Prêmio Nobel de Química 1998: Walter Kohn e John A Pople
Luiz Carlos Gomide Freitas
Atualidades em Química
Prêmio Nobel, química quântica, métodos computacionais
Este artigo faz uma breve análise da evolução das técnicas que permitiram a aplicação dos conceitos da mecânica quântica na investigação de sistemas químicos. São discutidas as contribuições de John A. Pople e Walter Kohn, ressaltando-se o papel desempenhado por estes pesquisadores no desenvolvimento de metodologias que modificaram a natureza da pesquisa química neste final de século.
PDF: 01 Atualidades em Química
Correio e bate-papo: a oralidade e a escrita ontem e hoje
Marcelo Giordan
Educação em Química e Multimídia
comunicação, oralidade, escrita, redes de computadores
Neste artigo, apresenta-se uma reflexão sobre as modalidades comunicacionais orais e escritas em dois momentos da história, procurando-se discutir as diferenças e semelhanças entre elas.
PDF: 02 Educação em Química e Multimídia
A química no efeito estufa
Mario Tolentino e Romeu C. Rocha-Filho
Química e Sociedade
efeito estufa, gases-estufa, aquecimento global
Este artigo fala das implicações do aumento do efeito estufa e explica as bases químicas para a ocorrência desse fenômeno.
PDF: 03 Química e Sociedade
Materiais: foco dos estudos em química. O tema propriedades específicas dos materiais como um dos eixos estruturadores de um curso introdutório de química
Luiz Adolfo Kangussu Gomes
Relatos de sala de aula
programa de ensino de química, abordagem macroscópica de conteúdos, aprendizagem significativa de conceitos
Neste artigo, o relato de um professor de química do nível médio traz reflexões acerca de uma questão essencial: para que e por que é importante estudar e saber química? Ao abordar esta questão, o professor alerta para a necessidade de adequação do ensino de química à realidade da escola. Propõe estratégias de organização curricular que contemplam a priorização de conteúdos e temas, dando atenção a abordagens que promovam aprendizagens significativas em química.
PDF: 04 Relatos de Sala de Aula
A Energia e a Química
Renato José de Oliveira e Joana Mara Santos
Conceitos científicos em destaque
energia química, calor, energia
Neste artigo, os autores têm por objetivo focalizar a utilização do conceito de energia na química, especialmente no que se refere aos processos de troca de calor. Assim, questionam como vem sendo utilizada a expressão 'energia química', o que contribui para analisarmos como, de forma geral, lidamos criticamente com as definições da ciência.
PDF: 05 Conceitos científicos em destaque
Os temas transversais nos parâmetros curriculares nacionais
Elizabeth Fernandes de Macedo
Espaço aberto
temas transversais, disciplina escolar, parâmetros curricula
Neste artigo, a autora argumenta que a própria forma como foram estruturados os PCN contribui para a desarticulação do currículo, contrariando o próprio discurso de valorização dos temas transversais. No desenvolvimento de sua argumentação, a autora contribui para que possamos compreender melhor 'o que são' as disciplinas escolares, especialmente suas diferenças em relação às disciplinas científicas.
PDF: 06 Espaço aberto
O alquimista Sendivogius e o salitre
Paulo Alves Porto
História da Química
alquimia, Michael Sendivogius, pedra filosofal, salitre
A tendência atual entre os historiadores da ciência é tentar compreender as idéias dos personagens do passado dentro do contexto em que foram elaboradas. A procura de 'homens adiante de seu tempo', que teriam vislumbrado conceitos só possíveis anos mais tarde, pode levar a interpretações distorcidas dos fatos históricos. Este artigo procura mostrar, por meio de um exemplo tomado à alquimia do século XVII, como a história da química já foi palco para esse tipo de interpretação equivocada.
PDF: PDF: 07 História da Química
Sobre a importância do conceito transformação química no processo de aquisição do conhecimento químico
Maria Inês de Freitas Petrucci S. Rosa e Roseli Pacheco Schnetzler
Pesquisa no Ensino de Química
transformação química, ensino de química, concepções alterna
Este artigo apresenta e discute as principais concepções de alunos do ensino médio sobre transformações químicas, obtidas a partir de uma extensa revisão bibliográfica de pesquisas sobre tal conceito fundamental.
PDF: 08 Pesquisa no Ensino de Química
Pilhas modificadas empregadas no acendimento de lâmpadas
Noboru Hioka, Florângela Maionchi, Danil Agar Rocha Rubio, Patrícia Akemi Goto e Odair Pastor Ferreir
Experimentação no Ensino de Química
pilhas, corrente, voltagem, lâmpadas
Neste trabalho sugere-se a construção de duas pilhas eletroquímicas a partir de materiais de fácil acesso e que permitem acender lâmpadas de pequeno consumo por intervalo de tempo razoável. A primeira delas é uma adaptação da 'pilha de Daniell' e a segunda uma modificação da 'pilha seca' ou de 'empilhamento', que envolve o mesmo conjunto de reações da primeira.
PDF: 09 Experimentação no Ensino de Química 1.pdf
Experiências sobre solos "Laboratório Aberto"
GEPEQ - IQ - USP
Experimentação no Ensino de Química
solos
Este artigo propõe experimentos simples para estudar a composição dos solos.
PDF: 10 Experimentação no Ensino de Química 2
Flúor
Eduardo Motta Alves Peixoto
Elemento Químico
PDF: Elemento Químico
Editorial QNEsc No8
Corpo Editorial
Editorial
PDF: Editorial