Monóxido de carbono: mais do que somente um gás letal!
John Evans (Tradução e adaptação*: Romeu C. Rocha-Filho)
Atualidades em Química
monóxido de carbono, catalisadores, indústria química
A maioria das pessoas sabe que o monóxido de carbono é um gás tóxico, perigoso, emitido por coisas como o escapamento de carros e chamas a gás mal reguladas.. Entretanto, o monóxido de carbono também pode ser uma matéria-prima básica útil para a indústria química, ajudando na produção de importantes compostos orgânicos. Neste artigo, são descritos alguns desses processos e se mostra como o uso de catalisadores é vital para esses métodos de produção.
atual.pdf
Funções da Química Inorgânica ...funcionam?
Reinaldo Calixto de Campos e Reinaldo Carvalho Silva
Conceitos científicos em destaque
funções inorgânicas, conceitos ácido-base, livros didáticos
Neste artigo, os autores focalizam o conceito de funções inorgânicas. Os autores analisam o conteúdo dos capítulos que abordam o conceito de funções da química inorgânica em 12 livros de química destinados ao nível médio. A partir da escolha de um dos livros como representante do grupo, o artigo apresenta uma crítica baseada na falta de coerência interna desses capítulos, sob a ótica da visão atual dos conceitos ácido-base, e na impropriedade didática de saturar os iniciantes de classificações e nomenclaturas.
conceito.pdf
Jornais e revistas on-line: busca por temas geradores
Marcelo Eichler e José Claudio Del Pino
Educação em Química e Multimídia
temas geradores, jornais on-line, solução de problemas
Neste artigo, são comentadas algumas ferramentas de busca por informações noticiosas e sua utilização em atividades de apredizagem.
eqm.pdf
Neônio
Eduardo Motta Alves Peixoto
Elemento Químico
elemento.pdf
Reflexões sobre o currículo a partir da leitura de um livro para crianças
Antonio Flavio Barbosa Moreira
Espaço aberto
currículo, textos estéticos, conhecimento
Neste artigo o autor argumenta em favor da importância da teoria curricular na formação de professores e demonstra como nossas histórias e experiências pessoais podem constituir-se em poderosos catalisadores de reflexões sobre currículo. Para tanto, o autor se vale de uma experiência com a literatura infantil: o livro O frio pode ser quente?, de Jandira Masur.
espaco.pdf
Avaliação da qualidade de detergentes a partir do volume de espuma formado
Aída Maria Bragança Bittencourt Filha, Valéria Gonçalves Costa e Humberto Ribeiro Bizzo
Experimentação no Ensino de Química
detergentes, espuma, emulsificante, sabões
Este experimento permite que, a partir de uma simples reação de formação de espuma, a propriedade emulsificante de sabões e detergentes possa ser percebida e comparada.
exper2.pdf
Determinação do raio atômico de alguns metais
José de Alencar Simoni e Matthieu Tubino
Experimentação no Ensino de Química
raio atômico, metais, experimentação em química
Este experimento que trata da determinação dos raios atômicos de alguns metais tem como aspectos marcantes a percepção do que representa o tamanho do átomo, de como um sólido cristalino se estrutura, da relação existente entre o micro e o macrocosmo e a interdisciplinaridade entre a química, a física e a matemática.
exper1.pdf
Teorias ácido-base do século XX
Aécio Pereira Chagas
História da Química
reações ácido-base, teorias ácido-base, história da química
Neste artigo, são apresentadas as diferentes teorias ácido-base propostas durante o século 09, mostrando como evoluem e como estão relacionadas entre si.
historia.pdf
Construindo conhecimento científico na sala de aula
Rosalind Driver, Hilary Asoko, John Leach, Eduardo Mortimer e Philip Scott (Tradução*: Eduardo Mortimer)
O Aluno em foco
processo de aprendizagem, idéias científicas, idéias informa
O presente artigo enfoca a importante temática da construção de conhecimento científico em sala de aula e a relação entre as idéias científicas e idéias informais dos estudantes, razão pela qual se inclui a tradução deste artigo para integrar as seções "Pesquisa em Ensino de Química"e "Aluno em Foco". A publicação deste artigo também significa uma homenagem da comunidade de educadores químicos brasileiros à grande pesquisadora em ensino de ciências que foi Rosalind Driver, falecida em outubro de 1997.
aluno.pdf
O mundo dos colóides
Miguel Jafelicci Junior e Laudemir Carlos Varanda
Química e Sociedade
colóides, dispersões coloidais, misturas
Este artigo discute o que são colóides, quais são seus tipos, como deixam de ser estáveis e como aparecem em nosso dia-a-dia e em diferentes aplicações tecnológicas.
quimsoc.pdf
As aulas de Química como espaço de investigação e reflexão
Dalva Lúcia Castilho, Katia Pedroso Silveira e Andréa Horta Machado
Relatos de sala de aula
aulas de química, investigação/reflexão, práticas pedagógica
Prestar atenção às vivências de sala de aula e intensificar a reflexão sobre as práticas é o caminho para melhorá-las. O presente artigo apresenta reflexões de três professoras sobre algumas de suas ações docentes no ensino médio.
relatos.pdf
Editorial QNEsc #9
Corpo Editorial
Editorial
editor.pdf