Química Nova na Escola chega ao seu 15° número, em seu 8° ano de existência. Gostaríamos de apresentar um balanço de nossas atividades nos últimos três anos, com a finalidade de compartilhar com o leitor e com os colaboradores algumas dificuldades e, principalmente, os avanços no fazer da revista. Certamente por coincidência, mas não por acaso, neste número 15 o leitor encontrará apenas um artigo de autoria dos editores ou dos membros do conselho editorial. O primeiro número da revista, lançado em maio de 1995, trazia 9 artigos, 6 deles de nossa autoria. Certamente ainda publicaremos nossos artigos, afinal nossa experiência na área de Educação Química nos qualifica a fazê-lo. Mas essa redução, que foi ocorrendo de forma significativa ao longo desses 8 anos de existência, reflete a maturidade e o sucesso da revista, que hoje conta com colaboradores espontâneos de várias áreas da Química e da Educação em Ciências. Em 1999 foram submetidos 28 artigos, 15 dos quais aceitos para a publicação. Em 2000 o número de submissões cresceu para 32 e em 2001 chegamos a 47 artigos submetidos. Aproxima- damente metade desses artigos tem sido aceita, a outra metade recusada. O processo de arbitragem tem contado com a colaboração, em média, de 30 profissionais de diferentes áreas da Química e da Educação, a cada ano. A qualidade e o rigor da arbitragem têm sido fundamentais para manter o bom nível da revista. Não é fácil manter uma revista com um perfil tão diversificado de seções. O número de artigos submetidos varia muito de seção para seção, mas temos observado um crescimento constante das submissões a seções anteriormente muito pouco contempladas com colaborações espontâneas. Esse crescimento é marcante em relação às seções “Pesquisa no Ensino de Química” e “Química e sociedade”, o que atesta a vitalidade da área de Educação Química. Certa- mente é essa diversidade de seções que garante o sucesso da revista. QNEsc tem atraído um número cada vez maior de leitores; em 2001, foram aproxi- madamente 3.500, entre assinantes e vendas avulsas. Para ampliar o alcance das ações de Química Nova na Escola na formação inicial e continuada de professores, a Divisão de Ensino de Química da Socie- dade Brasileira de Química (SBQ) tem elaborado projetos para a produção de recursos multimídia, associados a iniciativas de formação de professores, como cursos e encontros nacionais e regionais. No número 14 anunciamos que o projeto da Divisão de Ensino de Química, “Recursos multimídia para o ensino de Química e Ciências: ampliação e consolidação de um programa nacional de formação inicial e continuada de professores de educação básica”, sub- metido à chamada 07/2001 do CNPq, “Educação em Ciência e Tecnologia”, tinha sido aprovado. Nas vésperas do fechamento deste número fomos informados que o projeto será apoiado também pela Vitae, o que possibilitará ampliar as atividades previstas. O projeto prevê, entre outras ações, a elaboração de quatro novos números dos Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola, sobre os temas “Combustíveis”, “Atmosfera, hidrosfera e litos- fera”, “Catálise” e “Ensino de Química numa sociedade do conhecimento”; a produção de oito vídeos sobre os temas dos Cadernos Temáticos; a implemen- tação e manutenção de um Portal Eletrônico para Formação Continuada de Professores de Química e Ciências; e a realização de vinte cursos em dez diferentes capitais brasileiras, para professores de Química e Ciências de todos os níveis de ensino, inclusive superior. Finalmente, gostaríamos de parabenizar a Química Brasileira pelos 25 anos da SBQ. Sem o dinamismo e a seriedade do trabalho realizado pela Sociedade, certamente Química Nova na Escola ainda seria um sonho.
Editores e Conselho Editorial