Voltar à Coleção Completa | Voltar ao QNEsc Vol. 16 | Ir ao Volume Anterior | Ir ao Próximo Volume

Química Nova na Escola
Vol. 16
Novembro de 2002

Editorial

Quando você receber este número 16 de Química Nova na Escola, já estará no ar o novo PORTAL DO PROFESSOR DE QUÍMICA, nas páginas da Divisão de Ensino de Química da SBQ na Internet: www.sbq.org.br/ensino. Nesse Portal, o professor de Química do Ensino Médio e Fundamental encontrará uma série de recursos para ajudá-lo a preparar suas atividades em sala de aula. Será possível elaborar, on line, tabelas periódicas personalizadas e, para aqueles elementos que selecionar, gráficos com as variações de uma grande quantidade de propriedades em função do número atômico. Será possível também produzir gráficos da variação da solubilidade de várias substâncias em função da temperatura. Em uma outra janela do Portal, estarão disponíveis explicações de como essas propriedades foram medidas, quais as técnicas utilizadas na sua determinação. Além disso, você poderá selecionar questões de vestibular das mais diversas universidades brasileiras e de vários anos, organizadas por assunto, para preparar suas provas. Outra facilidade será o acesso aos artigos publicados em Química Nova na Escola nos números 1 a 12. Nossa intenção é disponibilizar os artigos com quatro números de atraso em relação ao último número publicado. Assim, quando o número 17 estiver pronto, os artigos do número 13 passarão a estar no Portal. Você poderá fazer a busca por assunto, por autor e por seção. Em breve, os artigos dos quatro Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola também estarão disponíveis com as mesmas facilidades de busca por assuntos e por autores. Manteremos esse Portal atualizado e, semanalmente, entrarão no ar as últimas novidades da Química, por meio de resenhas de artigos publicados em revistas científicas como Nature, Science, Química Nova e Ciência Hoje. Por outro lado, você poderá participar de um grupo de discussão, por intermédio do qual poderá tirar dúvidas em relação a conteúdos a serem ensinados, discutir aspectos metodológicos de suas aulas e o uso de novas estratégias de ensino com seus colegas de profissão de todo o Brasil. Poderá também discutir temas gerais de seu interesse, nesses grupos. Nessa fase de implantação do Portal, estaremos constantemente monito- rando seu uso, com a finalidade de detectar problemas e soluções para tornar a interface a mais amigável possível para os professores de Química. Esse Portal é um dos resultados do Projeto de Produção de Materiais Didáticos para o Professor de Química, financiado pela Vitae e pelo CNPq. Gostaríamos de agradecer ao professor de Química Ronaldo Gonçalves Pires e ao técnico em Informática Nuba Rodrigues Princigalli, que elaboraram o conteúdo e a parte técnica do Portal, sob a supervisão de Eduardo Fleury Mortimer, diretor da Divisão de Ensino de Química da SBQ e coordenador dos projetos Vitae e CNPq. Gostaríamos também de agradecer ao FoCo - Formação Continuada de Professores de Química, do CECIMIG - Faculdade de Educação da UFMG, que forneceu a infraestrutura necessária para o desenvolvimento do projeto. O Portal é mais uma ação da Sociedade Brasileira de Química, por inter- médio de sua Divisão de Ensino de Química, com o objetivo de disponibilizar aos professores materiais de apoio ao seu trabalho pedagógico em sala de aula. Acreditamos que o conjunto desses recursos que a Divisão vem produ- zindo para os professores, como esta revista, os Cadernos Temáticos, o kit multimídia e, agora, o Portal do Professor de Química, tem colaborado para melhorar o ensino de Química no Brasil, de forma a torná-lo mais significativo para a formação de cidadãos mais críticos e conscientes das importantes relações entre a ciência química e a sociedade. Professor, o Portal é seu: use e abuse.
Editores e Conselho Editorial

Sociedade Brasileira de Química © 2024

Voltar à Coleção Completa | Voltar ao QNEsc Vol. 16 | Ir ao Volume Anterior | Ir ao Próximo Volume

on-line ISSN 2175-2699
impreso ISSN 0104-8899
Apoio a Projetos
CNPq
Desenvolvido por EKMF.