina, há uma secretária que cuida dos trâmites da QNEsc e tudo deverá fluir com mais agilidade, permitindo, inclusive, alertar editores, assessores e autores sobre os prazos que deverão ser cumpridos. Neste número, circulam dois artigos sobre questões ligadas aos biocom- bustíveis, assunto que ocupa lugar de destaque na agenda nacional. Com eles, o leitor poderá atualizar suas informações e refletir sobre o papel do ensino sobre esse tema em nossas escolas. Em Aluno em Foco, veremos como idéia de homogeneidade é importante no processo de compreensão da dissolução. O conceito de flotação é aprofundado em uma discussão importante e compl- exa, envolvendo modelos de comportamento em escala molecular e coloidal. A própria idéia de modelagem em seus aspectos do ensinar é ponto de destaque em Relatos de Sala de Aula. Ainda em Relatos, letras de músicas chamam a atenção para compreensões sobre conhecimentos de Química que se veiculam nas aulas. Veremos aprofundamentos teóricos sobre o conceito de hibridização de orbitais, (des)contaminação ambiental e dois experimentos sobre atividade enzimática em frutos e também em urina. É com muita honra que convidamos nossos leitores a acompanharem os diversos e diversificados textos apresentados nessas páginas de mais um número da QNEsc. Nunca é demais lembrar que a produção regular da Revista só é possível graças à disposição de autores que submetem seus textos ao conselho de editores e ao trabalho dos assessores que avaliam originais e zelam pela qualidade crescente das publicações. Esperamos atender às expectativas de nossos leitores.
Editores e editor associado