Voltar à Coleção Completa | Voltar ao QNEsc Vol. 14 | Ir ao Volume Anterior | Ir ao Próximo Volume

Química Nova na Escola
Vol. 14
Novembro de 2001

Editorial

Este ano comemora-se 100 anos dos primeiros Prêmios Nobel. O primeiro a receber a láurea em química foi Jacobus Henricus van’t Hoff, cientista holandês mais conhecido por haver introduzido a idéia do átomo de carbono tetraédrico, mas que contribuiu para o progresso de várias áreas importantes da química, dentre elas, a termodinâmica química, a teoria das soluções, a cinética química e os fundamentos da petrologia. Para comemorar esse evento, o número 14 de Química Nova na Escola traz três artigos sobre o tema. Em 100 anos de Nobel, Aécio Pereira Chagas nos conta um pouco da história desse importante cientista e de suas contribuições para o desenvolvimento da química na segunda metade do século XIX. Em Catálise assimétrica e o Prêmio Nobel de Química de 2001: novos paradigmas e aplicações práticas, Ronaldo Aloise Pilli nos brinda com uma revisão dos trabalhos de William S. Knowles, K. Barry Sharpless e Ryoji Noyori, responsáveis pelo desenvolvimento de métodos de hidrogenação catalítica assimétrica (Knowles e Noyori) e epoxidação e di-hidroxilação assimétrica (Sharpless) que possibilitaram a pre- paração, em escala industrial, de compostos com uma relação espacial definida e única dos seus átomos constituintes, algo de enorme impacto na área de fármacos, agroquímicos, fragrâncias, saporificantes etc. Finalmente, em As mulheres e o Prêmio Nobel de Química , Robson Fernandes de Faria nos relata as histórias das lutas por afirmação, numa comunidade dominada pelos ho- mens, de Marie Curie, sua filha Irène Joliot-Curie e Dorothy Hodgkin, as únicas representantes do sexo feminino a receberem o Prêmio Nobel de Química nesses seus 100 anos de existência. Com o objetivo de internacionalizar Química Nova na Escola e atrair leitores e colaboradores de outros países, a partir deste número incorporamos quatro novos membros ao conselho editorial: António Francisco Carrelhas Cachapuz, pesquisador da área de educação em ciências e professor da Universidade de Aveiro, Portugal; Aureli Caamaño, professor de educação secundária de Física e Química no “IES Barcelona-Congreso” de Barcelona, professor uni- versitário no “Instituto de Ciencias de la Educación (ICE) de la Universidad de Barcelona” e nos cursos de doutorado do “Departamento de Didáctica de las Ciencias de la Universidad Autónoma de Barcelona” e editor da revista Alambique , dirigida aos professores de química da região da Catalunha, Espanha; Gisela Hernández, professora da Facultad de Química da “Universidad Autónoma de México” e membro do corpo editorial de Educacíon Química , dirigida aos professores de química do México; e Peter Fensham, pioneiro na área de educação em ciências e professor emérito da “Monash University”, Austrália. Gostaríamos também de compartilhar com os leitores de Química Nova na Escola nossa alegria com uma boa notícia: foi aprovado o projeto da Divisão de Ensino de Química da SBQ “Recursos multimídia para o ensino de química e ciências: ampliação e consolidação de um programa nacional de formação inicial e continuada de professores de educação básica”, submetido à chamada 07/2001 do CNPq, “Educação em Ciência e Tecnologia”. O projeto prevê, en- tre outras ações: a elaboração de quatro novos números dos Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola ; a produção de cinco vídeos; a imple- mentação e manutenção do Portal Eletrônico para Formação Continuada de Professores de Química e Ciências; e a realização de 12 cursos em diferentes capitais brasileiras, para professores de química e ciências e para professores das universidades. Esse projeto dará continuidade à produção dos Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola e ampliará nossas ações na formação inicial e conti- nuada de professores, por meio dos cursos em encontros regionais de ensino de química. A grande novidade é a implementação do portal eletrônico, que ajudará o professor de química e ciências na preparação de suas aulas e se constituirá em um ponto de encontro virtual entre os professores para troca de experiências, problemas e reflexões sobre nossa tarefa cotidiana de educar por intermédio da química. Editores e Conselho Editorial

Sociedade Brasileira de Química © 2024

Voltar à Coleção Completa | Voltar ao QNEsc Vol. 14 | Ir ao Volume Anterior | Ir ao Próximo Volume

on-line ISSN 2175-2699
impreso ISSN 0104-8899
Apoio a Projetos
CNPq
Desenvolvido por EKMF.