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QNEsc Vol. 18

Química Nova na Escola
Vol. 18
Novembro de 2003

Editorial

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Os Editores

 

Origem, Produção e Composição Química da Cachaça

Paulo C. Pinheiro

Química e Sociedade

cachaça, produção, composição química

A cachaça é uma bebida genuinamente brasileira, com teor de etanol entre 38% e 54% em volume, a 20 °C, obtida através da destilação do caldo de cana-de-açúcar fermentado. No presente artigo, são descritos alguns de seus aspectos históricos, sociais, econômicos, sua produção e sua composição química.

 

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Nobel 2003. Canais de Água e de Íons: Processos da Vida na Escala Molecular

Romeu C. Rocha Filho

Atualidades em Química

Prêmio Nobel, canal de água, aquaporinas, canal de íons

O Prêmio Nobel de Química de 2003 foi outorgado ao descobridor dos canais de água e a um estudioso da estrutura e mecanismos dos canais de íons. Este artigo relata, além de breves biografias dos dois laureados, o que são esses canais nas paredes das células e discute a importância deles para processos subjacentes à vida.

 

A02.PDF A02.PDF

 

Meaning Making on Secondary Science Classroom

Eduardo Fleury Mortimer - UFMG

Resenha

Meaning making in secondary science classroom. Eduardo F. Mortimer e Philip H. Scott. Maidenhead: Open University Press/ McGraw Hill Education, 2003. 192 p. ISBN 0335212077

 

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Proposta de um Jogo Didático para Ensino do Conceito de Equilíbrio Químico

Márlon Herbert Flora Barbosa Soares, Fabiano Okumura e Éder Tadeu Gomes Cavalheiro

Espaço Aberto

equilíbrio químico, jogo didático, experimento alternativo

Este trabalho propõe um jogo didático que utiliza maiteriais de fácil aquisição, tais como bolas de isopor e caixas de papelão, para facilitar o entendimento do conceito de equilíbrio químico. Tal proposta se vale de um experimento executável em sala de aula com o objetivo de transportar, por analogia, os resultados obtidos no jogo para o conceito pretendido. O jogo pode ser desenvolvido em, no máximo, trinta minutos, podendo-se trabalhar com grupos de até cinco alunos. A aplicação de tais atividades em escolas do Ensino Médio tem sido bem sucedida tanto no aspecto conceitual como no disciplinar, conforme relatos de professores da rede pública do Estado de São Paulo.

 

A03.PDF A03.PDF

 

As Drogas no Ensino de Química

Andréa Barbosa Martins, Luis Claudio de Santa Maria e Mônica R. Marques Palermo de Aguiar

Relatos de Sala de Aula

drogas, Química Orgânica, interdisciplinaridade

O presente artigo trata de uma experiência didática desenvolvida junto a alunos da segunda série do Ensino Médio, em que se relacionou a Química Orgânica com as drogas. A abordagem deste trabalho envolveu os alunos na pesquisa das fórmulas estruturais de drogas e de seus efeitos sobre o usuário e para a sociedade. A metodologia provocou nos alunos um maior interesse pela Química em seu cotidiano. Houve envolvimento de professores de outras disciplinas, que também desenvolveram esse tema com as mesmas turmas, conseguindo assim vivenciar a interdisciplinaridade no trabalho.

 

A04.PDF A04.PDF

 

Mudanças na Prática de Ensino da Química pela Formação dos Professores em História e Filosofia das Ciências

Fátima Paixão e António Cachapuz

Pesquisa no Ensino de Química

História e Filosofia da Ciência, formação de professores, ensino da Química

Neste artigo relata-se uma pesquisa centrada em um programa de formação de professores baseado na História e Filosofia da Ciência com vista ao desenvolvimento de práticas de ensino da Química mais inovadoras. Enfatiza-se o próprio programa de formação, desenvolvido em três fases articuladas, e dá-se conta da evolução ocorrida nas práticas dos professores participantes.

 

A07.PDF A07.PDF

 

Um Plano de Ensino para Mol

Ilza Mara Barros Lourenço e Maria Eunice Ribeiro Marcondes

Relatos de Sala de Aula

mol, ciclo de aprendizagem, relações proporcionais

Este artigo relata uma série de atividades planejadas para levar a uma aprendizagem significativa do conceito de mol como unidade de quantidade de matéria e propiciar aos estudantes oportunidades de fazerem uso desse conceito no estudo quantitativo das transformações químicas, através do emprego de raciocínio proporcional e não simplesmente de algoritmos. Para facilitar o entendimento desse conceito, foi estruturado um plano de ensino na linha de um ciclo de aprendizagem de orientação piagetiana, constituído pelas fases de exploração, invenção e aplicação. Assim, o entendimento conceitual pode ser atingido a partir do estabelecimento de relações com experiências concretas.

 

A05.PDF A05.PDF

 

Contextualizando Aprendizagens em Química na Formação Escolar

Rejane Maria Ghisolfi da Silva

Relatos de Sala de Aula

ensino e aprendizagem em Química, água, abordagem temática

O presente relato descreve atividades desenvolvidas com alunos do Ensino Médio na perspectiva de rompimento com a fragmentação, a linearidade dos conteúdos químicos. Trata-se de uma abordagem temática dirigida à contextualização e à significação das aprendizagens na formação escolar.

 

A06.PDF A06.PDF

 

A Visão dos Professores sobre a Questão Ambiental no Esnino Médio do Norte Fluminense

Maria Cristina Canela, Clevi Elena Rapkiewicz e Angélica Freitas dos Santos

Pesquisa no Ensino de Química

ensino de Química, meio ambiente, Educação Ambiental

Este artigo apresenta os resultados de um levantamento, junto aos professores de Química e Biologia que atuam no município de Campos (Norte Fluminense), visando conhecer suas práticas de ensino e visão quanto às temáticas relativas ao meio ambiente. Tal levantamento foi feito visando subsidiar a criação de um sítio de Química e Educação Ambiental direcionado para professores do Ensino Médio. Assim, buscou-se, envolver os educadores da região no projeto, considerando que a criação de ferramentas de ensino não pode estar desvinculada da realidade escolar e deve ter a participação dos mesmos para atender às necessidades e ser contextualizada com a vivência escolar.

 

A08.PDF A08.PDF

 

A Importância das Propriedades Físicas dos Polímeros na Reciclagem

Sandra Mara M. Franchetti e José Carlos Marconato

Experimentação no Ensino de Química

polímeros, ensino alternativo, propriedades físicas

Neste artigo propõe-se um método alternativo de ensino de propriedades físicas de polímeros, visando a reciclagem: a diferença de densidades de vários polímeros permite a separação de diferentes materiais plásticos empregados no dia-a-dia.

 

A09.PDF A09.PDF

 

Aplicação da Cromatografia em Papel na Separação de Corantes em Pastilhas de Chocolate

Leonardo Fernandes Fraceto e Sílvio Luís Toledo de Lima

Experimentação no Ensino de Química

interações intermoleculares, cromatografia, corantes alimentícios

Este artigo descreve um experimento bastante simples, capaz de introduzir o estudante a um dos mais importantes métodos de separação, efetuado maciçamente em laboratórios de análises químicas em diferentes ramos da ciência: a cromatografia. A importância desse tema está na aliança entre duas facetas fundamentais da Química: interações intermoleculares e métodos de separação de componentes de uma mistura complexa. Aborda-se a separação de diferentes corantes alimentícios presentes em pastilhas de chocolate.

 

A10.PDF A10.PDF

 

Da Água Turva à Água Clara: o Papel do Coagulante

Alessandra de Souza Maia, Wanda de Oliveira e Viktoria Klara Lakatos Osório

Experimentação no Ensino de Química

dispersões coloidais, coagulação/floculação, tratamento da água

A água, captada em mananciais, torna-se potável após processamento em estações de tratamento de água. Uma das etapas do tratamento é a de clarificação (remoção de sólidos finos em suspensão causadores de turbidez). Neste experimento demonstrativo, as etapas da clarificação da água são reproduzidas, explorando-se diversos conceitos e ilustrando processos de separação.

 

A11.PDF A11.PDF

 

Oxidação de Metais

Maria Helena Cunha Palma e Vera Aparecida de Oliveira Tiera

Experimentação no Ensino de Química

oxidação de metais, cobre, ferro

Este artigo relata um experimento simples realizado com material de fácil aquisição e usado para ilustrar o fenômeno da oxidação dos metais. A experiência permite assimilar os conteúdos de oxirredução, por meio da criação de quadros. Os quadros permitem discutir a reatividade, bem como os conceitos de oxirredução do ferro, cobre e outros metais. Essa metodologia foi empregada no Ensino Médio da rede pública, para a conceituação do tema Eletroquímica, tendo despertado um maior interesse e atenção por parte dos alunos, suscitando discussões enriquecedoras sobre o tema.

 

A12.PDF A12.PDF

 

Argônio

Eduardo Motta Alves Peixoto

Elemento Químico

 

A13.PDF A13.PDF

 

 


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on-line ISSN 2175-2699
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