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QNEsc #20

QNEsc #20 - Novembro - 2004

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Editorial

Paulo Cezar Vieira - Presidente da SBQ

Editorial

v20a00.pdf Editorial

Dez Anos de Qumica Nova na Escola:
A Consolidao de um Projeto da Diviso de Ensino da SBQ

Eduardo Fleury Mortimer

Espaço Aberto

Neste artigo apresentamos um pouco da história e um balanço de Química Nova na Escola com base nas informações com as quais lidamos no dia-a-dia da editoria: critérios utilizados na definição dos árbitros para cada artigo recebido; a relação entre trabalhos submetidos, aceitos e recusados; o perfil dos nossos autores; a distribuição dos artigos por sessão. A idéia é compartilhar com o público leitor a história da consolidação da nossa revista e apontar para tendências e problemas no seu crescimento, principalmente em relação à sua produção, mas sem deixar de levantar questões relativas à sua distribuição e ao uso pelos professores de Química.

Química Nova na Escola, história, editoria

v20a01.pdf Espaço Aberto

Qumica e Sociedade: Uma Experincia de Abordagem Temtica para o Desenvolvimento de Atitudes e Valores

Wildson Luiz P. dos Santos, Gerson de Souza Mól, Roberto Ribeiro da Silva, Eliane Nilvana F. de Castro, Gentil de Souza Silva, Roseli T. Matsunaga, Sálvia Barbosa Farias, Sandra Maria de O. Santos e Siland Meiry França Dib

Química e Sociedade

temas sociais, contextualização, aspecto sociocientífico

Neste artigo, apresentamos um relato de experiências sobre o desenvolvimento de uma proposta de ensino temático em Química, por meio do livro didático Química e Sociedade, produzido e implementado em sala de aula pelo projeto PEQUIS - Projeto de Ensino de Química e Sociedade. A proposta articula o conteúdo de química à abordagem temática, propiciando a discussão de aspectos sociocientíficos, a compreensão de processos químicos no contexto social e o desenvolvimento de atitudes e valores relacionados à cidadania. A abordagem apresentada pode ser usada como referência na discussão de temas sociais vinculados à Química.

v20a02.pdf v20a02.pdf

Prmio Nobel de Qumica 2004: Protelise ATP-Dependente de Protenas Marcadas com Ubiquitina

Marilene Demasi e Etelvino J.H. Bechara

Atualidades em Química

Prêmio Nobel, ubiquitina, proteólise, bioquímica celular

O Prêmio Nobel de Química de 2004 foi outorgado a três pesquisadores que desvendaram como ocorre o processo de degradação celular de proteínas mediado por ubiquitina. Este artigo relata como os estudos desse processo avançaram, desde as descobertas iniciais no final da década de 70 até os dias de hoje.

v20a03.pdf v20a03.pdf

O Cotidiano Meio Amorfo: Transio Vtrea - Uma Abordagem para o Ensino Mdio

Patterson Patricio de Souza, Glaura Goulart Silva e Luis Otávio Fagundes Amaral

Conceitos Científicos em Destaque

transição vítrea, polímeros, ensino de química contextualizado

Plásticos e borrachas possuem fases amorfas em grande proporção. A temperatura de transição da fase amorfa rígida (sólido) para a fase amorfa com características de líquido é a temperatura de transição vítrea (Tg, de glass transition). Pretende-se desenvolver uma proposta de ensino da transição vítrea contextualizada na observação de materiais poliméricos. Para tal são selecionados exemplos onde variações da Tg podem ser interpretadas em termos de propriedades atômico-moleculares acessíveis ao aluno de Ensino Médio. É proposto um experimento para medida da Tg de componentes de um CD (compact disc).

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A gua como Tema Gerador do Conhecimento Qumico

Ana Luiza Quadros

Relatos de Sala de Aula

eixos temáticos, ensino de Química, contextualização dos conhecimentos

A desconstrução/minimização do imaginário criado sobre a disciplina de Química do Ensino Médio tem sido um desafio durante toda minha atuação como professora de Química. Este trabalho trata da água em uma visão mais rural e, por isso, difere de muitas propostas que usam a água como tema gerador do conhecimento químico, principalmente daquelas provenientes de grandes centros urbanos. A água, tão presente na vida de cada um e cada uma de nós, pode ser usada para desenvolver praticamente todos os conceitos comumente abordados nas aulas de Química do Ensino Médio.

v20a05.pdf v20a05.pdf

Paradigmas, Crises e Revolues: A Histria da Qumica na Perspectiva Kuhniana

Maria da Conceição Marinho Oki

História da Química

Filosofia da Ciência, ensino de Ciências, História da Química

Este artigo apresenta os principais conceitos introduzidos pelo importante filósofo da Ciência Thomas Kuhn. São apresentados dois episódios da História da Química analisados por Kuhn: a revolução química de Lavoisier e o novo sistema de filosofia química de Dalton.

v20a06.pdf v20a06.pdf

Duzentos Anos da Teoria Atmica de Dalton

Carlos Alberto L. Filgueiras

História da Química

origem da Teoria Atômica, Dalton, bicentenário da Teoria Atômica

A teoria atômica de Dalton, um dos marcos da Química do século XIX, surgiu e foi publicada ao longo da primeira década daquele século. Ela deu uma forma operacional, capaz de ser usada em determinações experimentais, a uma das mais antigas inquietações humanas, que dizia respeito à constituição da matéria. Com Dalton cessa toda a especulação puramente abstrata que cercava o tema desde a Antigüidade clássica. Em seu lugar surge uma teoria que une conceitos teóricos à possibilidade de sua aplicação prática. Por isso o presente artigo faz uma breve resenha de aspectos das teorias filosóficas que precederam a elaboração daltoniana e procura mostrar o encadeamento que levou ao aparecimento da obra do químico inglês.

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O Conceito de Oxidao-Reduo nos Livros Didticos de Qumica Orgnica do Ensino Mdio

Rildo J. Mendonça, Angela F. Campos e Zélia M. Soares Jófili

Pesquisa no Ensino de Química

livro didático, Química Orgânica, oxidação-redução

Considerando o livro didático como um recurso bastante utilizado como mediador no processo ensino-aprendizagem e a relevância do conceito de oxidação-redução para o entendimento de diversos fatos da Química, este artigo investigou como o conceito de oxidação-redução é abordado nos livros de Química Orgânica do Ensino Médio. Os resultados apontaram que a maioria dos livros-texto pesquisados se apresentaram de forma pouco adequada em relação aos parâmetros investigados, manifestando uma forte padronização de características que, em nossa ótica, são desfavoráveis ao ensino-apredizagem do conceito de oxidação-redução.

v20a08.pdf v20a08.pdf

A Pesquisa no Ensino de Qumica e a Importncia da Qumica Nova na Escola

Roseli P. Schnetzler

Pesquisa no Ensino de Química

pesquisa, ensino de Química, QNEsc

O presente artigo aborda a importância das contribuições de pesquisas sobre ensino de Química para a formação e atuação docente. Elas são articuladas como tendências de investigação da nova área de Didática das Ciências, enfatizando a relevância de sua divulgação junto a professores através dos artigos publicados nesta seção nos 10 anos de existência da Química Nova na Escola (QNEsc).

v20a09.pdf v20a09.pdf

Extrao de Pigmentos do Espinafre e Separao em Coluna de Acar Comercial

Sebastião F. Fonseca e Caroline C.S. Gonçalves

Experimentação no Ensino de Química

pigmentos naturais, cromatografia em coluna, açúcar comercial

Este artigo descreve um experimento que envolve a extração de pigmentos do espinafre, utilizando removedor de ceras doméstico, e a separação dos pigmentos em uma coluna de açúcar comercial de forma rápida e relativamente eficiente, usando materiais acessíveis. O experimento pode ser executado em uma aula de 50 minutos, embora exija um período adicional para a discussão adequada dos fenômenos envolvidos.

v20a10.pdf v20a10.pdf

Soluo-Tampo: Uma Proposta Experimental usando Materiais de Baixo Custo

José Carlos Marconato, Sandra Mara M. Franchetti e Roberto José Pedro

Experimentação no Ensino de Química

solução-tampão, capacidade tamponante, ensino alternativo

Neste experimento são utilizados vinagre branco e hidróxido de sódio comercial para preparar tampões com diferentes capacidades tamponantes. Extrato de repolho roxo (indicador ácido-base) é usado para verificação das propriedades desses tampões.

v20a11.pdf v20a11.pdf

Clcio

Eduardo Motta Alves Peixoto

Elemento Químico

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impreso ISSN 0104-8899
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