Voltar à Coleção Completa | Ir ao Volume Anterior | Ir ao Próximo Volume

QNEsc Vol. 09

Química Nova na Escola
Vol. 09
Maio de 1999

Editorial

editorial.pdf Editorial PDF   HTML

Os Editores

 

Monóxido de carbono: mais do que somente um gás letal!

John Evans (Tradução e adaptação*: Romeu C. Rocha-Filho)

Atualidades em Química

monóxido de carbono, catalisadores, indústria química

A maioria das pessoas sabe que o monóxido de carbono é um gás tóxico, perigoso, emitido por coisas como o escapamento de carros e chamas a gás mal reguladas.. Entretanto, o monóxido de carbono também pode ser uma matéria-prima básica útil para a indústria química, ajudando na produção de importantes compostos orgânicos. Neste artigo, são descritos alguns desses processos e se mostra como o uso de catalisadores é vital para esses métodos de produção.

 

atual.pdf atual.pdf

 

Funções da Química Inorgânica ...funcionam?

Reinaldo Calixto de Campos e Reinaldo Carvalho Silva

Conceitos científicos em destaque

funções inorgânicas, conceitos ácido-base, livros didáticos

Neste artigo, os autores focalizam o conceito de funções inorgânicas. Os autores analisam o conteúdo dos capítulos que abordam o conceito de funções da química inorgânica em 12 livros de química destinados ao nível médio. A partir da escolha de um dos livros como representante do grupo, o artigo apresenta uma crítica baseada na falta de coerência interna desses capítulos, sob a ótica da visão atual dos conceitos ácido-base, e na impropriedade didática de saturar os iniciantes de classificações e nomenclaturas.

 

conceito.pdf conceito.pdf

 

Jornais e revistas on-line: busca por temas geradores

Marcelo Eichler e José Claudio Del Pino

Educação em Química e Multimídia

temas geradores, jornais on-line, solução de problemas

Neste artigo, são comentadas algumas ferramentas de busca por informações noticiosas e sua utilização em atividades de apredizagem.

 

eqm.pdf eqm.pdf

 

Neônio

Eduardo Motta Alves Peixoto

Elemento Químico

 

elemento.pdf elemento.pdf

 

Reflexões sobre o currículo a partir da leitura de um livro para crianças

Antonio Flavio Barbosa Moreira

Espaço aberto

currículo, textos estéticos, conhecimento

Neste artigo o autor argumenta em favor da importância da teoria curricular na formação de professores e demonstra como nossas histórias e experiências pessoais podem constituir-se em poderosos catalisadores de reflexões sobre currículo. Para tanto, o autor se vale de uma experiência com a literatura infantil: o livro O frio pode ser quente?, de Jandira Masur.

 

espaco.pdf espaco.pdf

 

Avaliação da qualidade de detergentes a partir do volume de espuma formado

Aída Maria Bragança Bittencourt Filha, Valéria Gonçalves Costa e Humberto Ribeiro Bizzo

Experimentação no Ensino de Química

detergentes, espuma, emulsificante, sabões

Este experimento permite que, a partir de uma simples reação de formação de espuma, a propriedade emulsificante de sabões e detergentes possa ser percebida e comparada.

 

exper2.pdf exper2.pdf

 

Determinação do raio atômico de alguns metais

José de Alencar Simoni e Matthieu Tubino

Experimentação no Ensino de Química

raio atômico, metais, experimentação em química

Este experimento que trata da determinação dos raios atômicos de alguns metais tem como aspectos marcantes a percepção do que representa o tamanho do átomo, de como um sólido cristalino se estrutura, da relação existente entre o micro e o macrocosmo e a interdisciplinaridade entre a química, a física e a matemática.

 

exper1.pdf exper1.pdf

 

Teorias ácido-base do século XX

Aécio Pereira Chagas

História da Química

reações ácido-base, teorias ácido-base, história da química

Neste artigo, são apresentadas as diferentes teorias ácido-base propostas durante o século 09, mostrando como evoluem e como estão relacionadas entre si.

 

historia.pdf historia.pdf

 

Construindo conhecimento científico na sala de aula

Rosalind Driver, Hilary Asoko, John Leach, Eduardo Mortimer e Philip Scott (Tradução*: Eduardo Mortimer)

O Aluno em foco

processo de aprendizagem, idéias científicas, idéias informa

O presente artigo enfoca a importante temática da construção de conhecimento científico em sala de aula e a relação entre as idéias científicas e idéias informais dos estudantes, razão pela qual se inclui a tradução deste artigo para integrar as seções "Pesquisa em Ensino de Química"e "Aluno em Foco". A publicação deste artigo também significa uma homenagem da comunidade de educadores químicos brasileiros à grande pesquisadora em ensino de ciências que foi Rosalind Driver, falecida em outubro de 1997.

 

aluno.pdf aluno.pdf

 

O mundo dos colóides

Miguel Jafelicci Junior e Laudemir Carlos Varanda

Química e Sociedade

colóides, dispersões coloidais, misturas

Este artigo discute o que são colóides, quais são seus tipos, como deixam de ser estáveis e como aparecem em nosso dia-a-dia e em diferentes aplicações tecnológicas.

 

quimsoc.pdf quimsoc.pdf

 

As aulas de Química como espaço de investigação e reflexão

Dalva Lúcia Castilho, Katia Pedroso Silveira e Andréa Horta Machado

Relatos de sala de aula

aulas de química, investigação/reflexão, práticas pedagógica

Prestar atenção às vivências de sala de aula e intensificar a reflexão sobre as práticas é o caminho para melhorá-las. O presente artigo apresenta reflexões de três professoras sobre algumas de suas ações docentes no ensino médio.

 

relatos.pdf relatos.pdf

 

Editorial QNEsc #9

Corpo Editorial

Editorial

 

editor.pdf editor.pdf

 

 


Voltar à Coleção Completa

Sociedade Brasileira de Química © 2024

Voltar à Coleção Completa | Ir ao Volume Anterior | Ir ao Próximo Volume

on-line ISSN 2175-2699
impreso ISSN 0104-8899
Apoio a Projetos
CNPq
Desenvolvido por EKMF.