Voltar à Coleção Completa | Ir ao Volume Anterior | Ir ao Próximo Volume

QNEsc Vol. 11

Química Nova na Escola
Vol. 11
Maio de 2000

Editorial

editorial.pdf Editorial PDF   HTML

Os Editores

 

Polímeros condutores

Roselena Faez, Cristiane Reis, Patrícia Scandiucci de Freitas, Oscar K. Kosima, Giacomo Ruggeri e Marco-A. De Paoli

Atualidades em Química

Plástico condutor, materiais, polímeros

Este artigo discute o que são os polímeros condutores e como eles conduzem eletricidade. Também apresenta os métodos de obtenção e as principais aplicações deste importante tipo de polímero.

 

v11a03.pdf v11a03.pdf

 

Bond-stretch isomers: uma miragem química?

Robson Fernandes de Farias

Conceitos científicos em destaque

bond-stretch isomers, teoria, conhecimento químico

Em ciência, não raras vezes, conceitos são propostos e modelos são construídos com base em evidências experimentais nem sempre sólidas ou devidamente confirmadas. Algumas vezes é a teoria que força a evolução dos métodos experimentais em busca de confirmações, outras é o experimento, palavra última da natureza, que joga por terra todas as belas idéias propostas. Este artigo apresenta o conceito de bond-stretch isomerism para complexos de metais de transição, destacando-se o erro que foi considerado como primeira evidência experimental de sua existência.

 

v11a05.pdf v11a05.pdf

 

Carbópolis: um software para educação em química

Marcelo Eichler e José Claudio Del Pino

Educação em Química e Multimídia

software educativo, tema gerador, solução de problemas

O panorama tecnológico atual permite diversas leituras para utilização de computadores em processos de aprendizagem, sendo uma delas a utilização de softwares educativos. Neste artigo é relatado o contexto da produção do software educativo Carbópolis.

 

v11a02.pdf v11a02.pdf

 

A contextualização no ensino de cinética química

Jozária de Fátima Lemos de Lima, Maria do Socorro Lopes Pina, Rejane Martins Novais Barbosa e Zélia Maria Soares Jófili

Espaço aberto

cinética química, contextualização, conservação de alimentos

A contextualização no ensino busca trazer o cotidiano para a sala de aula, ao mesmo tempo em que procura aproximar o dia-a-dia dos alunos do conhecimento científico. Tais ações, em disciplinas complexas como a química, são extremamente importantes. Este artigo exemplifica a utilização da conservação dos alimentos no ensino de cinética química por duas professoras do ensino médio.

 

v11a06.pdf v11a06.pdf

 

Extraindo óleos essenciais de plantas

Pedro Ivo Canesso Guimarães, Raimundo Elito Conceição Oliveira e Rozana Gomes de Abreu

Experimentação no Ensino de Química

essências, extração, experimentação no ensino de química

Neste artigo é relatado um experimento de extração de essências de plantas através da destilação por arraste a vapor, utilizando-se materiais alternativos amplamente disponíveis.

 

v11a10.pdf v11a10.pdf

 

Pilhas de Cu / Mg construídas com materiais de fácil obtenção

Noboru Hioka, Ourides Santin Filho, Aparecido Junior de Menezes, Fernando Seiji Yonehara, Kleber Bergamaski e Robson Valentim Pereira

Experimentação no Ensino de Química

pilhas, cobre, magnésio, experimentação no ensino de química

Este artigo relata a contrução de pilhas à base dos metais cobre e magnésio, para operar pequenos equipamentos eletrônicos, com vantajosa substituição da fita de magnésio por um bastão composto deste metal, utilizado em oficinas de conserto das chamadas "rodas de magnésio". Diversos meios eletrolíticos são sugeridos, desde soluções de NaCl e HCl até sucos de fruta, ou mesmo a própria fruta. Os equipamentos operam por tempo suficiente para proporcionar boas apresentações e despertar bastante curiosidade nos alunos de ensino médio.

 

v11a09.pdf v11a09.pdf

 

Augusto dos Anjos: Ciência e Poesia

Paulo Alves Porto

História da Química

Augusto dos Anjos, ciência no final do século XIX, interdisc

No presente artigo, pretende-se mostrar como o conhecimento de ciências em geral (química e biologia em particular), e de sua historia, pode contribuir para a fruição estética de um poema.

 

v11a07.pdf v11a07.pdf

 

O Bicentenário da invenção da pilha elétrica

Mario Tolentino e Romeu C. Rocha-Filho

História da Química

Alessandro Volta, pilha elétrica, Luigi Galvani, eletricidad

Este artigo apresenta o contexto da invenção da pilha elétrica no final do século 18 por Alessandro Volta, incluindo sua célebre controvérsia com Luigi Galvani.

 

v11a08.pdf v11a08.pdf

 

Pilhas e Baterias: funcionamento e impacto ambiental

Nerilso Bocchi, Luiz Carlos Ferracin e Sonia Regina Biaggio

Química e Sociedade

Pilhas, sistemas eletroquímicos, baterias primárias, bateria

Este artigo define o que são pilhas e baterias, apresentando o funcionamento das que mais frequentemente aparecem no dia-a-dia dos brasileiros. Além disso, considerando que algumas dessas pilhas e baterias tem componentes tóxicos, discute o que fazer com pilhas usadas para evitar problemas ambientais.

 

v11a01.pdf v11a01.pdf

 

O papel do professor na produção de medicamentos fitoterápicos

Petronildo B. da Silva, Lúcia Helena Aguiar e Cleide Farias de Medeiros

Relatos de sala de aula

processos extrativos, pesquisa ação, plantas medicinais

O presente artigo relata uma investigação do trabalho de saúde e medicina popular realizado no CEMPO - Centro de Educação e Medicina Popular, em Recife - PE, usando a metodologia da pesquisa-ação. Buscando-se interagir com os participantes no processo e expandir os horizontes do papel do professor enquanto um educador na comunidade, foi investigada a produção de medicamentos fitoterápicos tais como tinturas, pomadas, xaropes e outros formulados.

 

v11a04.pdf v11a04.pdf

 

Editorial QNEsc #11

Corpo Editorial

Editorial

 

11-editorial.pdf11-editorial.pdf

 

A escola e o ensino de ciências

Áttico Chassot (UNISINOS)

Resenha

"A escola e o ensino de ciências" , de Renato J. de Oliveira. São Leopoldo: Editora da UNISINOS, 2000. 139 p.

 

v11a07.pdf v11a07.pdf

 

Aula de Química: discurso e conhecimento

Mariluza da Silva Luchese / Otávio Aloísio Maldaner

Resenha

"Aula de Química: discurso e conhecimento", de Andréa Horta Machado. Ijuí: Editora UNIJUÍ (Coleção Educação em Química), 2000. 200 p

 

v11a08.pdf v11a08.pdf

 

 


Voltar à Coleção Completa

Sociedade Brasileira de Química © 2024

Voltar à Coleção Completa | Ir ao Volume Anterior | Ir ao Próximo Volume

on-line ISSN 2175-2699
impreso ISSN 0104-8899
Apoio a Projetos
CNPq
Desenvolvido por EKMF.