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QNEsc Vol. 19

Química Nova na Escola
Vol. 19
Maio de 2004

Editorial

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Os Editores

 

Uma busca na Internet por ferramentas para educação química no Ensino Médio

Rosângela Michel, Flávia Maria Teixeira dos Santos e Ileana Maria Rosa Greca

Educação em Química e Multimídia

ensino de Química, sítios educacionais, softwares educacionais

Neste trabalho, apresentamos uma revisão de softwares e sítios educacionais que o professor de Química pode utilizar para o desenvolvimento de conteúdos do Ensino Médio, de acordo com sua abordagem de trabalho. Realizamos uma análise crítica dos sítios e ferramentas disponíveis.

 

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De Massas e Massas Atômicas

Reinaldo Calixto de Campos e Reinaldo Carvalho Silva

Conceitos Científicos em Destaque

modelo atômico de Dalton, leis ponderais, trânsito interdisciplinar

Sugere-se uma atividade experimental para duas sessões de laboratório de Química, com o propósito de favorecer aos alunos do Ensino Médio o exercício do trânsito interdisciplinar entre os domínios da teoria atômica e das leis ponderais das reações químicas. Na primeira sessão, estudando as relações de massa na queima do ferro, os alunos obtêm evidências diretas da lei de Proust. Na segunda sessão, usando clipes de papel como modelos de partículas materiais, os alunos estudam as relações conceituais entre massas e massas atômicas.

 

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Corrosão: Um Exemplo Usual de Fenômeno Químico

Fábio Merçon, Pedro Ivo Canesso Guimarães e Fernando Benedito Mainier

Conceitos Científicos em Destaque

corrosão, eletroquímica, cotidiano

Corrosão é um conceito químico conhecido e usualmente empregado no cotidiano. Apesar de ser comumente associado aos metais, este é um fenômeno muito mais amplo e também ocorre com materiais não metálicos. Devido aos seus diversos tipos, esse processo está presente em diferentes situações, sempre associado à redução da vida útil de um determinado bem. No presente trabalho, pretende-se abordar os principais aspectos da corrosão e alguns métodos de prevenção.

 

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Perfumes e Essências: A Utilização de um Vídeo na Abordagem das Funções Orgânicas

Cristiano de Almeida Cardoso Marcelino-Jr., Rejane Martins Novais Barbosa, Ângela Fernandes Campos, Marcelo Brito Carneiro Leão, Hélder de Souza Cunha e Antônio Carlos Pavão

Relatos de Sala de Aula

vídeo, funções orgânicas, perfumes

Este artigo retrata uma pesquisa realizada em uma turma do Ensino Médio, na qual verificou-se a interferência positiva de um vídeo de produção própria na abordagem inicial das funções orgânicas oxigenadas. A intervenção didática envolveu momentos distintos, abrangendo atividades audiovisuais, leitura e escrita de textos, utilizando “Perfumes e Essências” como tema motivador para abordagem dos conceitos. O vídeo atuou como elemento articulador da aprendizagem e auxiliou no desenvolvimetno de atitudes perceptivas, na ampliação do diálogo, em motivação e troca de experiências entre os participantes.

 

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A Bioquímica como Ferramenta Interdisciplinar: Vencendo o Desafio da Integração de Conteúdos no Ensino Médio

Paulo R. M. Correia, Melissa Dazzani, Maria Eunice R. Marcondes e Bayardo B. Torres

Relatos de Sala de Aula

interdisciplinaridade, Bioquímica, proteínas, Biologia

A abordagem interdisciplinar dos temas das Ciências Naturais favorece a integração de conteúdos, evita a visão fragmentada do conhecimento e expõe os alunos à complexidade do processo de geração do conhecimento. Nesse contexto, a Bioquímica foi explorada como ferramenta interdisciplinar utilizando as proteínas e sua ação enzimática como tema central. As atividades foram divididas em três momentos distintos: 1) realização de experimentos para gerar resultados a serem interpretados; 2) introdução de subsídios teóricos a partir de textos e questionários; e 3) teatralização da síntese de proteínas com a participação de todos os alunos. A intervenção interdisciplinar proposta permitiu a discussão de conceitos bioquímicos, favorecendo a integração de conteúdos da Biologia e da Química.

 

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Um Debate Seiscentista: A Transmutação de Ferro em Cobre

Paulo Alves Porto

História da Química

transmutação, Alquimia, Química no século XVII

Este artigo apresenta uma questão que era objeto de controvérsia no século XVII: ocorre transmutação de ferro em cobre quando se coloca ferro metálico em contato com uma solução de “vitríolo de cobre”, isto é, com uma solução contendo um sal de cobre? Vários pensadores manifestaram sua opinião a respeito, e aqui citamos J. B. Van Helmont, A. Kircher, L. Ercker, M. Sendivogius, J. R. Glauber e J. Webster. A discussão era relevante, pois podia ser relacionada à possibilidade de se transformar metais comuns em ouro. Observa-se que o panorama conceitual em que se inserem esses autores é bastante distinto do da Química moderna, o que fez a questão permanecer sem resposta nos termos em que foi colocada na época.

 

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A Radioatividade e a História do Tempo Presente

Fábio Merçon e Samantha Viz Quadrat

História da Química

radioatividade, energia nuclear, século XX

Com o final da Segunda Guerra Mundial, alguns historiadores se debruçaram sobre a tentativa de explicar o que havia ocorrido com a humanidade nos anos do conflito. Com isto surgiu o que chamamos de História do Tempo Presente, uma nova corrente historiográfica que se ocupa em analisar os fatos recentes. Nesse sentido, este texto – que traz o ponto de vista dos autores – se insere nessa corrente ao abordar uma questão polêmica: a utilização da energia das reações nucleares a partir da segunda metade do século XX, quando temas como o uso de armas atômicas ou a construção de usinas nucleares foram amplamente debatidos pela opinião pública. Foi uma época na qual os avanços tecnológicos passaram a se refletir em outros campos, como o político, o social, o ecológico e o econômico.

 

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Experimentação em Sala de Aula e Meio Ambiente: Determinação Simples de Oxigênio Dissolvido em Água

Luiz Henrique Ferreira, Daniela Gonçalves de Abreu, Yassuko Iamamoto e José Fernando de Andrade

Experimentação no Ensino de Química

Química Ambiental, Química no Ensino Médio, reações redox

A concentração de oxigênio dissolvido (COD) na água é um parâmetro chave na determinação das características químicas e biológicas da água e também de sua corrosividade. Existem diversos métodos e também técnicas químicas refinadas para a determinação de COD. Entretanto, devido a fatores econômicos, os métodos conhecidos não são praticáveis nos programas oficiais de educação ambiental de escolas brasileiras de Ensino Médio. Neste artigo, um novo método experimental é apresentado para a determinação de COD nesses programas, usando materiais baratos e simples. A metodologia proposta é eficiente para a determinação semi-quantitativa de COD (erro relativo = 8,4%).

 

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Confirmando a Esterificação de Fischer por Meio dos Aromas

Thiago Santangelo Costa, Danielle Lanchares Ornelas, Pedro Ivo Guimarães e Fábio Merçon

Experimentação no Ensino de Química

esterificação, aromas, cotidiano

Industrialmente, a reação de esterificação de Fischer é um dos principais métodos para a síntese dos ésteres. Por estarem presentes na composição dos flavorizantes, os ésteres são compostos de destaque na indústria alimentícia. No presente trabalho, buscou-se o desenvolvimento de um experimento simples para a obtenção de ésteres de baixa massa molar, os quais podem ser facilmente caracterizados por possuírem aromas de frutas. Esta atividade possibilita a correlação entre os conteúdos programáticos da Química no Ensino Médio e o cotidiano dos alunos.

 

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Fluorescência e Estrutura Atômica: Experimentos Simples para Abordar o Tema

Ana Luiza Petillo Nery e Carmem Fernandez

Experimentação no Ensino de Química

fluorescência, estrutura atômica, modelo de Bohr

O fenômeno da luminescência é visualmente atraente e desperta a curiosidade das pessoas de todas as idades. Trata-se da emissão de luz resultante de um processo de excitação eletrônica, que pode ocorrer na forma de fluorescência (onde a emissão de luz cessa quando a fonte de energia é desligada) ou como fosforescência (que pode durar horas mesmo depois de desligada a fonte de luz). Neste artigo propomos a utilização do fenômeno de fluorescência como estratégia de ensino para desenvolvimento do tema estrutura atômica; mais especificamente, do modelo atômico de Bohr. O fenômeno da fluorescência pode ser facilmente demonstrado através da utilização de materiais acessíveis como água tônica, espinafre ou hortelã, vitamina B2, sabões em pó e casca de ovo marrom.

 

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Utilizando uma Luminária do Tipo “Lava-Luz” para o Ensino de Densidade, Dilatação térmica e Transformações de Energia

Robson Fernandes de Farias

Experimentação no Ensino de Química

densidade, dilatação térmica, transformações de energia

Propõe-se o uso de uma luminária do tipo “lava-luz” como recurso motivador no ensino da variação de densidade com a temperatura, envolvendo uma discussão sobre os processos de transferência / transformação de energia.

 

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Potássio

Eduardo Motta Alves Peixoto

Elemento Químico

 

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