Voltar à Coleção Completa | Voltar ao QNEsc Vol. 03 | Ir ao Volume Anterior | Ir ao Próximo Volume

Química Nova na Escola
Vol. 03
Maio de 1996

Editorial

É com satisfação que apresentamos o terceiro número de Química Nova na Escola com a periodicidade planejada. A repercussão positiva dos dois primeiros números pode ser aquilatada pelo atual número de assinantes: mais de 1700. Isso aumenta ainda mais nossa responsabilidade em corresponder às expectativas. Agradecemos os incentivos, bem como as críticas que temos recebido. Há ainda vários artigos do corpo editorial. Isso era esperado nos primeiros números, mas acreditamos que com a apresentação cada vez maior de artigos a colaboração dos professores e professoras se intensifique. Há cada vez maior necessidade de que se registrem as práticas realizadas nas escolas. Esperamos que os artigos deste número proporcionem reflexões a nossos leitores e leitoras. A pedido dos editores associados, o professor Attico Chassot discute sobre “o que” ensinar a respeito de modelos atômicos. A seção “Química e sociedade” explora possíveis aplicações tecnológicas que o conhecimento sobre o átomo propicia. A seção “Atualidades em química” aborda a criogenia e a supercondutividade. “Relatos de sala de aula” apresenta o trabalho desenvolvido por duas prefessoras junto a seus alunos sobre a existência de cargas elétricas na matéria, enquanto a seção “Aluno em foco” nos propicia reflexões sobre como os alunos formulam modelos sobre a dissolução de substâncias. A seção “Conceitos científicos em destaque” discute o significado de se atribuir fórmulas a substâncias. A seção “História da química” inclui neste número artigo sobre a espectroscopia no final do século passado e a contriubuição de um professor do nível médio na elucidação de problemas ligados à estrutura da matéria. Na seção “Pesquisa no ensino de química” relata-se uma investigação sobre o papel mediador do professor no ensino do conceito de átomo. A seção “Experimentação no ensino de química” apresenta uma experiência sobrea contante de Avogadro. E, finalmente, a seção “Elemento químico” nos traz neste número o elemento berílio. Neste número de QNE há ainda resenhas de livros recentes e se anunciam eventos ligados à educação química. Paralelamente a nossos esforços editoriais para aprimorar a qualidade da revista, queremos também que a mesma atinja o maior número de pessoas possível. Por esta razão estamos promovendo, para as assinaturas que se encerram com o número 3, a possibilidade de renovação (e, para novos assinantes, uma oferta descrita no encarte).
Editor e Editores Associados

Apoio:

PP PAADDCCTT AADDCCTT ADCT Subprograma Educação para a Ciência

Sociedade Brasileira de Química © 2024

Voltar à Coleção Completa | Voltar ao QNEsc Vol. 03 | Ir ao Volume Anterior | Ir ao Próximo Volume

on-line ISSN 2175-2699
impreso ISSN 0104-8899
Apoio a Projetos
CNPq
Desenvolvido por EKMF.