Química Nova na Escola (QNEsc), com este seu 20º número, completa 10 anos de existência. Desde a sua criação, tem cumprido um papel de destaque na relação da SBQ com seus associados e com a comunidade de educadores químicos. Com periodicidade semestral, caracterizada por uma linguagem mais direcionada ao seu público alvo (professores de Educação Básica e alunos de licenciatura em Química), QNEsc sempre tem zelado para que informações de boa qualidade cheguem a seus leitores e que sejam um complemento adequado. A responsabilidade editorial da revista está a cargo da Divisão de Ensino da Química da SBQ, que com muita competência vem desempenhando esta tarefa de forma excelente. Como afirmado em seu sítio na Internet, QNEsc “propõe-se a subsidiar o trabalho, a formação e a atualização da comunidade do Ensino de Química brasileiro” e ainda “é um espaço aberto ao educador, suscitando debates e reflexões sobre o ensino e a aprendi- zagem de química”. Assim, contribui para a tarefa fundamental de formar verdadeiros cidadãos. Com a QNEsc, a SBQ dá mostras da sua disposição em trabalhar para a divulgação da Química em todos os níveis; para tanto, disponibiliza na Internet os números da revista, que podem ser acessados gratuitamente (somente os artigos dos quatro números mais recentes não são acessáveis). Devido à sua importância e abrangência, não se tem poupado esforços para que QNEsc chegue a um número maior de leitores. A primeira oportunidade para isto ocorreu em 1998, através de entendimentos entre a SBQ e o Conselho Regional de Química da IV Região a fim de disponibilizá-la para as escolas das redes pública e privada dos estados sob sua jurisdição. Em seguida houve a tentativa, através da Unesco, de levá-la aos países africanos e de língua portuguesa. Mais recentemente, a SBQ tem mantido contatos com a Sociedade Portuguesa de Química, para também distribuí-la entre seus asso- ciados. A manutenção de revistas de bom nível por sociedades científicas é tarefa das mais difíceis, dadas as dificuldades de financiamento e, princi- palmente, porque através da venda de assinaturas essa possibilidade pare- ce ainda remota. Entretanto, precisam ser feitos esforços para que através de divulgação e aumento significativo no número de assinantes, mesmo a preços acessíveis, elas possam se auto-sustentar. Enquanto isto não ocorre, a SBQ continua se empenhando para a manutenção deste importante veículo de divulgação e crescimento da Química. Se, por um lado, QNEsc cumpre de forma totalmente apropriada seu papel, outros projetos, que têm grande conexão com essa iniciativa e forte relação com as atividades da Divisão de Ensino de Química, merecem destaque. O primeiro, apoiado pelo CNPq, é o “Recursos de multimídia para o ensino de Química e Ciências: ampliação e consolidação de um programa nacional de formação inicial e continuada de professores de educação básica”. O segundo projeto, aprovado pela Vitae, está ampliando o número de Cadernos Temáticos Química Nova na Escola e possibilitando a produção de vídeos sobre os assuntos abordados nesses cadernos, bem como a implementação e manutenção de um Portal Eletrônico para Formação Continuada de Professores de Química e Ciências. Neste momento é oportuno comemorarmos não só o lançamento do n. 20 e, consequentemente, os 10 anos de QNEsc, mas também outros pro- jetos que vêm sendo tão bem conduzidos pela Divisão de Ensino de Química da SBQ. É importante ainda fazer um agradecimento especial a todos os editores, membros do conselho editorial e colaboradores, que têm realizado um trabalho fundamental para que QNEsc seja um grande sucesso. Parabéns!
Paulo Cezar Vieira Presidente da SBQ