Voltar à Coleção Completa Ir ao Volume 1 ¦  Ir ao Volume 6

QNEsc Nº5

QNEsc Nº5 - Maio - 1997

qnesc-05.jpg

Antimatéria

Romeu C. Rocha-Filho

Atualidades em Química

Este artigo traz notícias recentes sobre os elementos transférmicos e antimatéria.

elementos químicos, elementos 101 a 109, antimatéria, anti-h

atual.pdf PDF: 03 - Atualidades em Química


As Ferramentas do Químico

Aécio Pereira Chagas

Conceitos científicos em destaque

Neste artigo são discutidos diferentes conceitos químicos inter-relacionados: matéria, material, corpo, substância que estão associados à idéia de 'ferramentas', símbolo do profundo diálogo teoria-prática no trabalho químico.

ferramenta, relação teoria-prática, matéria, substância, teoria molecular

conceito.pdf PDF: 05 Conceitos Científicos em Destaque


Carbono

Eduardo Motta Alves Peixoto

Elemento Químico

elemento.pdf elemento.pdf

Algumas experiências simples envolvendo o princípio de Le Chatelier

Luiz Henrique Ferreira, Dácio H. Hartwig e Romeu C. Rocha-Filho (Grupo "Química Legal")

Experimentação no Ensino de Química

equilíbrio químico, princípio de Le Chatelier, efeito do íon

Este artigo relata quatro experiências relacionadas ao princípio de Le Chatelier.

exper1.pdf exper1.pdf

Bafômetro: um modelo demonstrativo

Geraldo A. Luzes Ferreira, Gerson de Souza Mól e Roberto Ribeiro da Silva

Experimentação no Ensino de Química

álcool, bebidas alcoólicas, trânsito, bafômetro

Este artigo descreve a construção de um modelo simples de bafômetro, que pode ser utilizado para determinar qualitativamente os teores relativos de álcool em algumas bebidas alcoólicas.

exper2.pdf exper2.pdf

Nomes que fizeram a química (e quase nunca lembrados)

Attico Chassot

História da Química

Maomé, mulheres e a ciência, vultos da humanidade, vultos da

Com este texto, a seção "História da Química" amplia sua abrangência, passando a acolher artigos que apresentam discussões e experiências sobre as diferentes leituras possíveis para o uso da história da ciência em sala de aula. Especificamente, mostra-se com que frequência (não) falamos de nomes que pouco ou nada dizem para os estudantes.

historia.pdf historia.pdf

Idéias em Movimento

Nelson Orlando Beltran

O Aluno em foco

simultaneidade e sincronia, modelos animados, concepções alt

Neste artigo, o autor nos traz uma reflexão sobre concepções alternativas de seus alunos, quando deles foi solicitada a elaboração de modelos para representar e compreender os movimentos das partículas atômicas.

aluno.pdf aluno.pdf

Aprendizagem de química: reprodução de pedaços isolados do conhecimento ?

Rosária da Silva Justi e Rejane Mitraud Ruas

Pesquisa no Ensino de Química

cinética química, concepções alternativas, aprendizagem de q

Este artigo relata uma pesquisa realizada visando investigar a influência da visão de matéria sustentada pelos alunos em sua aprendizagem de cinética química. O professor atuou como pesquisador e os dados foram coletados em uma situação normal de sala de aula. A análise dos dados foi conduzida tanto a partir de critérios previamente estabelecidos na literatura quanto a partir da elaboração de um novo sistema de categorias. Os resultados fundamentaram questionamentos acerca da ocorrência de aprendizagem nas aulas de química e do papel desse ensino na formação dos alunos.

pesquisa.pdf pesquisa.pdf

Hálito Culpado: o princípio químico do bafômetro

Per Christian Braathen

Química e Sociedade

álcool, etanol, bafômetros, intoxicação

Este artigo trata de uma aplicação de grande relevância e importância social: proteção da sociedade pela prevenção de acidentes de trânsito mediante detecção e controle de motoristas intoxicados pelo álcool. A presença de álcool no sangue é determinada pela medição do álcool no ar exalado pela pessoa, o que é feito pela observação visual ou instrumental de simples reações químicas de oxirredução.

quimsoc.pdf quimsoc.pdf

Estudando os plásticos: tratamento de problemas autênticos no ensino de química

Maria Emília Caixeta de Castro Lima e Nilma Soares da Silva

Relatos de sala de aula

problemas autênticos, contextualização das aprendizagens, co

Com o artigo publicado nessa seção no n. 4 de Química Nova na Escola, foi possível conhecer e refletir sobre uma modalidade de formação continuada de professores de química dirigida à superação de práticas tradicionais vigentes na escola. O presente artigo relata uma experiência desenvolvida por professores que participam desse processo, enfocando o tratamento de problemas considerados autênticos no ensino-aprendizagem em química, no nível médio.

relatos.pdf relatos.pdf

Editorial QNEsc #5

Corpo Editorial

Editorial

editor.pdf editor.pdf

Animação

Encarte

encarte.pdf encarte.pdf


Voltar à Coleção Completa
 
on-line ISSN 2175-2699
impreso ISSN 0104-8899
Apoio a Projetos
CNPq
Desenvolvido por EKMF.