Voltar à Coleção Completa | Ir ao Volume Anterior | Ir ao Próximo Volume

QNEsc Vol. 13

Química Nova na Escola
Vol. 13
Maio de 2001

Editorial

editorial.pdf Editorial PDF   HTML

Os Editores

 

Recomendações da IUPAC para a nomenclatura de moléculas orgânicas

José Augusto R. Rodrigues

Atualidades em Química

nomeclatura IUPAC, química orgânica, ensino médio

As recomendações atuais da IUPAC para a nomenclatura de moléculas orgânicas são apresentadas em formato condensado. Elas estão redigidas para professores e alunos do ensino médio salientando, além das regras relevantes para este nível de ensino, equívocos e vícios comumente encontrados em livros didáticos disponíveis no mercado.

 

v13a05.pdf v13a05.pdf

 

O conceito de solução tampão

Antonio Rogério Fiorucci, Márlon Herbert Flora Barbosa Soares e Éder Tadeu Gomes Cavalheiro

Conceitos científicos em destaque

solução tampão, equilíbrio químico, capacidade tamponante

Atualmente, os livros didáticos de química do ensino médio têm apresentado o conceito de solução tampão inserido no contexto do equilíbrio químico. No entanto, o entendimento conceitual da capacidade tamponante não é alcançado plenamente, devido à ausência de uma associação com os conceitos de equilíbrio e do princípio de Le Chatelier. Este artigo apresenta o desenvolvimento histórico do conceito de solução tampão, uma breve contextualização e uma discussão em termos de equilíbrio químico.

 

v13a04.pdf v13a04.pdf

 

Alumínio

Eduardo Motta Alves Peixoto

Elemento Químico

 

13-aluminio.pdf 13-aluminio.pdf

 

Propostas de experimentos de baixo custo centradas no aluno e na comunidade

Eduardo de Campos Valadares

Espaço aberto

experimentos de baixo custo, criatividade, comunidade

Neste artigo é apresentada uma proposta de inserção de experimentos de baixo custo no ensino de ciências centrado no aluno e na comunidade. São salientados o seu potencial de ampliar a motivação, o entusiasmo e o interesse pela ciência e suas aplicações práticas.

 

v13a08.pdf v13a08.pdf

 

Plásticos: molde você mesmo !

Adalberto Manoel da Silva, Ângelo de Fátima, Sérgio Souza Moreira Júnior e Per Christian Braathen

Experimentação no Ensino de Química

plásticos, polímeros, materiais alternativos

Os plásticos, fortemente presentes no dia-a-dia do homem moderno, constituem um tema de indiscutível importância, pois sem eles, sem dúvida, dificilmente desfrutaríamos do mesmo conforto que temos atualmente. Neste artigo conjuga-se a importância do tema plásticos com a possibilidade de se sintetizar um plástico à base da resina uréia-formol.

 

v13a10.pdf v13a10.pdf

 

Werner, Jorgensen e o papel da intuição na evolução do conhecimento químico

Robson Fernandes de Farias

História da Química

Werner, Jorgensen, intuição, conhecimento químico

Neste artigo, a controvérsia existente no final do século passado e começo do atual, sobre a natureza e estrutura dos compostos de coordenação tendo Alfred Werner e Sophus Mads Jørgensen como protagonistas, é utilizada como tema para promover uma discussão sobre o papel da intuição na construção do conhecimento químico, bem como sobre as influências que as posturas progressiva ou conservadora podem exercer sobre a evolução deste conhecimento. Isto é feito com base em dados relatados sobre a vida e a obra destes dois célebres químicos.

 

v13a06.pdf v13a06.pdf

 

Outro marco zero para uma História da Ciência Latino-Americana

Attico Chassot

História da Química

ciência não ocidental, cultura no incaico, tecnologias pré-c

Neste artigo da seção História da Química, como parte mais ampla da história da ciência, procura-se resgatar omissões na história usual do mundo ocidental. Busca-se remover filtros que impedem leituras menos reducionistas e até mais audaciosas, apresentando um pouca da história da ciência de povos andinos, em especial os incas.

 

v13a07.pdf v13a07.pdf

 

Modelos de Ensino de Equilíbrio Químico - algumas considerações sobre o que tem sido apresentado em livros didáticos no Ensino Médio

Vânia S. O. Milagres e Rosária S. Justi

Pesquisa no Ensino de Química

modelos de ensino, equilíbrio químico, livros didáticos

Modelos de ensino são desenvolvidos freqüentemente com o objetivo de auxiliar os alunos na compreensão de idéias aceitas cientificamente. Considerando o papel que os mesmos podem desempenhar na aprendizagem de aspectos abstratos de química, torna-se importante que professores reflitam como elabora-los e/ou sobre como analisar aqueles já existentes. Neste artigo são analisados modelos de ensino sobre 'equilíbrio químico' apresentados por livros didáticos destinados ao ensino médio.

 

v13a09.pdf v13a09.pdf

 

A Química e a Conservação dos dentes

Roberto R. da Silva, Geraldo A. Luzes Ferreira, Joice de A. Baptista e Francisco Viana Diniz

Química e Sociedade

dentifrícios, higiene bucal, amálgama

Neste artigo são abordados alguns aspectos da química dos dentifrícios, destacando sua composição varia, bem como sua função na limpeza e prevenção das cáries dentárias. Também é feita uma pequena discussão sobre as restaurações acrílicas e com amálgamas.

 

v13a01.pdf v13a01.pdf

 

Camisinha na sala de aula: saúde, sexualidade e construção de conhecimento a partir de testes de qualidade

Regina Maria Herbert Ferreira, Rochele de Quadros Loguercio, Vander Edier Ebling Samrsla e José Claudio Del Pino

Relatos de sala de aula

ensino de ciências, sexualidade, doenças sexualmente transmi

O ensino escolar de química / ciências mostra-se usualmente centrado na reprodução de conteúdos livrescos e formais, sendo carente de aprendizados que contemplem o ponto de vista social. O presente artigo refere-se à abordagem de um tema diretamente ligado à vivência social dos adolescentes / alunos : o uso da camisinha. São propostas estratégias de ensino interessantes e adequadas para serem utilizadas em sala de aula, em especial na oitava série, no ensino de ciências.

 

v13a02.pdf v13a02.pdf

 

Explorando as bases matemáticas da volumetria: uma proposta didática

Elcio Oliveira da Silva

Relatos de sala de aula

volumetria, interdisciplinaridade, função matemática

Um dos desafios sistematicamente postos ao professores e às escolas é o de superar a excessiva fragmentação do conhecimento nos processos do ensino-aprendizagem e da formação escolar. Isso supõe superar a visão dominante de currículo, marcadamente pautada na especialização e no distanciamento dos campos disciplinares entre si. O presente artigo trata de uma possibilidade de articulação entre duas disciplinas - a matemática e a química - na abordagem de um tema integrante do currículo do ensino médio: a volumetria de neutralização ou a titulação ácido-básica.

 

v13a03.pdf v13a03.pdf

 

Editorial QNEsc #13

Corpo Editorial

Editorial

 

13-editorial.pdf 13-editorial.pdf

 

3º ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

Evento

 

v13a11.pdf v13a11.pdf

 

Urucu: Um Corante Natural

Ângelo C. Pinto - Divisão de Produtos Naturais da SBQ

Nota

 

v13a11.pdf v13a11.pdf

 

IUPAC

Nota

 

v13a05.pdf v13a05.pdf

 

Introdução a polímeros

Marco A. De Paoli - Instituto de Química - UNICAMP

Resenha

"Introdução a polímeros ", de E. B. Mano e L. C. Mendes 2ª ed. São Paulo : Editora Edgar Blücher, 1999 Marco A. De Paoli - Instituto de Química - UNICAMP

 

v13a06.pdf v13a06.pdf

 

Física mais que divertida. Inventos eletrizantes baseados em materiais reciclados e de baixo custo

Beatriz Alvarenga - UFMG

Resenha

"Física mais que divertida. Inventos eletrizantes baseados em materiais reciclados e de baixo custo", de Eduardo de Campo Valadares. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2000. 120p. ISBN 85-7041-247-9. Beatriz Alvarenga - UFMG

 

v13a01.pdf v13a01.pdf

 

 


Voltar à Coleção Completa

Sociedade Brasileira de Química © 2024

Voltar à Coleção Completa | Ir ao Volume Anterior | Ir ao Próximo Volume

on-line ISSN 2175-2699
impreso ISSN 0104-8899
Apoio a Projetos
CNPq
Desenvolvido por EKMF.