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QNEsc Vol. 16

Química Nova na Escola
Vol. 16
Novembro de 2002

Editorial

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Os Editores

 

A Química do Corpo Humano: Tensão Superficial nos Pulmões

Marcos Gugliotti

Química e Sociedade

surfactante pulmonar, tensão superficial, surfactantes

Dentro dos nossos pulmões, nos alvéolos pulmonares, as células alveolares tipo II produzem uma mistura de vital importância para o ser humano, conhecida como surfactante pulmonar. Composta em sua maioria por fosfolipídios, essa mistura nos auxilia durante o processo de respiração, facilitando a absorção de oxigênio pelos pulmões por meio da diminuição da tensão superficial das paredes dos alvéolos e evitando seu colapso durante o ciclo respiratório. Este trabalho utiliza o mecanismo de ação do surfactante pulmonar como um interessante exemplo para a introdução dos conceitos de tensão superficial e surfactantes.

 

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A Química do Tempo: Carbono-14

Robson Fernandes de Farias

Química e Sociedade

carbono-14, isótopos, arqueologia

Uma visão geral sobre a técnica de datação de objetos através de medidas do decaimento radioativo do isótopo com número de massa 14 do carbono é apresentada, resumindo-se os princípios e fundamentos da técnica, bem como sua importância para a sociedade, como técnica de grande utilidade na pesquisa histórica.

 

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Espectrometria de Massa e RMN Multidimensional e Multinuclear: Revolução no Estudo de Macromoléculas Biológicas

Luiz Alberto Colnago, Fábio C.L. Almeida e Ana Paula Valente

Atualidades em Química

Prêmio Nobel, ressonânica magnética nuclear, espectrometria

O Prêmio Nobel de Química de 2002 foi outorgado ao químico John B. Fenn e ao engenheiro Koichi Tanaka pelo desenvolvimento da espectrometria de massa para análise de macromoléculas biológicas e ao químico Kurt Wüthrich pelo desenvolvimento de aplicações da ressonância magnética nuclear (RMN) multinuclear e multidimensional para determinação da estrutura tridimensional de proteínas. As contribuições desses pesquisadores tornaram a Bioquímica a grande ciência do nosso tempo, permitindo a rápida identificação das proteínas presentes em uma amostra em solução, bem como das suas estruturas tridimensionais.

 

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Concepções e Alertas Sobre Formação Continuada de Professores de Química

Roseli P. Schnetzler

Espaço aberto

formação continuada, docência em química, parceria colaborat

Neste artigo, são discutidas algumas concepções e apontados alguns alertas sobre formação continuada (FC) de professores de Química, contribuindo com critérios que auxiliem professores da educação básica e formadores de professores (professores universitários) a elaborar e desenvolver ações de FC que sejam mais efetivas, já que baseadas em parcerias colaborativas. A análise de quatro dessas parcerias, publicadas em Química Nova na Escola, permite evidenciar os problemas de ensino de Química abordados, os temas discutidos pelos participantes, a participação do professor universitário nessas parcerias e os principais resultados obtidos.

 

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O Conceito de Elemento da Antiguidade à Modernidade

Maria da Conceição Marinho Oki

Conceitos Científicos em Destaque

história e epistemologia, ensino de química, conceito de ele

Este artigo apresenta uma maneira de utilização da história e epistemologia da Ciência para melhorar o ensino através da identificação e estudo de conceitos estruturantes das ciências. A evolução histórica do conceito de elemento é apresentada destacando-o como um conceito estruturante da Química. São apresentadas concepções de elemento que se sucederam desde a antigüidade grega até o século XX.

 

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Química Analítica e Cidadania no Trânsito Transdisciplinar

Reinaldo Carvalho Silva, Annik Silva, Ricardo Pinheiro de Lima, Jessee Severo Azevedo Silva e Sandro da Silva Livramento Machado

Relatos de Sala de Aula

Química Analítica, ensino para cidadania, interdisciplinarid

Este artigo é um relato de trabalho didático realizado em uma turma de Ensino Médio, marcando a relevância social da Química Analítica. A orientação das atividades ficou a cargo de uma equipe de professores constituída com o propósito de explorar as possibilidades do ensino de Física, Química e Biologia por projetos. Ilustra-se aqui como um serviço prestado aos consumidores comuns pode ser a ponte de trânsito entre a Química Analítica e a cidadania.

 

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Biblioteca Alexandrina: A Fênix Ressucitada

Attico I. Chassot

História da Química

conhecimento da Antigüidade, Biblioteca de Alexandria, Egito

Este texto é um convite para conhecer a nova Biblioteca de Alexandria, inaugurada em outubro de 2002. A visita é precedida por um encontro com a cidade de Alexandria, há mais de 2,3 mil anos, quando sua Biblioteca era o repositório da maior parte do conhecimento da humanidade de então e uma semente da Universidade, que no mundo ocidental surgiria mais de 15 séculos depois.

 

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Mediação Interdisciplinar na Construção de um Projeto de Ensino de Química: Uma Análise Pautada no Diálogo de Diferentes Saberes

Maria Inês de Freitas Petrucci Santos Rosa e Adriana Vitorino Ross

Pesquisa no Ensino de Química

formação docente, projeto de ensino, licenciatura

Apresentamos uma investigação qualitativa das possibilidades de parcerias entre formadores oriundos de diferentes áreas de pesquisa, tendo como objeto a criação de processos didáticos com licenciandos. Identificamos alguns elementos característicos desta aproximação, como: a assimetria de concepções; o diálogo sustentado pela episteme própria da Química; e a preocupação em superar estereótipos de diferentes áreas.

 

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Reação Relógio Iodeto/Iodo com Material Alternativo de Baixo Custo e Fácil Aquisição

Reinaldo Francisco Teófilo, Per Christian Braathen e Mayura Marques Magalhães Rubinger

Experimentação no Ensino de Química

cinética, oxirredução, materiais alternativos

A velocidade das reações químicas é um assunto importante no ensino de Química. Há vários exemplos de reações na literatura que podem ser usados em demonstrações ou aulas práticas sobre esse tema. Uma opção interessante é a clássica reação relógio de Landolt e similares, na qual ocorre uma súbita mudança de cor no sistema, indicando o final da reação. Considerando que os reagentes convencionais usados nessas reações não são facilmente acessíveis a professores do Ensino Médio, este trabalho apresenta alternativas com materiais e reagentes de fácil aquisição e baixo custo.

 

v16_A10.pdf v16_A10.pdf

 

Chafariz de Amônia com Materiais do Dia-a-Dia: Uma Causa Inicial... Quantos Efeitos ?

José de Alencar Simoni e Matthieu Tubino

Experimentação no Ensino de Química

solubilidade gás/líquido, ação de indicadores, chafariz de a

Este artigo relata a montagem e utilização de um experimento simples, para demonstrar vários fenômenos relacionados com o experimento chafariz de amônia , que foi adaptado para ser realizado com material de baixo custo. O procedimento descrito, por um lado, pode ser realizado mesmo em escolas onde não há laboratório e, por outro, ativa a imaginação do aluno ao mostrar que é possível realizar trabalho de laboratório sem laboratório. O experimento pode ser feito em uma aula de, pelo menos, 50 minutos, incluindo as possíveis discussões, embora períodos maiores sejam desejáveis. Os materiais utilizados são muito simples, alguns são sucatas , outros são de baixíssimo custo e facilmente encontrados no comércio.

 

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Enxofre

Eduardo Motta Alves Peixoto

Elemento Químico

 

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Editorial QNEsc #16

Corpo Editorial

Editorial

 

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