Femtoquímica: reações químicas em tempo real
Romeu C. Rocha-Filho
Atualidades em Química
femtoquímica, prêmio nobel, velocidade das reações químicas
O Prêmio Nobel de Química de 1999 foi outorgado ao químico egípcio-estadunidense Ahmed H. Zewail, por seus estudos de estados de transição de reações químicas por meio da espectroscopia em femtosegundos. Dessa maneira, a Academia Real Sueca de Ciências reconhece o investigador pioneiro de reações químicas na escala de tempo em que elas efetivamente ocorrem.
atual2.pdf
Nomes recomendados para os elementos químicos
Aécio Pereira Chagas e Romeu C. Rocha-Filho
Atualidades em Química
elementos químicos, massas atômicas relativas, nomenclatura
Este artigo relata os nomes recentemente recomendados, em português do Brasil, para os elementos químicos, bem como os valores mais atuais aprovados pela IUPAC para as massas atômicas relativas.
atual1.pdf
Mudança nas cores dos extratos de flores e do repolho roxo
João Augusto de M. Gouveia-Matos
Conceitos científicos em destaque
absorção, composto orgânico, cor, indicador, luz
Neste artigo, o autor introduz a análise dos princípios teóricos associados às mudanças de cores dos extratos de flores e do repolho roxo, visando fundamentar experimentos de indicadores ácido-base muito comuns no ensino de química.
conceito.pdf
Hipermídia no ensino de modelos atômicos
Alessandra Meleiro e Marcelo Giordan
Educação em Química e Multimídia
arte e ciência, hipermídia, modelos científicos, modelos men
Este artigo discute as imagens científicas veiculadas pela mídia, tanto no que diz respeito aos meios empregados para realizá-las como no que se refere ao pensamento científico, aproximando o professor dessas discussões por meio de um aplicativo hipermídia.
eqm.pdf
Sódio
Eduardo Motta Alves Peixoto
Elemento Químico
elemento.pdf
O ENEM no contexto das políticas para o ensino médio
Creso Franco e Alícia Bonamino
Espaço aberto
avaliação, currículo, ensino médio, exame nacional
Neste artigo, os autores analisam o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e sua inserção no contexto maior das atuais políticas para o ensino médio. Embora argumentem que o tema ainda exige muitos estudos sistemáticos, os autores procuram identificar certas tendências e explorar possíveis implicações dessa iniciativa para a educação brasileira.
espaco.pdf
Soprando na água de cal
José Lúcio da Silva e Nelson Ramos Stradiotto
Experimentação no Ensino de Química
água de cal, gás carbônico, equilíbrio químico
Este experimento constitui-se em demonstrações simples de equilíbrio heterogêneo, através da reação de dióxido de carbono com a água de cal.
exper2.pdf
A química da produção de bebidas alcoólicas
Edilene Cristina Ferreira e Ronaldo Montes
Experimentação no Ensino de Química
açúcares, álcool, fermentação alcoólica, levedura, produção
Este experimento constitui-se em uma demonstração do processo de fermentação alcoólica comunente utilizado na fabricação de bebidas alcoólicas.
exper1.pdf
Um experimento envolvendo esquiometria
Um experimento envolvendo estequiometria
Experimentação no Ensino de Química
estequiometria, ensino experimental de química
Este experimento bastante simples permite que se explore o assunto estequiometria mesmo não dispondo de uma balança de alta precisão.
exper3.pdf
Aston e a descoberta dos isótopos
Alexandre Medeiros
História da Química
Aston, espectrógrafo de massa, isótopos
A descoberta dos isótopos foi decisiva na história da ciência, servindo para definir conceitos importantes para a química e para a física na primeira metade deste século. O trabalho de Aston foi dos mais significativos e é central na história da construção do conhecimento, por isso seu destaque nesta seção de Química Nova na Escola.
historia.pdf
Estratégias e táticas de resistência nos primeiros dias de aula de química
Flávia Maria Teixeira dos Santos e Eduardo F. Mortimer
O Aluno em foco
estratégias: estereótipos, táticas: resistência e rejeição
Este artigo discute episódios selecionados dos primeiros encontros entre uma professora de química e alunos da primeira série do ensino médio, tentando caracterizar como a estratégia da professora de se dirigir aos alunos, nos primeiros dias de aula do ano letivo, utilizando estereótipos, gera táticas de resistência que vão resultar na rejeição dos alunos à professora e, conseqüentemente, à química. Essa análise revela como esses primeiros encontros determinam de algum modo o curso das interações ao longo do ano letivo.
aluno.pdf
O papel da experimentação no ensino de ciências
Marcelo Giordan
Pesquisa no Ensino de Química
conhecimento científico, ensino de ciências, experimentação,
Este artigo discute o papel da experimentação na construção do conhecimento científico e sua relevância no processo de ensino-aprendizagem, pautando-se em contribuições filosóficas, epistemológicas e psicológicas.
pesquisa.pdf
Poluição vs. Tratamento de água: duas faces da mesma moeda
Eduardo Bessa Azevedo
Química e Sociedade
água, meio ambiente, poluição, tratamento de água
Este artigo discute de maneira geral a poluição do meio ambiente e, mais especificamente, a das águas. Apresenta as várias formas de poluição que afetam as nossas reservas d'água, exemplos de minimização de rejeitos e uma síntese das tecnologias disponíveis para o tratamento de efluentes.
quimsoc.pdf
Tirando as argilas do anonimato
Rúbia Lúcia Pereira, Deborah Andrade Munhoz, Adalberto Pinheiro Pestana, Luciana Augusta Vieira e Andréa Horta Machado
Relatos de sala de aula
argilas, educação ambiental, livros paradidáticos
O presente artigo considera a importância das argilas em nosso ambiente e, em especial, na constituição das cidades. Socializa atividades desenvolvidas com os alunos a partir da análise de um livro paradidático.
relatos.pdf
Editorial QNEsc #10
Corpo Editorial
Editorial
editor.pdf
Pequena História da Química
Attico Chassot - UNISINOS
Resenha
Pequena História da Química De Jurgen Heinrich Maar (Florianópolis: Papa-livro, 1999, 848 p. ISBN 85-7291049-2).
resenha2.pdf
Conhecimento Escolar: Ciência e Cotidiano
Marcelo Giordan - FE-USP
Resenha
Conhecimento Escolar: Ciência e Cotidiano, De Alice C. Lopes. Rio de Janeiro: Editora da UERJ, 1999. 236 p. - ISBN 85-85881-71-2 ).
resenha1.pdf