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QNEsc #22

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Editorial

Editores e Conselho Editorial

Editorial

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Mettese em Sntese Orgnica e o Prmio Nobel de Qumica de 2005: Do Plstico Indstria Farmacutica

Vtor F. Ferreira e Fernando de C. da Silva

Atualidades em Qumica

mettese, Prmio Nobel, catlise, sntese orgnica

O Prmio Nobel de Qumica de 2005 foi outorgado aos desenvolvedores do mtodo de mettese em Qumica Orgnica. Este artigo relata de forma breve a descoberta do mtodo de mettese e algumas de suas aplicaes, que permitiram o desenvolvimento de novos medicamentos e substncias biologicamente ativas, polmeros e preparao de novos materiais em escala industrial, de forma ambientalmente mais recomendvel.

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A Importncia do Oxignio Dissolvido em Ecossistemas Aquticos

Antonio Rogrio Fiorucci e Edemar Benedetti Filho

Qumica e Sociedade

oxignio dissolvido, ecossistemas aquticos, oxidao-reduo

Nos ecossistemas aquticos, as reaes de oxidao e reduo exercem papel primordial na manuteno da vida. No presente artigo, so discutidos: a importncia do oxignio dissolvido como agente oxidante, os fatores que afetam sua solubilidade, o balano de oxignio dissolvido nos sistemas aquticos e suas variaes com a profundidade da coluna dgua. Essas informaes podem ser utilizadas pelo professor do ensino mdio na abordagem dos temas estruturadores Qumica e hidrosfera e Reconhecimento e caracterizao das transformaes qumicas descritos nos Parmetros Curriculares Nacionais.

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Revistos os pesos atmicos de 16 elementos

Nota

Biodegradao: Uma Alternativa para Minimizar os Impactos Decorrentes dos Resduos Plsticos

Jos Marcelo Cangemi, Antonia Marli dos Santos e Salvador Claro Neto

Qumica e Sociedade

biodegradao, polmeros, plstico biodegradvel

O surgimento dos materiais plsticos modificou muito o dia-a-dia do homem, atravs da confeco e utilizao desses materiais em diversos segmentos sociais e industriais. Mas justamente uma das maiores virtudes dos plsticos, a durabilidade, que os torna um problema muito grande quando so descartados nos lixes e aterros sanitrios. A comunidade cientfica vem procurando solues para minimizar as diversas formas de agresso ao meio ambiente. Uma proposta promissora, abordada no presente artigo, so os plsticos biodegradveis que, ao contrrio dos sintticos derivados do petrleo, sofrem biodegradao com relativa facilidade, se integrando totalmente natureza.

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Por Que No Estudar Entalpia no Ensino Mdio

Jos Luis de Paula Barros Silva

Conceitos Cientficos em Destaque

entalpia, ensino de Termoqumica, transposio didtica

O Ensino Mdio tem como objetivo formar cidados alfabetizados cientificamente, ou seja, que possuam significados claros de conhecimentos cientficos bsicos, para que possam utiliz-los de modo consciente ao longo de sua vida no mundo atual, fortemente influenciado pelas cincias. Entretanto, nem todos os conceitos cientficos podem ser transpostos didaticamente para o nvel da Educao Bsica sem substantivas modificaes de significado. Neste artigo procura-se mostrar que a compreenso do conceito de entalpia - um conceito comumente estudado no Ensino Mdio - requer conhecimentos que vo alm da alfabetizao cientfica e, portanto, no podem ser estudados neste nvel de ensino.

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Qumica Pr-Bitica: Sobre a Origem das Molculas Orgnicas na Terra

Maria Mrcia Murta e Fabio Almeida Lopes

Conceitos Cientficos em Destaque

evoluo qumica, sntese pr-bitica, cido ciandrico

A compreenso da origem das molculas orgnicas e, por conseguinte, da formao de biomolculas complexas, considerada um dos pilares necessrios nas tentativas de se investigar a origem da vida. Neste artigo, sero apresentadas algumas das principais abordagens experimentais acerca dos provveis mecanismos de sntese das molculas orgnicas que constituem o alicerce das formas de vida atuais, como os aminocidos, as bases nitrogenadas do ADN e os acares, a partir dos cenrios propostos para a Terra primordial.

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A Corroso na Abordagem da Cintica Qumica

Thiago Santangelo Costa, Danielle Lanchares Ornelas, Pedro Ivo Canesso Guimares e Fbio Meron

Relatos de Sala de Aula

alumnio, aulas experimentais, cintica qumica, corroso

O emprego de temas com carter interdisciplinar na tentativa de contextualizao do ensino de Qumica com o cotidiano social vem ganhando destaque atualmente. O presente trabalho visa apresentar os resultados de uma aula experimental aplicada em turmas da segunda srie do Ensino Mdio, na qual, a partir do estudo cintico da reao de oxirreduo do alumnio em meio cido, fez-se uma interao entre cincia, tecnologia e sociedade.

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Titulando 2004: Um Software para o Ensino de Qumica

Marcelo Pinheiro de Souza, Fbio Meron, Neide Santos, Cludio Nobre Rapello e Antnio Csar Sgarbi Ayres

Educao em Qumica e Multimdia

ensino de Qumica, software educativo, computador na sala de aula

Nas ltimas dcadas, as tecnologias de informao e comunicao tm se mostrado fundamentais para o desenvolvimento pessoal e profissional do cidado. Considerando-se que a informtica um recurso didtico importante no processo de ensino-aprendizagem, desenvolveu-se o software Titulando 2004. Neste trabalho, apresenta-se este software e relatam-se os resultados de sua aplicao no ensino de Qumica.

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Um Estudo sobre a Oxidao Enzimtica e a Preveno do Escurecimento de Frutas no Ensino Mdio

Lucinia Cristina de Carvalho, Karina Omuro Lupetti e Orlando Fatibello-Filho

Experimentao no Ensino de Qumica

escurecimento de frutas, inibio enzimtica, antioxidantes

A reao de escurecimento em frutas, vegetais e sucos de frutas um dos principais problemas na indstria de alimentos. A ao da polifenol oxidase, enzima que provoca a oxidao dos compostos fenlicos naturais presentes nos alimentos, causa a formao de pigmentos escuros, freqentemente acompanhados de mudanas indesejveis na aparncia e nas propriedades organolpticas do produto, resultando na diminuio da vida til e do valor de mercado. Neste trabalho prope-se um experimento didtico para a observao do escurecimento de frutas e a preveno da oxidao enzimtica na presena de alguns agentes inibidores como cido ascrbico e cido ctrico.

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Lixo, Cidadania e Ensino: Entrelaando Caminhos

Marilia Gabriela de Menezes, Rejane Martins Novais Barbosa, Zlia Maria Soares Jfili e Anna Paula de Avelar Brito Menezes

O Aluno em Foco

cidadania, ensino de cincias, lixo

Este artigo relata um trabalho desenvolvido em sala de aula com alunos da 8 srie do Ensino Fundamental sobre os aspectos sociocientficos do lixo e descreve a anlise das concepes dos alunos antes e depois do desenvolvimento das atividades. O tema lixo foi escolhido por ser considerado um dos maiores causadores da degradao ambiental e, portanto, de grande relevncia social. Os resultados sugerem que o trabalho envolvendo temas sociais e atividades prticas contextualizadas pode propiciar uma evoluo conceitual dos contedos abordados e uma postura mais comprometida com o ambiente.

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A Contextualizao no Ensino de Qumica Atravs do Livro Didtico

Edson Jos Wartha e Adelaide Faljoni-Alrio

Pesquisa no Ensino de Qumica

contextualizao, conhecimento qumico, livro didtico

Neste trabalho, apresentamos as diferentes concepes acerca do uso do termo contextualizao identificadas nos livros didticos de Qumica do Ensino Mdio. A metodologia utilizada nesta anlise procura verificar como o conhecimento qumico contextualizado e a maneira como tratado e desenvolvido nos atuais livros didticos de Qumica.

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25 Encontro de Debates sobre Ensino de Qumica

Attico I. Chassot - Unisinos

Nota

Dias 13, 14 e 15 de outubro de 2005. EDEQ, pioneiro dentre os encontros de Educao Qumica no Brasil, faz jubileu de prata.

XIII Encontro Nacional Ensino de Qumica

Maiores informaes: www.fe.unicamp.br/eneq

Nota

EDUCAO EM QUMICA NO BRASIL - 25 ANOS DE ENEQ. De 24 a 27 de julho de 2006. UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas: Campinas - SP.

Utilizando uma Cuscuzeira na Extrao do leo Essencial do Alecrim-da-Chapada (Lippia gracillis), uma Planta da Caatinga

Cristiano de Almeida Cardoso Marcelino-Jr., Rejane Martins Novais Barbosa, Angela Fernandes Campos, Aldeci Pereira dos Santos, Cristiana de Castro Lacerda e Carlos Eduardo Gomes da Silva

Experimentao no Ensino de Qumica

experimentao, plantas da caatinga, leo essencial

Este trabalho descreve uma atividade experimental com uma planta da caatinga, o alecrim-da-chapada (Lippia gracillis), baseada na extrao e anlise qualitativa do leo essencial de suas folhas, a partir de materiais de baixo custo. A atividade permite uma abordagem contextualizada de diferentes contedos curriculares do Ensino Mdio.

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In memoriam: Luiz Roberto de Moraes Pitombo (1926-2005)

Paulo Alves Porto e Maria Eunice Ribeiro Marcondes - IQ/USP

Nota

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