Voltar à Coleção Completa | Voltar ao QNEsc Vol. 27 | Ir ao Volume Anterior | Ir ao Próximo Volume

Química Nova na Escola
Vol. 27
Fevereiro de 2008

Editorial

Iniciamos 2008 com a meta arrojada de aumentar a freqüência de Química Nova na Escola para quatro números anuais, que começa a se materializar com a publicação deste número que apresenta, como novidade, a seção ibero-americana publicada conjuntamente com as revistas Educación em Química e Alambique. A partir de março de 2008, três novas iniciativas serão implementadas. A primeira será o início do funcionamento do novo sistema de submissão e avaliação de manuscritos totalmente online, no qual os autores encontrarão normas de submissão atualizadas. O acesso se dá por http://qnesc.sbq.org.br. Em outra iniciativa, disponibilizaremos a nossos leitores todos os núme- ros de Química Nova na Escola e dos Cadernos Temáticos a partir do portal de revistas da Sociedade Brasileira de Química. Ainda em breve, também estarão disponíveis para consulta online os Programas de TV de Química Nova na Escola. Essas mudanças vêm sendo estudadas no âmbito da Divisão de Ensino e da Diretoria da SBQ com o objetivo de atender à alta e qualificada demanda por nossas publicações, sem apresentar qualquer custo extra aos assinantes em 2008. Dessa forma, a SBQ demonstra seu empenho em apoiar não apenas financeiramente, como vem fazendo na publicação das revistas, dos CDs e do DVD, mas colocando de forma prioritária a formação de professores de química na sua agenda. A seção ibero-americana publicada conjuntamente com as revistas Educación em Química do México, no vol. 18, nº 1 de jan. de 2007, e Alambique da Espanha, no vol. 51 de jan. de 2007, teve sua edição conjunta negociada entre as três revistas em 2006, quando o Prof. Eduardo Mortimer era editor responsável pela QNESC. A apresentação dessa seção aponta o esforço conjunto no processo de integração ibero-americano. Os atuais editores apóiam a iniciativa dos colegas e esperamos poder dar continuidade ao processo de cooperação com periódicos de circulação ibero-americana com o intuito de compartilhar, com pesquisadores das áreas de Educação em Química e Educação em Ciências, questões de interesse mútuo que certamente contribuirão para compreendermos diferenças e semelhanças de abordagens teóricas e metodológicas que se fazem aqui e além-mares. Além da seção ibero-americana, publicamos na seção Experimen- tação em Ensino de Química uma importante reflexão sobre questões de segurança em situações de experimentação, seja no laboratório ou na sala de aula. Na seção Pesquisa em Ensino de Química, é a vez de retomarmos o debate sobre a construção de modelos no ensino de equilíbrio químico, tendo desta vez a disciplina de graduação Química Analítica Qualitativa como foco de investigação. É, portanto, com grande satisfação e senso de responsabilidade que convidamos nossos leitores a percorrer as páginas deste número 27 para desfrutar das contribuições de autores brasileiros, mexicanos, argentinos, portugueses e espanhóis.
Editores e Editor Associado

Sociedade Brasileira de Química © 2024

Voltar à Coleção Completa | Voltar ao QNEsc Vol. 27 | Ir ao Volume Anterior | Ir ao Próximo Volume

on-line ISSN 2175-2699
impreso ISSN 0104-8899
Apoio a Projetos
CNPq
Desenvolvido por EKMF.