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QNEsc Vol. 26

Química Nova na Escola
Vol. 26
Novembro de 2007

Editorial

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Os Editores

 

Educação em Ciências, Letramento e Cidadania

Helder de Figueiredo e Paula e Maria Emília Caixeta de Castro Lima

Química e Sociedade

educação em Ciência, letramento científico, cidadania

Este artigo discute diversos sentidos atribuídos ao conceito de letramento na realidade educacional brasileira e no campo da Educação em Ciências. A reflexão acerca da (im)pertinência do termo letramento emerge de um paralelo esboçado entre o avanço das últimas décadas nas pesquisas e práticas de letramento na área das linguagens, códigos e suas tecnologias e o que ocorreu no campo da educação em ciências no mesmo período. Essa discussão permite resgatar pontos de vista e abordagens da educação em ciências comprometidas com a formação de sujeitos aptos a reivindicar e a exercer a cidadania.

 

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Opressores-Oprimidos: Um diálogo para Além da Igualdade Étnica

Wilmo E. Francisco Jr.

Paulo Freire, discriminação, Ensino de Química

ESPAÇO ABERTO

Este trabalho é um breve ensaio que busca contribuir para a abertura/expansão de um diálogo entre os educadores químicos brasileiros e a temática étnica. Discute-se a idéia de opressores e oprimidos apresentada por Paulo Freire e a necessidade de superação da situação opressora a partir da práxis. Em seguida, apresenta- se a disseminação de informações a respeito do envolvimento de povos africanos e seus descendentes na construção da história brasileira e de conhecimentos científicos como o primeiro passo no rompimento da situação de opressão.

 

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Formação Inicial em Serviço de Professores de Química da Bahia: História de Uma Vida

Alcione Torres Ribeiro, Nelson R. Ribas Bejarano e Elizeu Clementino de Souza

PESQUISA NO ENSINO DE QUÍMICA

professor, história de vida, experiências formadoras

Apresentamos resultados parciais de uma pesquisa de mestrado desenvolvida com alunos do Programa de Licenciatura Especial da UFBA, os quais são professores do Ensino Médio do interior da Bahia. A pesquisa visa reconstituir a vida pessoal e profissional de três alunos desse programa, investigando o processo de formação e desenvolvimento profissional destes por meio do método da história de vida na coleta e análise dos dados. Apresentamos aqui parte da história de um dos professores pesquisados.

 

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A Maresia no Ensino de Química

Edson J. Wartha, Márcio de Souza Reis, Marcelo Pimentel da Silveira, Neurivaldo José Guzzi Filho e Raildo Mota de Jesus

RELATOS DE SALA DE AULA

maresia, eletroquímica, Ensino de Química

Neste trabalho, apresentamos algumas idéias e sugestões de abordagem do tema eletroquímica, mais especificadamente da corrosão de metais em regiões litorâneas afetadas pela maresia, que podem ser abordadas no Ensino de Química tanto para o Ensino Médio como no Ensino Superior. Procuramos, nessa abordagem, meios que nos permitam superar a dicotomia teoria-prática tão freqüente nas aulas de Química.

 

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Ácidos Carboxílicos e Sobrevivência: Uma Experiência de Sala de Aula

Hebe R. C. Peixoto e Andréia Regina de Oliveira

RELATOS DE SALA DE AULA

ácidos graxos, gorduras, saúde

Entendemos que a escola deve preparar os indivíduos para viver e atuar consciente e eticamente em sociedade. Para tanto, o ensino de química precisa fornecer ferramentas para que os alunos possam entender o sistema produtivo e o meio ambiente em que vivem, além de possibilitar a reflexão sobre os custos e benefícios envolvidos no desenvolvimento social. Neste relato, é apresentada uma proposta de ensino baseada no tema "óleos, gorduras e saúde", que buscou envolver afetivamente os alunos por meio de um corpo de conhecimentos formalmente organizados, potencialmente significativos e desencadeados a partir das idéias que os alunos trouxeram para a sala de aula.

 

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O Congresso de Karlsruhe e a Busca de COnsenso sobre a Realidade Atômica no Século XIX

Maria da Conceição Marinho Oki

HISTÓRIA DA QUÍMICA

História da Química, atomismo, Congresso de Karlsruhe

No século XIX, a comunidade dos químicos enfrentou muitas divergências no campo teórico a respeito de questões fundamentais para o avanço da Química como debates sobre o atomismo. Na busca de consenso sobre tais questões, bem como de regras para o seu adequado funcionamento, os cientistas reuniram-se em muitos congressos científicos, sendo o mais importante deles o Congresso de Karlsruhe; o primeiro Congresso Internacional que aconteceu em 1860, discutindo definições de átomos, moléculas e equivalentes e buscando trazer coerência para as disputas nesse campo.

 

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O Lavoisier que Não Está Presente nos Livros Didáticos

Paulo Henrique Oliveira Vidal, Flavia Oliveira Cheloni e Paulo Alves Porto

HISTÓRIA DA QUÍMICA

Lavoisier, livros didáticos, conservação da massa

O artigo apresenta algumas contribuições de Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794) para a construção da Química Moderna que podem ser utilizadas didaticamente. As informações encontradas em uma fonte primária (Tratado Elementar de Química, de Lavoisier) são confrontadas com os relatos encontrados em livros didáticos de Química e algumas discrepâncias são apontadas. Observa-se que alguns conceitos desenvolvidos por Lavoisier são relevantes para o Ensino de Química atual, e sua discussão pode despertar reflexões úteis para os discentes e docentes do Ensino Médio.

 

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Protótipo de Reator Anaeróbico: Tratamento de Esgoto Doméstico nas Escolas

Márcia M. Kondo e Vinícius A. M. Rosa

EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA

tratamento de efluente, reator anaeróbio, materiais recicláveis

Este trabalho visa à construção de um protótipo de uma estação de tratamento de esgoto (ETE), a partir de materiais recicláveis, que possa ser confeccionada por alunos do Ensino Fundamental e Médio. Esse modelo consiste em um reator anaeróbio de fluxo ascendente. A eficiência do tratamento pode ser observada pela melhora na aparência do efluente.

 

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Experimentos para a Identificação de Íons Ferro em Medicamentos Comerciais

Izabel Cristina Eleotério, Keila Bossolani Kiill, Jeosadaque José de Sene, Luiz Henrique Ferreira e Dácio Rodney Hartwig

EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA

Ensino de Química, experimentação, ferro

A deficiência de íons ferro no organismo dá origem a um estado de anemia. Assim, a indicação dos especialistas na área é a administração, por via oral, de sal de sulfato ferroso (FeSO4). 4Neste artigo, apresenta- se uma proposta de atividade para identificar os íons ferro constituintes da substância presente em maior concentração nos medicamentos Sulferrol©, Perfer© e Vitafer©. Com tal proposta, pretende-se incentivar estudos sobre reações químicas, processos de separação de mistura e identificação de um elemento químico.

 

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Um Experimento Simples e de Baixo Custo para COmpreender a Osmose

Heberth Juliano Vieira, Luiz Carlos Soares de Figueiredo-Filho e Orlando Fatibello-Filho

EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA

osmose, membranas semipermeáveis, sacarose

Neste artigo, propõe-se a realização de um procedimento experimental para trabalhar o conceito de osmose bem como demonstrar suas aplicações. O procedimento experimental proposto é desenvolvido empregando-se material de fácil aquisição e seu resultado pode ser obtido em um tempo relativamente curto. O experimento pode ser realizado com turmas de diferentes níveis de ensino que buscam compreender situações reais, envolvendo o conceito de osmose.

 

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Corrosão de Metais por Produtos de Limpeza

Elizabeth Teixeira de Souza, Cristiane Aragão de Souza, Fernando Benedicto Mainier, Pedro Ivo Canesso Guimarães e Fábio Merçon

EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA

corrosão, metais, produtos de limpeza

A corrosão é um fenômeno químico comumente presente em nosso cotidiano e que possibilita a abordagem de vários conceitos químicos, bem como sua correlação com aspectos tecnológicos, sociais e ambientais. A partir de materiais caseiros e de baixo custo, desenvolveu-se um experimento simples para avaliar a corrosão de metais por produtos de limpeza.

 

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on-line ISSN 2175-2699
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