Polímeros Sintéticos
Emerson Wan, Eduardo Galembeck e Fernando Galembeck
conectividade, cadeias lineares e redes, transição vítrea, polímeros, plásticos, borrachas
Os polímeros sintéticos são macromoléculas, produzidas pela junção de muitas moléculas pequenas semelhantes. Podem apresentar diferentes tipos de organização: em cadeias lineares ou ramificadas, e em redes. Cada modo de organização produz propriedades especiais, que permitem o uso dos polímeros em objetos de uso pessoal, embalagens, vestimentas, materiais elétricos e optoeletrônicos, casa e automóveis.
polimer.pdf
Plásticos Inteligentes
Marco-A De Paoli
polímeros, dispositivos, plásticos
Neste artigo descreve-se esta classe de materiais mostrando a sua constituição química, dando algumas informações sobre a sua história e forma de obtenção. Descreve-se a razão pela qual eles são chamados de “inteligentes”. Discutem-se ainda as aplicações mais importantes para estes materiais, ou seja, a montagem dos chamados dispositivos eletrocrômicos, eletromecânicos e fotoeletroquímicos.
plastic.pdf
Vidros
Oswaldo Luiz Alves, Iara de Fátima Gimenez e Italo Odone Mazali
evolução dos vidros, teoria da formação de vidros, aplicações de vidros, reciclagem de vidros
Neste trabalho buscou-se abordar os aspectos históricos do desenvolvimento dos vidros enquanto materiais presentes no cotidiano, nas artes e na tecnologia. Adicionalmente, procurou-se desmistificar a definição clássica de vidros, na direção de abranger todos os exemplos conhecidos. Na seqüência, examinou-se brevemente os aspectos teóricos da formação de vidros pelo método clássico de fusão/resfriamento. Finalmente, abordou-se a preparação de vidros, do ponto de vista prático, suas aplicações modernas e, merecendo grande destaque atual, a questão ligada à reciclagem.
vidros.pdf
Peneiras Moleculares: Selecionando as Moléculas por seu Tamanho
Artur J. Santos Mascarenhas, Erica C. Oliveira e Heloise O. Pastore
zeólitos, aluminofosfatos, materiais mesoporosos
Peneiras moleculares são sólidos com porosidade definida e com capacidade de distinção de moléculas por suas dimensões e geometrias. Neste artigo, são discutidos a origem destes materiais na natureza e o desenvolvimento de peneiras moleculares em laboratório; suas propriedades e reatividade em função de sua composição química e de sua estrutura cristalina, bem como o desenvolvimento das peneiras moleculares mesoporosas. Diversos exemplos de aplicações usando zeólitos e peneiras moleculares em geral são discutidos, a fim de ilustrar a importância e o potencial tecnológico destes materiais.
peneiras.pdf