Voltar à Coleção Completa | Ir ao Volume Anterior | Ir ao Próximo Volume

QNEsc Vol. 12

Química Nova na Escola
Vol. 12
Novembro de 2000

Editorial

editorial.pdf Editorial PDF   HTML

Os Editores

 

Nobel 2000 Polímeros Condutores: descoberta e aplicações

Romeu C. Rocha-Filho

Atualidades em Química

polímeros condutores, Prêmio Nobel

O Prêmio Nobel de Química de 2000 foi outogrado aos descobridores dos polímeros condutores. Este artigo relata breves biografias dos três ganhadores do Prêmio e algumas das aplicações dos polímeros condutores.

 

v12a03.pdf v12a03.pdf

 

Fotossíntese: um tema para o ensino de ciências?

Clarisse Sumi Kawasaki e Nelio Marco Vicenzo Bizzo

Conceitos científicos em destaque

fotossíntese, concepções dos estudantes, ensino de ciências

Que temas eleger para o ensino de ciências ? Esta tem sido um preocupação para o professor de ciências que, a despeito de sua formação inicial, precisa ensinar (e dominar), ao mesmo tempo, biologia, química e física. Propôe-se aqui um desafio para o professor de ciências, que ele eleja o tema da "fotossíntese" para o exercício do ensino. A fotossíntese, em conjunto com outros processos fisiológicos, cumpre uma importante função vital nos vegetais: a nutrição autotrófica. Esta requer o conhecimento integrado de diferentes áreas do conhecimento científico, como fisiologia, bioquímica, ecologia, além das áreas da física e química, dadas as diversas conversões de energia envolvidas nos processos respiratórios e fotossintéticos.

 

v12a06.pdf v12a06.pdf

 

Educação Aberta na Web - Serviços de Atendimento aos estudantes

Marcelo Giordan e Irene Cristina de Mello

Educação em Química e Multimídia

educação aberta, atendimento pela internet

Este artigo apresenta alguns serviços disponíveis na internet de atendimento a dúvidas de estudantes sobre química. Os serviços de atendimento são separados em três categorias e suas principais características são descritas.

 

v12a02.pdf v12a02.pdf

 

Magnésio

Eduardo Motta Alves Peixoto

Elemento Químico

 

v12a11.pdf v12a11.pdf

 

Avaliação: uma perspectiva emancipatória

Jussara Margareth de Paula Loch

Espaço aberto

avaliação emancipatória, avaliação, exclusão

Neste artigo apresenta-se uma proposta de avaliação em uma perpectiva emancipatória. Nos tempos em que vivemos, nos quais a avaliação vem assumindo uma perpectiva cada vez mais classificatória e hieraquizadora dos conhecimentos e das pessoas, é fundamental estarmos atentos para outras perpectivas de avaliação. Sem esquecer que precisamos reividicar, em cada uma das escola, condições de trabalho que garantam as possivilidades de realização de outras formas de avaliar, comprometidas com os processos de emancipação dos sujeitos sociais.

 

v12a07.pdf v12a07.pdf

 

Desfazendo o mito da combustão da vela para medir o teor de oxigênio do ar

Per Christian Braathen

Experimentação no Ensino de Química

ar, oxigênio, teor de oxigênio

Este artigo procura desfazer o entendimento bastante difundido entre professores de ciências e química de que o teor aproximado do oxigênio no ar pode ser satisfatoriamente determinado por meio da combustão de uma vela dentro de um cilindro invertido num recipiente com água. Em seguida, resgata, com importantes adaptações, um método fácil, rápido e econômico para essa determinação.

 

v12a10.pdf v12a10.pdf

 

Eletricidade e a Química

Maria da Conceição Marinho Oki

História da Química

energia, eletricidade, descoberta de novos elementos químico

Este artigo destaca a importância da energia elétrica no desenvolvimento das sociedades humanas e nas suas relações. De modo resumido, é apresentada a tragetória que levou à compreensão da eletricidade e à sua utilização na descoberta de novos elementos químicos, bem como a contribuição dos estudos do fenômeno elétrico para uma maior aproximação entre a química e a física.

 

v12a08.pdf v12a08.pdf

 

Pensando e Falando sobre fenômenos químicos

Andréa Horta Machado

O Aluno em foco

ensino-aprendizagem, elaboração conceitual, equações química

Este artigo discute algumas idéias importantes para a formação de um pensamento químico. Também aborda a relação entre as representações e o processo de significação dos fenômenos químicos no processo de elaboração conceitual.

 

v12a09.pdf v12a09.pdf

 

Contaminação por mercúrio e o caso da Amazônia

Jurandir Rodrigues de Souza e Antônio Carneiro Barbosa

Química e Sociedade

contaminação por mercúrio, ribeirinhos, Região Amazônica

Nos últimos anos a problemática da contaminação por mercúrio no Brasil, principalmente na Amazônia, tem sido bastante discutida. A partir do momento em que os dados reais sobre esta contaminação foram aparecendo como resultado de inúmeros projetos de pesquisadores nacionais e estrangeiros, algumas dúvidas foram sendo esclarecidas e novas informações foram colocadas na mesa de discussão. Dentro desta nova ótica alguns preconceitos foram quebrados, outros foram surgindo e propostas para a remediação da contaminação de mercúrio foram expotas. Este artigo apresenta uma breve exposição do problema do mercúrio no Brasil, com ênfase para a Amazônia, com o objetivo de enriquecer as discussões sobre a situação atual dessa contaminação, os seus riscos e as alternativas para o seu controle.

 

v12a01.pdf v12a01.pdf

 

Uma abordagem alternativa para o Ensino da função álcool

Juliana da Rocha Rodrigues, Mônica Regina Marques Palermo de Aguiar, Luíz Cláudio de Santa Maria e Zilma Almado Mendonça Santos

Relatos de sala de aula

ensino de química, química orgânica, álcool

Este artigo apresenta o relato de uma abordagem alternativa para despertar o interesse dos alunos do ensino médio pelo estudo da função Álcool. Esta experiência foi desenvolvida na terceira série do Ensino Médio, na qual a função álcool foi inserida em um contexto tradicional de ensino, porém adotando um abordagem alternativa. A metodologia utiliza a problemática social ocasionada pelo alcoolismo como um tema gerador de aprendizagem, explorando tópicos como produção do etanol pela via fermentativa, teor alcólico de bebidas e o problema de se dirigir alcoolizado. Motivados por este assunto, os alunos exercitaram idéias abrangentes sobre métodos de separação de líquido, forças intermoleculares, concentração de soluções e reação de oxidação.

 

v12a05.pdf v12a05.pdf

 

Sabões e detergentes como tema organizador de aprendizagens no ensino médio

Cláudio Nazari Verani, Débora Regina Gonçalves e Maria da Graça Nascimento

Relatos de sala de aula

sabões e detergentes, ensino médio, técnicas de ensino, quím

O presente artigo trata de uma experiência desenvolvida junto a extudantes da primeira série do ensino médio que se refere a uma abordagem de conteúdos de química articulados a vivências cotidianas dos alunos - no caso o tema social 'sabões e detergentes'.

 

v12a04.pdf v12a04.pdf

 

Editorial QNEsc #12

Corpo Editorial

Editorial

 

12-editorial.pdf 12-editorial.pdf

 

Alfabetização Científica: Questões e Desafios Para a Educação

Alice Casimiro Lopes - FE/UFRJ

Resenha

"Alfabetização Científica: Questões e Desafios Para a Educação", de Attico Chassot. Ijuí: Edituora Unijuí, 2000. 432p. ISBN 85-7429-145-5

 

v12a04.pdf v12a04.pdf

 

A Formação Inicial e Continuada de Professores de Química

Lenir Basso Zanon - Unijuí

Resenha

"A Formação Inicial e Continuada de Professores de Química", de Otávio Aloisio Maldaner. Ijuí: Editora Unijuí, 2000. 419 p. ISBN 85-7429-126-9

 

v12a03.pdf v12a03.pdf

 

Linguagem e Formação de Conceitos no Ensino de Ciências

Luiz Otávio Fagundes do Amaral DQ/UFMG

Resenha

"Linguagem e Formação de Conceitos no Ensino de Ciências", de Eduardo Fleury Mortimer. Belo Horionte: Editora UFMG, 2000. 383p. ISBN 85-7041-181-2 - http://www.editora.ufmg.br

 

v12a04.pdf v12a04.pdf

 

 


Voltar à Coleção Completa

Sociedade Brasileira de Química © 2024

Voltar à Coleção Completa | Ir ao Volume Anterior | Ir ao Próximo Volume

on-line ISSN 2175-2699
impreso ISSN 0104-8899
Apoio a Projetos
CNPq
Desenvolvido por EKMF.